Que faculdade fazer para ser professor de português e matemática?

Qual a formação necessária para uma pessoa, seja homem ou mulher, possa lecionar as matérias de português e matemática no ensino fundamental ou médio, em escolas públicas e particulares?

Home » Educação

Português e matemática são duas matérias de extrema importância na formação educacional de uma pessoa. Pelo menos no ensino fundamental e ensino médio elas são matérias obrigatórias e que compõem aquela linha de frente em que o aluno precisa desenvolver-se muito bem.

Elas tratam de questões em que a pessoa terá de lidar pelo resto da vida, afinal, português é nosso idioma oficial e matemática está presente no nosso cotidiano de várias maneiras.

Desta forma, os professores de português e matemática exercem um papel importante e tem grande responsabilidade na formação educacional dos seus alunos.

Entre os estudantes, especialmente no caso da matéria de matemática, existem aqueles que gostam muito e aqueles que preferem passar longe. Mas, devemos considerar a importância dessas duas matérias e gostando ou não, temos de tentar aprender o máximo possível pois será de grande valia para o exercício pessoal e profissional durante toda a vida.

Mas qual a formação necessária para ser um professor de português ou matemática e qual faculdade eles precisam fazer?

Professor de português

Para ser professor de português é necessário fazer o curso superior de letras (licenciatura em língua portuguesa) que tem o grau de licenciatura. Normalmente esta faculdade habilita também para lecionar em língua inglesa.

Normalmente este curso tem uma duração de quatro anos e este é o pré-requisito para quem deseja dar aulas no ensino fundamental ou no ensino médio, em escolas públicas ou em escolas particulares.

Professor de matemática

Para ser professor de matemática é necessário fazer o curso superior de matemática com grau de licenciatura. Observe a palavra licenciatura, pois ela é importante neste caso aqui.

Normalmente os cursos superiores estão divididos em cursos de tecnologia, bacharelado e licenciatura. Os cursos de licenciatura visam formar professores para lecionar no ensino fundamental e no ensino médio.

Assim, existe o curso de matemática em bacharelado e em licenciatura, existe o curso de geografia em bacharelado e em licenciatura, física em bacharelado e em licenciatura e assim por diante.

Desta forma se a pessoa pretende exercer a profissão de matemático, deve fazer o curso de bacharelado, se pretende ser professor de matemática no ensino fundamental e ensino médio, deve fazer o curso de licenciatura.

E os professores da educação superior?

Neste caso é um pouco diferente, pois as faculdades têm outros critérios para a contratação de professores. Geralmente é necessário além da graduação, ter pós-graduação em stricto sensu, isto é, mestrado ou doutorado. Embora, existam faculdades particulares onde é possível lecionar apenas com a pós-graduação latu-sensu.

Assim, um professor de português ou matemática que tem apenas uma graduação em licenciatura estará apto a dar aulas no ensino fundamental ou ensino médio, mas não na educação superior.

Concurso público

Mas e quanto ao concurso público, ele é necessário para poder dar aulas?

Não. Concurso público não é um pré-requisitos para dar aulas, ele é um pré-requisito para você assumir uma vaga definitiva em escolas públicas, mas isto não se aplica a escolas particulares.

Em escolas públicas, assim como em outros cargos públicos, é necessário prestar um concurso público, ser aprovado e depois ser convocado para assumir a vaga. Este é o modelo que é usado para preencher as vagas no setor público.

Porém, ao fazer a inscrição para o concurso, a pessoa já precisa ter a graduação em licenciatura, para que possa concorrer a vaga disponível.

Se você pretende dar aulas em escolas municipais ou estaduais, por exemplo, precisará a prestar um concurso público para poder ser efetivado.

Já as escolas particulares não exigem concurso público e fazem a contratação normal como acontece em outras empresas da iniciativa privada.

Vale a pena ser professor de português e matemática?

A profissão de professor como um todo é bastante defendida por muitos, enquanto muitos professores reclamam dos baixos salários e das difíceis condições de trabalho em algumas escolas.

Desta forma, assim como outras profissões, é preciso analisar os prós e contras, as aptidões e a vocação de cada pessoa para tomar a decisão se vale a pena seguir aquele caminho ou não.

Uma coisa é certa: professor de português e matemática são extremamente necessários e portanto devem ser valorizados e respeitados, pois prestam um importante serviço, não apenas para os estudantes, mas para a sociedade como um todo.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.