Sumário no Word. Como criar e formatar um sumário no Word

Tutorial que ensina passo a passo como preparar um texto separado em capítulos e depois inserir um sumário automaticamente usando estilos de formatação.

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Trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, edição de livros, lista de compras, teses, apostilas, materiais de aulas e outras publicações. Isto é trabalho para o Word, o poderoso processador de textos da Microsoft é usado em inúmeras situações.

Um recurso extremamente eficaz do Word é o sumário. Para criar e formatar um sumário no Word é relativamente simples, inclusive com atualização quando o seu documento sofrer algum tipo de alteração. No tutorial abaixo irei mostrar como preparar um texto para o sumário, como criar o sumário e como atualizar o sumário após modificação no documento.

Preparando o texto para o sumário

Passo 1: Primeiro você precisa escrever um texto qualquer, desde que o mesmo possa ser dividido em capítulos ou partes.

Preparando o texto para a formatação no word

O texto usado neste tutorial foi dividido em 10 capítulos e em 6 páginas.

Preparando o texto para a formatação no word

Passo 2: Com o texto pronto a próxima etapa é formatar o título dos capítulos. Esta formatação é fundamental. Selecione cada título e escolha o estilo “Título 1” na barra de estilos.

Formatando os títulos para a inclusão no sumário

Faça o mesmo para todos os capítulos do seu texto.

Criar e formatar um sumário no Word

Passo 3: Com os títulos devidamente formatados, deixe a primeira página do seu documento em branco, posicione o cursor no início da primeira página e siga as instruções abaixo:

Clique no menu Referências, depois no botão Sumário e escolha o estilo ideal para a formatação do sumário.

Inserindo um sumário automaticamente com base nos títulos do documento

O Word irá inserir o sumário como no exemplo abaixo. Note que para criar o sumário ele faz a leitura de todos os textos que estão formatados com o estilo Título 1, por isso eu disse que a formatação dos títulos é fundamental.

Resultado do sumário no Word

Atualizar o sumário

Passo 4: Agora vou voltar ao texto e incluir dois subtítulos, um para o capítulo 3 e outro no capítulo 6. O subtítulo deverá ser formatado com o estilo Título 2 disponível na barra de estilos.

Inserir subtítulos no texto para atualização do sumário

 

Inserir subtítulos no texto para atualização do sumário

Passo 5: Agora que os subtítulos estão formatados, volte ao sumário e selecione-o clicando em qualquer parte dele.

Atualizando um sumário no Word

Clique na opção atualizar sumário na parte superior dele e escolha Atualizar o índice inteiro, como mostrado na figura abaixo:

Atualizando um sumário no Word

Eis o resultado final.

Sumário final

A norma brasileira que rege o sumário é a NBR 6027 e o índice é a NBR 6034

Diferentemente do índice, o sumário enumera as principais divisões, seções e outras partes de um texto, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede enquanto que o índice enumera detalhadamente, em ordem alfabética, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto.

O sumário no Word é criado para grandes textos e divisões do seu trabalho, ainda mais em se tratando de textos formatados, seguindo as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como monografias e trabalhos de conclusão de curso.

Infelizmente muitos editores e universidades não seguem as normas da ABNT. Talvez isso ocorra devido a falta de punição, com multas exemplares.

O processo de adesão dessas normas seria mais simples se os textos das mesmas fossem claros, concisos e coerentes.

Elaborar um texto de uma significância ímpar, principalmente por permitir um aprofundamento nas regras de editoração propostas pela ABNT, algo quase inexistente no processo de aprendizagem formal, ao longo dos anos.

Referência: https://www.scielo.br

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