Curso Técnico em Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar

Conheça o Curso Técnico em Secretaria Escolar e o Curso Técnico em Infraestrutura Escolar e veja onde trabalhar com esses cursos

Home » Educação

O profissional técnico em Infraestrutura Escolar estabelece e executa processos e maneiras de manutenção de prevenção e correção dos materiais e equipamentos escolares e sistemas de higiene sanitária. Procura a melhor forma de administrar o uso dos recursos de energia elétrica e hidráulica de toda a escola. Além de auxiliar na administração dos espaços e perspectivas educacionais da escola e ainda colabora na preservação e conservação dentro e fora da escola no meio ambiente.

Este curso poderá focar na manutenção dos prédios escolares, nos equipamentos necessários, nas questões ambientais como o uso racional da água e outros recursos, no desenvolvimento social, no planejamento, gestão escolar, na legislação específica entre outros assuntos.

Curso técnico em secretaria escolar

Onde atuar?

As opções de atuação profissional são em escolas públicas e privadas, centros de formação profissional, centros de capacitação de pessoal, órgãos de sistemas e redes de ensino.

Curso Técnico em Secretaria Escolar

O técnico em Secretaria Escolar é um profissional que exerce a função de administrador da escola, sendo que ele cria documentos, arquiva, atende alunos entre outras pessoas além de auxiliar a administração escolar com atividades técnico administrativas além de desenvolver, planejar, coordenar, supervisionar e controlar a secretaria da escola.

É um profissional mediador da relação comunidade-escola. Deve estar atento às tecnologias e ao projeto pedagógico de forma a facilitar a gestão do sistema.

Há na internet cursos para técnico em Secretaria escolar totalmente a distância, uma boa oportunidade de você se especializar em uma profissão e não precisar dispor de muito tempo nem dinheiro, pois o curso é bastante acessível.

Por tratar-se de curso técnico, tem a duração de 1200 h e a conclusão do nível médio.

Irá aprender entre outras coisas:

  • Gestão Escolar;
  • Fundamentos Gerais da Educação;
  • Introdução à Administração
  • Técnicas de Secretariado

Onde atuar?

O aluno formado em curso técnico em Secretaria Escolar terá varias opções de trabalho como em Escolas públicas e privadas, centros de formação profissional, centros de capacitação de pessoal, órgãos de sistemas e redes de ensino, entre outras.

Onde encontrar o Curso Técnico em Secretaria Escolar?

  • Senac RJ (www.rj.senac.br)

    O Senac RJ pode ser encontrado em: Rio Das Ostras, Macaé, Irajá, Nova Iguaçu, Itaperuna e outras cidades do Rio de Janeiro

  • Instituto Federal - Sul Riograndense (https://www.ifsul.edu.br)

    O Instituto Federal - Sul Riograndense tem unidades em: Santana do Livramento, Venâncio Aires, Camaquã, Pelotas - Visconde da Graça, Charqueadas e em diversas localidades do Rio Grande do Sul

Com informações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos - SETEC/MEC

O MEC desenvolve o programa Profuncionário para os profissionais atuantes na educação básica do sistema público. As aulas são na modalidade à distância.

A proposta do programa baseia-se na fundamentação filosófica da prática educativa progressista e de transformação, norteada pela modalidade de educação profissional e tecnológica explicitada na LDB e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Diversos estados como Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio Gande do Norte, Minas Gerais e outros implementam em apoio ao governo federal permitindo que os funcionários possam se desenvolver e até galgar pós-graduação.

Os Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) dão suporte às metodologias e tutoria das formações técnicas aos alunos.

Entre as diversas áreas da rede escolar, encontramos Técnicos da secretaria e os Técnicos em infraestrutura escolar.

Contudo, o interessado deve estar atuante na rede municipal ou estadual na área pleiteada e ter comprovação de conclusão do nível médio.

Por Luis Ribeiro e Geraldo Martins de Souza

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.