Quais as consequências do desmatamento das florestas?

Veja um resumo das principais consequências que o desmatamento causa de forma direta e também indireta na nossa vida, na vida animal e em todo o meio ambiente.

Home » Educação

O desmatamento é um problema grave que já causou danos em muitas partes, inclusive aqui no Brasil.

Como sabemos as plantas tem um papel importante para a vida humana e também para a vida animal, sem contar sua importância para o regime de chuvas, regulação de temperatura, proteção do solo, entre outros fatores.

Assim, derrubar florestas e promover desmatamento pode ser um dano grave e em muitos casos até catastróficos com efeitos que podem durar por muitas gerações.

Abaixo veremos alguns dos principais problemas que podem ser afetados com o desmatamento.

Regime de chuvas

As árvores têm um papel importante na transpiração que vai gerar umidade no ar e consequentemente a formação de nuvens que mais tarde vão precipitar em forma de chuva.

Se você tem uma árvore próxima da sua casa, experimente pegar um saquinho plástico e amarrar uma parte do galho com bastante folhas dentro e deixar o dia todo. No final do dia você vai ver a quantidade de água que acumulou dentro do saquinho.

Agora imagine o que milhares de árvores juntas poderiam fazer nessa transpiração. Só na floresta amazônica, acredita-se que uma árvore frondosa pode transpirar até 1000 litros de água por dia. Pelo menos esta é a constatação feita por especialistas, cuja referência pode ser verificada no final deste artigo em uma publicação da BBC.

Desta forma, ao desmatar nós estamos diminuindo a capacidade da atmosfera absorver umidade e consequentemente a diminuição de chuvas.

Rios voadores

O termo “rios voadores” são usados para descrever o processo natural que acontece com as chuvas na região centro-sul do Brasil. A Amazônia libera uma quantidade enorme de água através da transpiração das árvores e esta enorme umidade do ar forma uma espécie de rios no ar em direção ao centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, provocando assim muita chuva nesta região, especialmente nos meses de verão.

Degradação do solo

As árvores têm um papel importante na proteção do solo funcionando como uma espécie de camada protetora e assim impedindo que o solo seja degradado.

Com desmatamento, esta camada é retirada e o solo fica exposto a erosão, perda de nutrientes e consequentemente o seu enfraquecimento.

Em alguns locais a retirada da camada de árvores pode provocar um verdadeiro desastre natural, com efeitos duradouros e difíceis de serem reparados.

O solo enfraquecido traz problemas a produção agrícola, assoreamento de rios e lagos, destruição de habitat para diversos animais, dentre outros problemas.

Aumento da temperatura

As árvores também têm um papel importante na regulação da temperatura em um determinado local. Como sabemos o sol importante para as plantas e as árvores absorvem os raios solares fazendo a fotossíntese. Ao mesmo tempo, promovem sombra e permitem que a temperatura seja mais agradável.

O aumento da temperatura com o desmatamento é uma consequência quase inevitável, especialmente para as micro populações de aves, animais e o próprio ser humano próximo a esses locais.

A construção das cidades e especialmente o aumento delas em tamanho, permitiu criar o que conhecemos hoje de ilha de calor, que na prática é causada pala grande concentração de asfalto e concreto que absorvem o calor do sol e aumenta muito a temperatura do ambiente.

Assim, muitas cidades optam por plantar árvores nas áreas públicas como praças, calçadas, canteiros centrais e outros locais e assim tentar pelo menos amenizar este efeito.

Impacto na vida Animal

A vida Animal é provavelmente que sofre o maior impacto com o desmatamento, pois ao desmatar, ocorre a destruição do habitat de muitos animais, sem contar que modifica o contexto em que as formas que muitos animais fazem o seu habitar. Quando ocorre desmatamento, a subsistência dessas populações fica ameaçadas ou são obrigados a migrar para outros locais talvez não tão adequados quanto aqueles em que viviam.

Quando o desmatamento em larga escala o impacto é mais forte ainda e esse é um dos pontos importantes para se discutir, por exemplo, o desmatamento na Amazônia onde o impacto tende a ser muito mais intenso ainda.

Impacto nas nascentes

Como sabemos, a água está em constante movimento e pelo menos aos nossos olhos ela começa nas nascentes, dali forma as correntes de água, os rios e todo o ciclo se completa.

O desmatamento em áreas de nascente pode trazer um impacto muito negativo podendo levar a diminuição e até mesmo a extinção de nascentes. O que acontece é que as nascentes de água dependem muito de uma vegetação preservada para a sua existência, bem como a sua manutenção.

Conclusão

Existem ainda outros fatores que podem ser considerados para determinar o impacto negativo que os mata mentor traz. Portanto a lista acima não é exaustiva, mas foi elaborada com a função de mostrar alguns dos principais pontos importantes que devem ser lembrados quando se pensar em desmatamento.

Como já foi dito no início, o Brasil é um país que já diz matou muito, mas hoje tenta de alguma forma conter esse desmatamento e em alguns locais tenta recuperar áreas importantes, especialmente aquelas ligadas a nascentes de água ou onde o solo foi muito degradado.

Contudo, o aspecto mais importante de um reflorestamento passa pela consciência de toda a população e da importância das florestas para manutenção da vida humana e animal.

Sem essa consciência coletiva, fica difícil promover o respeito a natureza, no sentido de evitar o desmatamento e também de promover o reflorestamento de áreas fundamentais.

Esta é uma discussão que cabe a todos nós entender e exercer o nosso papel consciente de preservar aquilo que Deus nos deu.

Fontes e Referências

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41118902

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.