Sumário no Word. Como criar e formatar um sumário no Word

Tutorial que ensina passo a passo como preparar um texto separado em capítulos e depois inserir um sumário automaticamente usando estilos de formatação. Mostra ainda como inserir números de páginas em seções separadas para iniciar a numeração após o sumário.

Home » Tecnologia

Trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, edição de livros, lista de compras, teses, apostilas, materiais de aulas e outras publicações. Isto é trabalho para o Word, o poderoso processador de textos da Microsoft é usado em inúmeras situações.

Um recurso extremamente eficaz do Word é o sumário. Para criar e formatar um sumário no Word é relativamente simples, inclusive com atualização quando o seu documento sofrer algum tipo de alteração. No tutorial abaixo irei mostrar como preparar um texto para o sumário, como criar o sumário e como atualizar o sumário após modificação no documento.

Preparando o texto para o sumário

Passo 1: Primeiro você precisa escrever um texto qualquer, desde que o mesmo possa ser dividido em capítulos ou partes.

Preparando o texto para a formatação no word

O texto usado neste tutorial foi dividido em 10 capítulos e em 6 páginas.

Preparando o texto para a formatação no word

Passo 2: Com o texto pronto a próxima etapa é formatar o título dos capítulos. Esta formatação é fundamental. Selecione cada título e escolha o estilo “Título 1” na barra de estilos.

Formatando os títulos para a inclusão no sumário

Faça o mesmo para todos os capítulos do seu texto.

Criar e formatar um sumário no Word

Passo 3: Com os títulos devidamente formatados, deixe a primeira página do seu documento em branco, posicione o cursor no início da primeira página e siga as instruções abaixo:

Clique no menu Referências, depois no botão Sumário e escolha o estilo ideal para a formatação do sumário.

Inserindo um sumário automaticamente com base nos títulos do documento

O Word irá inserir o sumário como no exemplo abaixo. Note que para criar o sumário ele faz a leitura de todos os textos que estão formatados com o estilo Título 1, por isso eu disse que a formatação dos títulos é fundamental.

Resultado do sumário no Word

Atualizar o sumário

Passo 4: Agora vou voltar ao texto e incluir dois subtítulos, um para o capítulo 3 e outro no capítulo 6. O subtítulo deverá ser formatado com o estilo Título 2 disponível na barra de estilos.

Inserir subtítulos no texto para atualização do sumário

 

Inserir subtítulos no texto para atualização do sumário

Passo 5: Agora que os subtítulos estão formatados, volte ao sumário e selecione-o clicando em qualquer parte dele.

Atualizando um sumário no Word

Clique na opção atualizar sumário na parte superior dele e escolha Atualizar o índice inteiro, como mostrado na figura abaixo:

Atualizando um sumário no Word

Eis o resultado final.

Sumário final

Número de páginas

Como podem ver o sumário acima foi criado incluindo o número da página de cada capítulo, mas não inclui ainda o número das páginas no meu documento e para que apareça é necessário fazer a inclusão do número da página que pode ser colocado tanto no cabeçalho, como no rodapé.

Antes de iniciar é preciso dizer que existe uma dificuldade, especialmente em trabalhos acadêmicos pois se você atentar para o sumário acima verá que o capítulo inicia na página 2. Contudo, em trabalhos acadêmicos a página do sumário não é contada e portanto o correto seria que o capítulo 1 iniciasse na página 1, desconsiderando a numeração da página inicial que a do sumário. Veremos como fazer a numeração de páginas corretamente levando em consideração esta particularidade que acabei de citar.

Quebra de seção

A primeira coisa que precisa ser feito é você incluir uma quebra de seção, pois é ela que irá permitir que eu comece a numeração da página na página 2. Para iniciar uma quebra de sessão, coloque o cursor no final da página 1 e proceda como na imagem abaixo:

numeração de páginas no Word

Depois de inserido a quebra de sessão você notará que o cursor pulou para a página dois e portanto é nela que vamos inserir a numeração de páginas. Vá até o menu inserir, depois clique no botão número de páginas e escolha opção fim da página. Em seguida, escolha um dos modelos que você desejar. Conforme mostrado na imagem abaixo:

numeração de páginas no Word

O número da página foi inserido, mas perceba que ele vai colocar a página 1 como sendo a página do sumário e nós não queremos isso. Neste caso você precisa desvincular a sessão atual da sessão anterior para isso proceda conforme mostrado na imagem abaixo:

numeração de páginas no Word

Este procedimento permitirá que eu inicie uma numeração de página diferenciada na sessão atual. Agora, volte ao menu inserir, depois em número de páginas e agora formatar número de páginas. Altere a opção “continuar da sessão anterior” para “iniciar em”, conforme mostrado na imagem abaixo:

numeração de páginas no Word

numeração de páginas no Word

Feito isso a numeração da página passará a ser 1. Volte e atualize o sumário conforme mostrado acima e o resultado será como abaixo:

numeração de páginas no Word

Mas e o número 1 que aparece na página do sumário? Bem, como nós criamos seções separadas, ele pode ser apagado manualmente. Basta dar dois cliques sobre ele e apagar com o backspace.


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.