10 itens sobre investir em bolsa de valores: FGTS e pequeno investidor

Se uma pessoa possui recursos disponíveis no FGTS e deseja usar este dinheiro para em ações, isto é possível? O investimento em bolsa de valores é apenas para pessoas que têm muito dinheiro o pequeno investidor também podem fazer o investimento no mercado de ações?

Home » Educação

O que é bolsa de valores

Uma bolsa de valores é um local onde são negociadas as cotas acionárias de empresas de capital aberto. Uma ação é uma fração da empresa que vendida a quem desejar comprar.

As empresas de capital aberto são aquelas que decidem vender parte de suas ações e os que compram passam a ser donos de uma fração daquela empresa, correspondente à cota que comprou.

Sócio da empresa

Quando uma pessoa compra uma ação, ela está se tornando sócia daquela empresa e portanto o desempenho da empresa irá determinar se valeu a pena o investimento. Fazer esta análise e enxergar lá na frente é uma tarefa difícil e neste caso os especialistas são importantes para fazer essas previsões.

Quem pode investir

O investimento em bolsa de valores é apenas para pessoas que têm muito dinheiro ou pessoas que têm pequenas quantias também podem fazer o investimento no mercado de ações? Como investir dinheiro na bolsa de valores sendo um pequeno investidor?

Investir em bolsa de valores já foi no passado uma atividade para poucos com muito dinheiro e tinha um bom conhecimento do mercado de capitais, mas hoje é possível fazer investimentos com valores relativamente baixo e por pessoa sem nenhum tipo de conhecimento no mercado de ações.

Como investir em ações?

Há duas formas de fazer isso. A primeira é através de fundos de investimentos em ações (veja abaixo) e a segunda é comprando as ações propriamente dito.

Neste segundo caso o mais indicado é você abrir uma conta em um banco digital, como o Banco Inter, XP Investimentos, C6, Nubank e outros. Eles geralmente têm bons aplicativos e permitem que você compre e venda ações operando diretamente no celular.

Fundos de ações

Para quem deseja investir em ações e não quer correr muitos riscos a recomendação é procurar um fundo de investimento em ações, pois nestes casos eles investem em diversas empresas e mesmo que uma tenha um desempenho ruim as demais acabam compensando e os ganhos não são tão altos, mas também podem não ser tão ruins. Aliás o termo não coloque todos os ovos no mesmo cesto é uma clara indicação de que a diversificação dos investimentos é a saída mais segura em longo prazo.

Bancos tradicionais

Se você ainda preferir, poderá procurar uma agência bancária da sua cidade se manifestar o seu desejo de fazer isso. Normalmente os bancos oferecem opção de você investir o seu dinheiro em um fundo de ações e nesse caso este fundo usa os recursos nele aplicados para comprar ações de empresas. Esta é a modalidade mais indicada para quem está começando a investir dinheiro no mercado de ações e não tem muitos recursos disponíveis.

Pequeno investidor

O mercado de ações é cercado de expectativas e medo, afinal há histórias de quem ganhou e ainda ganha muito dinheiro e há histórias de quem perdeu muito também. Para um pequeno investidor, a bolsa de valores é ou não uma boa opção? Investir em ações é para especialistas ou pessoas comuns podem fazer também?

A resposta é sim. Quem tem pouco dinheiro pode sim investir, mas os cuidados e os desafios sãos os mesmos tanto para o grande, com para o pequeno investidor.

Vale a pena?

Se vale a pena ou não é outra história e a provável resposta é depende. Depende do momento, do cenário econômico local e global, depende das políticas governamentais e de como elas estão interferindo ou irão interferir em curto ou médio prazo na economia do país, entre outros fatores.

Também depende da empresa que você está comprando a ação e por ai vai. São muitas variáveis a considerar.

Aprendendo a investir

Por isso, eu recomendo a começar com investimentos baixos e ir aprendendo para depois fazer aportes maiores. Também é importante investir em educação financeira e ter orientação de especialistas.

Abaixo alguns canais no Instagram com especialistas em investimentos. Acho que vale a pena segui-los:

Como investir FGTS em ações?

Se uma pessoa deseja comprar ações e investir seu dinheiro em ações da Petrobrás, qual seria o procedimento para isso? Por exemplo, se uma pessoa possui recursos disponíveis no FGTS e deseja usar este dinheiro para em ações da Petrobras ou outras empresas?

Sim. Existe uma modalidade da Caixa chamado de FMP – Fundo Mútuo de Privatização, que permite que você possa usar recursos do seu FGTS para comprar ações de empresas que estejam em processo de desestatização.

Você pode ver as opções, bem como saber mais sobre isso, neste link no site da Caixa.

Observação: É sempre bom conversar com um corretor de valores de sua confiança ou alguém com maior experiência em investimentos antes de tomar qualquer decisão em relação à aplicação destes valores. Os bancos procuram criar mecanismo de incentivo aos trabalhadores com o objetivo de evitar grandes perdas caso as ações da companhia venham a cair. Mas, ainda assim existem riscos que devem ser calculados e conhecidos pelo trabalhador antes de se tomar qualquer decisão em relação a como aplicar de maneira eficiente seu dinheiro.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.