Faculdade a distância na UNIP EAD e Uninter, vale a pena?

Dica de como fazer faculdade a distância na UNIP - Universidade Paulista e Uninter. Cursos de graduação e pós-graduação oferecidos e modalidade de ensino. Várias perguntas de usuários respondidas.

Home » Educação

Duas boas dicas para você que está pensando em fazer faculdade a distância são os cursos da UNIP Interativa e a Uninter. Duas instituições que oferecem cursos a distância e devem ser consideradas antes de você escolher sua faculdade. Eu estudei na Unip, minha esposa na Facinter(Uninter) e ambas tem qualidades e problemas ao mesmo tempo. Os problemas quase sempre associados ao atendimento (Unip) e as qualidades à comodidade de poder estudar em um modelo bastante flexível de horários, aliados ao preço baixo e as diversas opções de cursos.

Faculdade a distância: Unip Interativa

Unip Interativa - Faculdade a distância

A UNIP Interativa da Universidade Paulista é uma boa alternativa para quem quer fazer uma faculdade a distância, pois reune uma grande quantidade de cursos em graduação e pós-graduação, sem contar que é uma instituição sólida e reconhecida no mercado.

Os cursos a distância da UNIP interativa podem ser nas modalidades SEI - Sistema de Ensino Interativo, agora denominado Digital (100% a distância) ou SEPI - Sistema de Ensino Presencial Interativo, agora Flex (parte online e parte presencial). No SEI você não precisa frequentar as aulas presenciais, tudo é feito pela internet (exceto as provas), enquanto que no SEPI você precisa ir uma vez por semana às aulas.

Normalmente os cursos de graduação são nas áreas de:

  • Tecnologia - cursos de curta duração, como Comércio exterior, gestão comercial e outros
  • Licenciatura - destinado a formação de professores, como é o caso do curso de pedagogia
  • Bacharelado - que são cursos mais extensos, como o caso de administração, por exemplo

Os cursos acima podem ter duração que pode variar de 2 anos a 5 anos, embora os cursos de 5 anos sejam mais comuns na modalidade presencial.

Há ainda os cursos de pós-graduação na modalidade a distância em várias áreas do conhecimento humano.

Mais informações sobre os cursos da UNIP EAD podem ser obtidas no site da instituição: www.unip.br/ead

Veja também este post onde eu faço uma análise dos cursos a distância da Unip ou neste outro post onde falo especificamente do curso de Sistemas de informação.

Faculdade a distância: Uninter

Outra boa alternativa é a Uninter que tem como diferencial uma extensa rede de polos em todo o Brasil, os chamados Polos de Apoio Presencial para Educação a Distância.

Na Uninter as aulas presenciais são feitas uma vez por semana e obedecem a um calendário semanal de aulas, por hora não há modalidade totalmente a distância.

Normalmente os cursos de graduação são nas áreas de:

  • Tecnologia - cursos de curta duração, como Comércio exterior, gestão comercial e outros
  • Licenciatura - destinado a formação de professores, como é o caso do curso de pedagogia
  • Bacharelado - que são cursos mais extensos, como o caso de administração, por exemplo

Os cursos acima podem ter duração que pode variar de 2 anos a 5 anos, embora os cursos de 5 anos sejam mais comuns na modalidade presencial.

Há ainda os cursos de pós-graduação na modalidade a distância em várias áreas do conhecimento humano.

Mais informações sobre os cursos da Uninter podem ser obtidas no site da instituição: https://www.uninter.com/

Vantagens e Desvantagens das faculdades a distância

Escrevi um post sobre as vantagens desvantagens de fazer uma faculdade a distância. Lá desvendo alguns mitos sobre a educação a distância. em poucas palavras tendo explicar meu ponto de vista sobre esta nova e promissora modalidade de ensino. Se você está pensando em ingressão na educação a distância, recomendo a leitura.

Faculdade a Distância

Veja esta reportagem que ilustra bem o atual modelo da educação brasileira e a realidade das faculdades a distância.

Ainda tem dúvidas?

