Fale com os Senadores: Nome, emails e dados para contato

Saiba como proceder para falar com os Senadores do Brasil: Nome, e-mails e dados dos senadores para contato. Resposta a algumas perguntas, como: Quanto tempo dura o mandato de um deputado ou senador, quantos senadores cada estado tem, dentre outros.

Home » Cidadania

É normal acontecer muitas vezes de dar aquela vontade de falar diretamente com os senadores, principalmente quando algo que aconteceu fere os nossos valores e se pudesse diria tudo o que pensa sobre o trabalho dos senadores. É realmente isso acontece mesmo. Pois bem agora basta saber o que fazer para ter esse contado com os senadores, não é mesmo?

Primeiro é preciso saber quem são atualmente os senadores no país, quais as atividades que cada um tem desempenhado em seus mandatos, para isso você não terá mais tanta dificuldade quanto antigamente, para facilitar esse contato entre os cidadãos e os senadores foi criado o site do Senado (https://www25.senado.leg.br/web/senadores) nele é possível ter acesso a todas as informações dos senadores, todas as formas possíveis para que possa entrar em contado com cada um deles e demais dados para ter contato direto com os Senadores. Além de muitas outras informações bastante importantes sobre cada um deles.

O site disponibiliza uma lista com a relação dos senadores da atual legislatura, indicando nome, telefones e email, os quais poderá entrar em contado diretamente com o Senador que desejar. È possível também com apenas um clique no nome do senador de seu interesse, conferir todo o trabalho dele durante seu mandato, um por um, de cada partido e estado.

Ao clicar no nome do Senador você será levado a uma página com todas as informações sobre o Senador e suas atividades no Senado. Perceba o menu localizado em baixo à esquerda (Senador, Mandado / Suplentes, missões, pronunciamentos, etc), é só clicar e ficar por dentro das atuações dos senadores.

Esse site nada mais é, na minha opinião, mais uma forma para que todos os cidadãos tenham uma maior aproximação de tudo o que está acontecendo na política atual, e fiquem cada vez mais atentos na hora de tomar sua decisão de voto, para que mais tarde possam requerer seus direitos como cidadãos.

Infelizmente não temos lá o salário dos Senadores, nem as fartas verbas de gabinete, e é claro que só disponibilizam o que convém, mas quem sabe um dia eles resolvam deixar essas e outras informações também muito importantes para todos os cidadãos.

Outras informações

No referido site, você encontrará ainda uma série de outras informações sobre cada senador. Ao selecionar um deles é possível encontrar as seguintes informações:

  • Mandatos e exercícios que ele teve no Senado Federal
  • Se ele participa de alguma comissão no Senado
  • Missões e eventos que ele participou no Brasil e no exterior
  • Sua biografia, como o histórico acadêmico, profissões, mandatos além do Senado, como na esfera municipal, estadual ou federal;
  • Proposições
  • Os pronunciamentos feito por este senador
  • Relatorias em que fez ou faz parte
  • Todas as suas votações, mostrando no que ele votou favorável e no que vou contra, bem como a descrição do assunto do voto
  • Entre outras informações pertinentes.

Exerça sua cidadania, havendo dúvidas, críticas e sugestões, mande um email para o seu Senador, lembrando que o email de cada senador esta disponível no site do portal do senador, (https://www25.senado.leg.br/web/senadores), basta acessar e conferir qual é o email e enviar o seu. Bom pelo menos eles costumam responder os emails.

Mas tome cuidado!

Este canal é para a comunicação cordial e respeitosa. Infelizmente as pessoas tem se tornado muito agressivas e as vezes usam as redes sociais para atacar as pessoas. Coisa que não deveria existir e neste caso em questão principalmente.

Então se você tem uma reclamação a fazer a um senador ou quer cobrar alguma posição sobre determinado assunto, você tem todo o direito de fazer, mas faça de maneira correta, equilibrada e respeitosa.

Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre quantos senadores e deputados federais para cada estado. Quanto tempo dura o mandato de cada um e quem determina a quantidade por estado. O que é um Deputado Federal, qual a sua real função, como funciona a forma de eleição para deputado e outras respostas.

Quem é o deputado federal?

