O que são graus acadêmicos e quais são eles?

Selecionar uma formação de nível superior não é algo simples. Existem diversas alternativas de institutos e modos de formação. Como se não fosse suficiente, há também a questão decisiva quando se trata de habilitações acadêmicas, ou graus acadêmicos. Qual a distinção entre licenciatura, bacharel e tecnólogo?

Home » Educação

O que são graus acadêmicos?

Selecionar uma formação de nível superior não é algo simples. Existem diversas alternativas de institutos e modos de formação. Como se não fosse suficiente, há também a questão decisiva quando se trata de habilitações acadêmicas, ou graus acadêmicos. Qual a distinção entre licenciatura, bacharel e tecnólogo?

Entendemos que essa pergunta é uma dor de cabeça para diversos candidatos. Então aqui iremos te auxiliar a compreender quais as mais notórias distinções entre esses modos de ensino. Você igualmente encontrará dados específicos sobre estes graus acadêmicos!

Afinal, você compreende o que é um grau acadêmico? É bem fácil entender. Graus acadêmicos são os títulos oficialmente reconhecidos e concedido por um instituto de Ensino Superior após a conclusão do curso. Assim, a graduação concede o grau acadêmico.

Após a formatura você poderá obter o título de bacharel, tecnólogo ou licenciado. Veja abaixo mais sobre esses termos/graus.

Bacharelado

Os cursos de graduação duram de quatro a cinco anos. Todos os conceitos e campos profissionais que fazem parte do campo de estudo escolhido são fomentados neste tipo de formação. A intenção é fornecer um alicerce sólido para a formação especialista. Exemplos de graduação com grau de bacharelado: Medicina, Psicologia, Enfermagem e Jornalismo.

Licenciatura

Neste grau acadêmico, o especialista é formado para atuar na profissão docente. Ou seja, quem passa por esse tipo de formação pode ser docente na área de formação, no ensino básico, secundário e superior. Ou seja, são graduações para aqueles que desejam atuar na academia. É mais usual o trabalho com jovens ou adolescentes.

Tecnólogo

O tecnólogo é um curso de nível superior em tecnologia em um campo profissional. São formações mais curtas, com tempo aproximado entre 2 e 3 anos, com matérias específicas do devido campo profissional, voltadas para a técnica. Como exemplo, temos os cursos de tecnologia tais quais Marketing, Gastronomia, Logística e Comércio Exterior.

Tecnólogo vale como curso de nível superior?

Sim! Igualmente conhecida como "universidade de dois anos" ou "universidade de três anos", para quem procura uma educação de nível superior breve, essa é uma boa alternativa de educação superior. São formações de pequena duração que expeliram o tão querido diploma final.

Egressos de uma formação tecnólogo também podem se inscrever nas alternativas de pós-graduação. Sem esquecer que o especialista titular deste diploma igualmente pode usufruir das disciplinas cursadas em uma graduação de bacharel dependendo do instituto de ensino.

Há tecnólogos à distância?

Sim. A formação de tecnólogo à distância opera com total flexibilidade. Ao estudar remotamente, você pode acompanhar seu curso com total calma, de sua residência ou de onde estiver. Dentre alguns dos cursos nessa modalidade são Comércio Exterior, Administração Ambiental e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Pós-Graduação

Além dos graus de graduação vistos acima, existem duas opções de pós-graduação: stricto e lato sensu. Stricto indica "em aspecto restringido" e inclui projetos de mestrado e doutorado disponíveis a profissionais que tenham concluído formações de nível superior.

Lato sensu indica “em aspecto amplo” e inclui as iniciativas de graduação voltados para uma área específica. Um exemplo de pós lato sensu é o Master of Business Administration (MBA), que, embora seja tido como um mestrado fora do Brasil, é categorizado como especialidade no campo administrativo no país.

Mestrado

Após a formatura os graduados têm a chance de prosseguir sua formação na pós-graduação para o desenvolvimento e aprimoramento na área escolhida. O mestrado pode ser a primeira alternativa para quem pretende seguir na academia, mas igualmente é buscado para aprimorar a qualificação profissional.

O conhecimento de outro dialeto, geralmente o inglês, é exigido para inscrição em um programa de mestrado. Os programas de mestrado podem chegar a três anos e, após o término, o aluno deve elaborar uma tese sobre um assunto determinado.

Doutorado

A formação de doutorado tem foco em carreiras acadêmicas. Este curso forma os estudantes para o trabalho na área de pesquisa, aprofundar o saber de um tema específico, etc.

O doutorado é adquirido após a preparação, defesa e aprovação de uma dissertação escrita pelo estudante. Essa defesa é mais desenvolvida do que a do mestrado, e muitas vezes são indicados novos temas a serem abordados. Um doutorado pode chegar até 5 anos.

Especialização

Esta formação é indicada para especialistas que anseiam aprofundamento de seus saberes técnicos ou procuram se atualizar em sua área de atuação. Ao contrário do bacharelato e do tecnólogo, abrange disciplinas específicas.

A especialização é uma ótima opção aqueles que já estão há certo tempo no mercado de trabalho e querem obter novos saberes para se redescobrir como profissional ou subir na carreira.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.