Qual faculdade fazer para trabalhar no banco, RH e Bolsa de Valores?

Administração de empresas, ciências contábeis, Gestão de Recursos humanos, cursos da Bovespa e outros. Veja quais cursos fazer para trabalhar em banco, Bolsa de Valores ou RH.

Home » Educação

Assim que terminamos a escola, o chamado ensino médio, começamos a correr em busca do ensino superior, de um curso que traga para nós uma profissão satisfatória e estável financeiramente. Desde o início do século 21, o Brasil avançou bastante no quesito educação, facilitando o acesso de pessoas de baixa renda as universidades e principalmente a melhores empregos e salários.

Para quem está pensando em entrar em uma faculdade, é primordial que você já tenha definido em que tipo de profissão você quer seguir e atuar, sendo que se já estiver empregado em uma boa colocação, o importante é que você se mantenha nessa área e obtenha crescimento nela.

Faculdade para bancos

Para quem trabalha em bancos por exemplo, as faculdades que mais combinam com o perfil de um bancário, são os cursos de exatas como matemática, ciências contábeis, economia e finanças e administração de empresas.

Isso não significa que você não possa tentar outra área que nada tenha a ver com essa colocação, mas se a sua intenção é se manter na carreira, o interessante é que você estuda área de ensino correlatas a quem trabalha em bancos.

Aqui é preciso considerarmos que um banco pode contratar um advogado, um analista de sistemas, um matemático e outros tipos de profissionais também. Mas nem sempre estes profissionais são o foco da atividade principal deste tipo de instituição que é financeiro.

Faculdade para Recursos Humanos

Já para quem está pensando em trabalhar ou já trabalha na área de Recursos Humanos, há um curso superior específico de recursos humanos, que é voltado para a gestão de pessoas. Neste curso ou faculdade você aprende como fazer demissões e admissões em uma empresa, como emitir documentos trabalhistas, os direitos e deveres do empregado e empregador entre outros ensinos e funções.

Nesta área também, há uma abrangência em cálculos, pois você precisará fazer contas por exemplo, de quando um empregado que está sendo demitido ou irá se aposentar, deve receber de direitos, entre outras funções.

Além disso o próprio curso de administração de empresas também é indicado, já que a administração de pessoas ou recursos humanos é um braço da administração geral.

Faculdade para Bolsa de Valores

wall street bolsa de valores new york

Por Bolsa de Valores, entenda não somente o trabalho dentro da bolsa como corretoras de valores e bancos especializados em negociações mobiliárias.

Neste caso a pessoa pode se especializar nos mesmos cursos que um bancário, sendo importante, além da faculdade, outros cursos de formação para o mercado de ações, como:

  • Análise Fundamentalista
  • Análise Técnica para o Mercado de Ações
  • Derivativos Agrícolas: Boi Gordo, Soja e Milho
  • Derivativos Agrícolas: Café, Açúcar e Etanol
  • Formação de Operadores do Mercado de Opções
  • Formação de Profissionais em Mercados Derivativos
  • Entre outros.

Esses cursos podem ser encontrados na B3 Educação que mantém um programa de formação de profissionais para atuar no mercado de ações. Além de cursos de formação descrito acima, o instituto também oferece cursos de especialização, treinamentos e certificação.

Todos esses títulos são direcionados para a formação ou  especialização de profissionais para o mercado mobiliário, mas há também cursos de nível básico e intermediário voltado para pessoas que desejam investir em ações, para a administração financeira, entre outros. Veja esses cursos aqui.

Note que todas as profissões dependem de um conhecimento amplo de cálculos, portanto se você tem alguma dificuldade para fazer contas ou mexer com números, é importante que além da faculdade, faça alguns cursos específicos como técnicas bancárias, cálculos de RH e números da bolsa de valores, cursos a parte da faculdade que irão te ajudar durante o curso e principalmente no seu dia a dia empresarial.

Conclusão

Os cursos citados acima para as profissões descritor, empresário e fotógrafo são aqueles que entendemos ser os mais indicados, mas nada impede que profissionais formados em outras áreas possam ser escritores, empresários ou fotógrafos.

A prática mostra isso com muita clareza que pessoas que formam em direito, acabam depois desenvolvendo a paixão por fotografia e se dão muito bem nesta área. O mesmo acontece com pessoas que são formados em administração e depois resolvem tocar a vida como chefe de cozinha, pois descobriram uma habilidade maior com o preparo dos alimentos do que com a administração em si.

É preciso considerar ainda as novas profissões que estão surgindo, especialmente aquelas ligadas à internet e a tecnologia em geral onde não há ainda cursos superiores específicas e portanto essas profissões são exercidas por pessoas formadas em outras áreas como médicos, dentistas, advogados, engenheiros, jornalistas, administradores, dentre outros.

Perguntas e respostas

A área financeira é uma boa alternativa em termos de trabalho e empregabilidade?

Sim. Embora muitos profissionais desta área possam discordar, mas temos de levar em conta que é uma área tradicional. Quando penso em trabalho, sempre penso na necessidade que as pessoas têm daquilo. Direito, medicina, área financeira e outras são essenciais e por mais que exista problemas, as pessoas ficam doentes e precisam de médicos, tem problemas judiciais e precisam de advogados e claro, a corrida pelo dinheiro não para.

É fácil trabalhar com recursos humanos ou RH?

Definitivamente não. Lidar com pessoas e com os interesses delas é de longe uma coisa complicada de se fazer. Por isso, além de formação na área é preciso ter muita paciência e gostar muito disso.

Bolsa de valores não é algo muito restrito?

De certa forma sim. Devemos levar em conta que apesar de toda a economia do país passar de certa forma pela bolsa, ainda é um mercado muito restrito. Também é preciso deixar de lado o romantismo da coisa. Os filmes que vemos sobre o mercado financeiro e o glamor envolvido nem sempre reflete a realidade.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.