Em termos literais, quando é eleito, o deputado federal torna-se representante oficial do povo no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados. Esta, conhecida por fazer parte do Poder Legislativo federal brasileiro, juntamente com o Senado Federal. Conforme a Constituição Federal brasileira, promulgada no ano de 1988, o deputado federal é considerado como o representante nacional da população, uma vez que a sua eleição se deu através do voto direito. O prazo de duração de cada mandato é de quatro anos, mas o candidato pode concorrer a reeleição quantas vezes quiser.

Qual a sua função do deputado federal?

Dentre as tantas competências cabíveis a ele, a principal delas é a elaboração das leis. Ainda, é de inteira responsabilidade de um deputado federal revogar, alterar, propor, emendar ou abolir leis, fazer reparo à Constituição Federal, criar leis complementares e sugerir correção para a constituição a fim de propor um novo Congresso Constituinte para que seja feita uma nova Constituição.

Também cabe ao deputado federal preparar o seu regimento interno, vigiar as ações do Poder Executivo, permitir que se instaure um processo em objeção aos ministros do estado bem como do presidente e do vice-presidente do Brasil, desde que aprovado por dois terços de todos os seus membros e, de acordo com o art. 89, VII, nomear integrantes do Conselho da República.

Como funciona a forma de eleição?

No total, são eleitos 513 deputados federais em todo o Brasil. No entanto, segundo a legislação vigente, eles são escolhidos por estados, ou seja, cada estado possui um número de candidatos possíveis para representá-lo, proporcional aos habitantes existentes. Dessa forma, esses representantes são determinados por meio de uma lei complementar, que impõe uma quantidade mínima de oito e máxima de 70 candidatos por estado.

A eleição do deputado federal acontece proporcionalmente ao número de votos que cada partido ou coligação partidária recebe. Contudo, há uma cláusula que determina uma quantidade mínima de votos por cada partido. Logo, quando a pessoa vota no candidato, ela está escolhendo em primeiro lugar a legenda, e depois o deputado. Por isso, a impressão é de que o político com mais votos será o vencedor.

Quantos senadores cada estado tem?

Cada estado brasileiro, incluindo o Distrito Federal terá direito a 3 senadores. Esta quantidade é fixa para todos os casos e não leva em consideração a população de cada estado, bem como sua importância ou representatividade. Isto é o que determina o artigo 46 da Constituição Federal do Brasil.

Quanto tempo dura o mandato de um deputado ou senador?

Para deputados são 4 anos, já para os senadores são 8 anos.

Quantos deputados federais para cada estado?

A quantidade de deputados federais não é pré-fixada, também não é a mesma para cada estado, sendo que em cada eleição poderá haver mudanças. A quantidade é proporcional à população de cada estado, ficando os estados muito populosos como São Paulo e Minas Gerais com mais representantes na Câmara do que estados pouco populosos como Sergipe ou o Acré, por exemplo?

Como é feita esta proporção?

A lei complementar nº 78 de 30 de dezembro de 1993 determina que a quantidade de deputados federais é proporcional à população dos Estados e do Distrito Federal, o número de deputados federais não ultrapassará quinhentos e treze representantes, fornecida, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano anterior às eleições, a atualização estatística demográfica das unidades da Federação.

Existe um limite máximo e mínimo?

Sim. A mesma lei acima citada, também determina que nenhum estado poderá ter menos de 8 deputados e não mais que 70.

Quem determina a quantidade de deputados e senadores?

A constituição federal é a lei máxima do país e cabe a ela fazer esta determinação, salvo quando ela mesma indicar uma lei complementar, como acontece com a lei complementar nº 78 de 30 de dezembro de 1993 que estabelece a fórmula para a definição da quantidade de deputados federais no Brasil.

Qual a quantidade total de senadores e deputados federais no Brasil?

Para o Senado são 81 senadores, afinal são 3 cada estado e o Distrito Federal, logo, 27 x 3 = 81. Lembrando que são 26 estados + o Distrito Federal. A Câmara dos Deputados quem quantidade variada por estado, mas no total não pode ultrapassar 513 deputados. Até onde eu sei eles mantem essa quantidade de 513.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.