Quais as diferenças entre EJA e Supletivo, Proeja e Encceja?

O que é supletivo e qual a diferença para EJA ou Educação de Jovens e Adultos? O que significa os termos Encceja, Proeja e Mobral? Veja aqui as diferenças entre eles.

Home » Educação

Estudar é uma necessidade para crianças, jovens e adultos. Se a idade convencional escolar já passou e você não concluiu seus estudos, ainda é tempo de retomar. Existem diversos termos usados para designar a modalidade de educação destinada a jovens e adultos, houve mudanças de termos ao longo dos anos e por isso, neste artigo, pretendo esclarecer as diferenças entre eles.

Supletivo

O supletivo é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que na idade adequada não concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio. Desta forma, mesmo depois de adultos ou até na terceira idade qualquer pessoa poderia concluir seus estudos submetendo a aulas especiais destinadas a esta modalidade em escolas públicas ou particulares.

EJA – Educação de Jovens e Adultos

A sigla EJA é Educação de Jovens e Adultos, nome adotado para a antiga modalidade supletivo. Na verdade é apenas um nome diferente para a mesma modalidade. É o termo atual usado pelo governo através do Ministério da Educação, das secretarias estaduais e municipais de educação no Brasil e demais escolas que operam a modalidade.

Proeja

O Proeja é na verdade o nome dado quando o ensino EJA é oferecido junto com um curso técnico ou vice-versa. O termo é encontrado com mais frequência nos Institutos Federais de Educação Tecnológica do Governo Federal. Desta forma, o interessado poderá concluir seus estudos na modalidade EJA e ao mesmo tempo fazer um curso técnico de formação profissional.

Encceja

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ele é um programa do Ministério da Educação é realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação. O Encceja visa também a certificação de pessoas que moram no exterior e a população carcerária.

Mobral

O Mobral foi uma modalidade de ensino nos moldes do supletivo. Criado pelo regime militar em 1967 permaneceu ativo até os anos 80. A função do Mobral era basicamente proporcionar a alfabetização e letramento a pessoas em idade acima da idade convencional escolar.

Perguntas e respostas sobre EJA – Educação de Jovens e Adultos

Quem faz supletivo pode fazer faculdade?

Sim. Ao concluir o ensino médio de um curso supletivo, você receberá o certificado de conclusão com a mesma validade de uma escola regular.

Existe preconceito no mercado de trabalho para quem faz supletivo?

Preconceito há em todo lugar, basta você ser diferente daquilo que a sociedade chamada de correto ou normal aos seus próprios olhos, contudo o fato de ter feito supletivo não pode ser usado para negar uma vaga de emprego ou coisa parecida. Se o Ministério da Educação conferiu o certificado é porque o aluno atingiu o objetivo necessário para tal.

Supletivo pelo Enem é possível?

Sim. Faça a inscrição no ENEM e no ato da inscrição informe que o objetivo é para a certifficação de jovens e adultos. Depois, basta você prestar o exame e  se alcançar a pontuação mínima exigida e você receberá o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Quem faz supletivo pode fazer faculdade?

Sim, quem terminar seus estudos por meio de supletivo poderá ingressar na facul sem problema algum, a única exigência é que tenha concluído o EJA, para que possa ter o certificado de conclusão de ensino médio.

Por que muitos pensam que não poderá fazer faculdade?

A duvida ocorre devido ao EJA, que não é uma coisa relativamente séria, tronando-se então sem valor para as universidades, porém quem tem essa ideia está completamente equivocado sobre o fato.

Características do EJA:

  • É uma modalidade legal e reconhecida pela Lei de Diretrizes e Bases da educação no Brasil.
  • Quando o aluno realizar a conclusão do EJA receberá normalmente o certificado de escola regular igual a qualquer outro aluno.
  • As escolas que realizam prova realizadas pelo EJA precisam de autorização da Secretaria Estadual de Educação porém qualquer órgão poderá reconhecer a validade.
  • Quando você for ingressar em alguma faculdade eles vão pedir o certificado mais não questionarão se foi concluído seus estudos de forma regular ou pelo EJA.