Veja abaixo algumas perguntas feitas por usuários sobre a educação a distância, preconceito, mercado de trabalho, entre outras. Veja as minhas respostas.

Qualidade da educação a distância

A educação a distância possui a mesma qualidade que a tradicional? É confiável? Como posso me comunicar com pessoas que já se formaram através da EAD? Pois estou interessada e não conheço nenhum ex-aluno. Depois de formada poderei entrar facilmente no mercado de trabalho como os profissionais formados pelo ensino tradicional? Estou interessada em fazer letras(português/inglês) na Unip, o que me diz sobre isso? Obrigada. Mônica Beatriz Dutra dos Santos // Campestre

Penso que a qualidade da educação a distância seja a mesma da tradicional o que muda é o método. Sou ex-aluno da educação a distância e posso te garantir que não tenho nada a reclamar. Minha esposa fez curso de pedagogia a distância e já no caso dela a percepção de qualidade não é a mesma que a minha. Perceba que usei o termo percepção, pois o que pode ser qualidade para um não é para outro. Segundo ela existem questões que seriam mais bem esclarecidas em uma aula tradicional, o que no fundo faz sentido. Claro que há problemas, como em qualquer lugar e não estou afirmando que é um mar de rosas, mas eu acredito sim no modelo EAD. luis.blog.br

Autorização e reconhecimento do MEC

Sobre o Curso de Gestão financeira de Empresas tem a mesma validade de um outro curso Superior no mercado, e se tem boa aceitação.

Roberta // Itaporanga

Na nossa aula inicial ficou bem claro que a Unip é habilitada pelo MEC para ofertar cursos na modalidade EAD - Ensino a Distância. Então os cursos tem validade sim. Reconhecimento é outra coisa, isto dependerá do mercado, mas não vejo porque não ser reconhecido. Leia este artigo que explica a diferença entre autorização e reconhecimento pelo MEC. luis.blog.br

Dificuldades, preconceito e mercado de trabalho

Vou iniciar o curso agora de R.H e gostaria de saber se as matérias são fáceis de pegar, se dá pra levar a facul legal ou se eles apelam muito p/ reprovar o pessoal e ganhar mais grana em cima disso.

Outra coisa que gostaria de saber tbm é com a aceitação ao mercado de trabalho se é boa, ou existe muito preconceito por ser um período curto de ensino, e ser tbm a distância...

Qual o título que vem no diploma?? tecnólogo? graduado? bacharel?

aguardo respostas...

abraços Cleiza // Campo Grande-MS

Vou tentar responder de forma bem direta suas perguntas.

Sobre RH não posso falar, pois não conheço, mas a julgar pelo meu curso as matérias são normais e o ritmo é bem tranquilo. Sobre a reprovação, acho uma bobagem pensar nisso, você vai ser reprovada se não desenvolver a competência necessária naquela matéria.

Sobre a aceitação no mercado também não posso dizer, pois é muito relativo, mas acredito que não é necessariamente o seu curso ou a forma como você o fez que fará a diferencia e sim se você é competente o bastante para concorrer a uma vaga de trabalho. A questão do preconceito eu tratei no artigo sobre o  possível preconceito por quem fez EAD.

O título que vem no diploma é aquele que é conferido ao curso que você fez, se o curso for de tecnologia virá tecnólogo. luis.blog.br

Valor da mensalidade

quero fazer psicopedagogia a distancia, teria como passar mais informações é para atuar na área de educação infantil.

qual o custo da mensalidade e quando começar?

shirlene teixeira de oliveira // lavras mg

Valores de mensalidades e outras informações específicas precisam ser consultadas diretamente nas universidades. Se for unip, acesse  Unip Interativa e se for Uninter, acesse o site da Uninterluis.blog.br

Data da inscrição

Como faço pra ter aceso a data de inscrição, e quanto devo pagar. angela // sp

Cada universidade tem um processo que pode ser diferente um do outro. Na Uninter existe datas específicas para o vestibular e consequentemente para a inscrição/matrícula. Já a Unip costuma adotar o processo seletivo continuado que pode ser feito o ano todo. Consulte nos sites das universidades para obter informações detalhadas. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.