Tipos de e-mail: pessoal, corporativo, spam e outros

Veja as diversas classificações atribuídas ao email, como classificação quanto ao objetivo de uso, quando a forma de acesso e quando a origem. Pessoal, corporativo, spam e outros

Home » Tecnologia

Acredito que o e-mail seja talvez a segunda grande invenção na internet, a primeira é o link. As pessoas usam a internet para os mais diversos fins e para e-mail. Enviar e receber mensagens são práticas comuns e tem sido usada para os mais diversos fins. Neste artigo me encarregarei de mostrar os tipos de e-mails existentes que pode ser observado quanto ao objetivo dele, quando à forma de acesso ou a origem do serviço.

Quanto ao objetivo

Se observarmos a motivação de uma pessoa ter um e-mail é comum encontramos a definição de e-mail pessoal, corporativo e acredite, e-mail para receber spam.

Pessoal

Quando ele é usado por uma pessoa para seus próprios interesses. É uma conta particular onde idealmente a pessoa troca mensagens com amigos, parentes e com empresas para tratar de assuntos de interesse próprio. Geralmente são usados os tradicionais serviços de e-mail como o Hotmail (agora Outlook), Gmail, Yahoo e outros para esse tipo de conta.

Corporativo

Corporativo é o nome usado para aquela conta que você usa na empresa para tratar de assuntos de interesse da empresa ou no contexto do seu trabalho. Este e-mail não deve ser usado para fins pessoais. Neste caso o e-mail geralmente está no domínio da empresa, exemplo: [email protected]

Email para Spam

Existem algumas recomendações, que são muito válidas por sinal, de que o ideal é você criar uma conta só para receber spam. Isto significa que quando você precisar usar seu e-mail em locais supostamente complicados, você use essa conta para spam, assim você direciona para ela todo o lixo eletrônico.

Como locais complicados considere você fazer um comentário em um fórum e deixar seu e-mail exposto, isto é isca para os spammers. Considere ainda sites que ficam enviando newsletter todos os dias, entre outros casos.

email correio eletrônico

Quanto a forma de acesso

Outra maneira de classificar o e-mail é observarmos a forma de acesso a ele, neste caso veremos que ela pode ser feita via programa específico ou via web, webmail.

Via programas 

Os principais programas para ler e enviar e-mail são o Outllok Express, Windows Mail, Microsoft Outlook, Office Outlook, Eudora, Thunderbird, entre outros.

Webmail

Webmail é o nome dado ao e-mail que você acessa via web, como exemplo considere e Gmail, Hotmail (agora Outlook), Yahoo, entre outros. Embora seja possível  ler e enviar mensagens dessas contas em programas, como os citados anteriormente, mas normalmente o acesso a eles é costumeiramente web.

Quanto a origem

Por fim podemos classificar o e-mail quanto a origem. Neste caso há a possibilidade de ser de um domínio próprio ou através de um serviço especializado.

Domínio próprio

O termo domínio é usado para descrever o endereço de um site qualquer.  luis.blog.br é um domínio, uol.com.br, Brasil.gov.br e assim por diante. Em todos esses casos é possível ter múltiplas contas associados a cada domínio. Então sua empresa poderia usar o domínio dela e criar um e-mail para cada funcionário, por exemplo.

Serviços de e-mail

Já as contas obtidas através dos serviços de e-mails são aqueles casos onde você usa um domínio desses serviços, como Gmail, Yahoo, Hotmail (agora Outlook), etc.

Creio que este uso seja o mais comum e mais volumoso, uma vez que esses serviços são largamente usados no mundo inteiro e por serem gratuitos, em sua maioria, torna-se bastante simples e cômodo o seu uso.

Veja este vídeo de uma matéria do Jornal da Record sobre o inicio do e-mail ou correio eletrônico no Brasil:

Como criar um e-mail grátis

Como fazer para enviar e receber e-mails sem paga nada, ou seja, como criar  uma conta gratuita? Quais os sites ou programas que permitem a criação de conta de forma gratuita para uso pessoal ou para uso em uma empresa, por exemplo?

Sim, isto é possível. Uma conta de e-mail pode ser feita de forma gratuita embora em muitos casos e especialmente nas empresas ela fica associado ao nome da empresa. Isto é bastante comum no caso dos chamados e meios corporativos ou de trabalho, como explicado acima.

Já os e-mails pessoais são obtidos em sites que oferecem este serviço de forma gratuita como exemplo citamos o Gmail, iCloud, Microsoft Outlook (antigo Hotmail) e Yahoo Mail. Embora não sejam os únicos, mas são os mais comuns e conhecidos entre os usuários de internet. Veja abaixo como criar uma conta gratuita no Gmail e no Outlook da Microsoft.

Criar um e-mail grátis no Gmail

Acesse o site www.gmail.com e clique na opção Criar uma Conta.

Na tela seguinte você deverá informar, entre outros, os seguintes valores:

  • Nome
  • Nome de usuário (neste caso o nome de usuário será NOME-ESCOLHIDO-POR-VOCÊ@gmail.com)
  • Senha
  • Data de Nascimento
  • Sexo
  • Celular (isto é necessário para que você receba o código de ativação da conta)
  • E-mail atual
  • Entre outros

Ao final do cadastro, você receberá no celular que você informou no cadastro o código de acesso a sua conta, este código será necessário para a conclusão do cadastro.

Criar um e-mail grátis no Outlook

Acesse o site www.outlook.com e clique em Inscreva-se:

Na tela seguinte você deverá preencher os dados do cadastro e clicar em ACEITO no final da página.

Quais os riscos de usar uma conta gratuita?

Quanto à privacidade o uso de e-mails no Outlokk, Gmail, Yahoo, etc, creio que a resposta é não. Todos esses serviços são de empresas sérias e possuem bons softwares de administração de seus serviços e dados de usuários. Isto não significa que todos são absolutamente confiáveis e que não haverá nenhum problema, afinal, na internet tudo é muito complicado e vulnerável, dado a natureza da mesma.

Eu uso o Outlook, o Gmail e o iCloud. Nunca tive nenhum problema muito sério com o uso desses serviços. Porém, uma prática importante é ter o cuidado com senhas e principalmente se fizer o uso em computadores públicos, não esquecer de clicar no botão sair depois de encerrado o uso, caso contrário, corre-se o risco do browser manter-se logado em sua conta e outra pessoa acessar.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.