Como faço para concluir meus estudos através do EJA?

Existem diversas maneiras de se realizar esse processo,  pode ser através de uma escola estadual localizada em seu município e que forneça supletivo na parte noturna. Poderá terminar através da realização de uma prova fornecida pela secretaria de educação. Ou poderá estudar por conta própria fazer a prova e ainda poderá fazer o ENEM.

Diferenças entre EJA e CEEJA?

Para a secretaria de educação existem duas modalidades para realização de cursos de ensino á jovens e adultos.

  • Forma presencial de segunda a sexta cumprindo 4 horas diárias e fechando 20 horas na semana.
  • O outro modo é através da presença flexível, onde o aluno não precisa frequentar todos os dias as aulas porém deverá passar em uma prova que será estipulada no final.

Quem pode se inscrever no Encceja?

Na verdade os critérios para inscrição no Encceja não estão necessariamente relacionados a algumas condições que você citou como um caso de portador de deficiência ou dificuldade de aprendizagem, mas apenas a questão da idade é que precisa ser considerado nesse caso. A legislação brasileira da educação relacionada ao supletivo ou ao ensino de jovens e adultos diz que para fazer o supletivo de ensino fundamental a pessoa precisa ter pelo menos 15 anos para ensino médio 18 anos.

Mas como o Encceja pode ser aplicado de três formas diferentes, este critério de idade precisa ser avaliado de acordo com a forma como ele é aplicado. Segundo site do Ministério da Educação ele pode ser aplicado de forma nacional e nesse caso é apenas o ensino fundamental, pode ser aplicado no exterior e ai é para ensino fundamental e médio e pode ser aplicado no sistema prisional sendo este também para o ensino fundamental apenas.

Respeitando os critérios acima citados, qualquer pessoa que não tenha concluído seus estudos e deseja fazer o Encceja poderá fazer a inscrição, independente da sua condição física. Você poderá encontrar mais informações a este respeito no site oficial: https://encceja.inep.gov.br

Qual a diferença entr supletivo e EJA?

Na prática não a diferença alguma, o que acontece é que o termo supletivo era usado antigamente e abrangia a educação para pessoas já na idade adulta, tanto para o 1º grau como para o 2º grau. Atualmente esse tipo de educação recebeu uma nova terminologia que passou a ser chamado de EJA - Educação de Jovens e Adultos. Em termos práticos é a mesma coisa, pois tanto antigamente quando se chamava supletivo, assim como hoje que é chamado de EJA, esta modalidade de educação é destinada para formação de certificação de pessoas que não concluíram seus estudos na idade ideal e desejam fazer agora depois de jovens ou já na idade adulta.

É importante considerar que a idade mínima para uma pessoa fazer o EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. Os alunos que estiverem abaixo desta faixa de idade deverão matricular se na escola regular e não na modalidade EJA.

Onde se inscrever e onde funciona o EJA ou supletivo?

Para se inscrever em um curso de supletivo de 2o grau ou ensino médio, a pessoa deverá dirigir se a uma escola estadual sua cidade que oferece a modalidade de ensino EJA - Educação de Jovens e Adultos que é antiga modalidade chamada de supletivo. Nem todas as escolas públicas oferece a modalidade EJA, por isso o recomendável que você consultar a escola mais próxima de sua casa que eles informarão quais as unidades em sua cidade atendente por esta modalidade.

Onde funcionam as aulas

Como explicado acima apenas as escolas que oferecem a modalidade de educação de jovens e adultos, normalmente os cursos são feitos à noite e tem obrigatoriedade de presença como nos demais cursos, modificando apenas o fato do curso ser feito em um prazo menor. O ensino médio, por exemplo, geralmente feito em um ano e meio pelo supletivo.

EJA e supletivo

O EJA - Educação de Jovens e Adultos é a antiga modalidade supletivo. A nova nomenclatura é um pouco mais abrangente e condiz melhor com este modelo de educação, por isso o termo foi substituído, embora ainda possa ser usado de forma concomitante em algumas situações.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.