Como fazer 3/4, 1/2, 1/3 ou 1/4 no teclado?

Uma das dificuldades no teclado do computador é fazer os caracteres especiais 3/4, 1/2, 1/3 ou ¼. Não existem essas teclas e quando precisamos colocá-las em documentos e outros textos,

Uma das dificuldades no teclado do computador é fazer os caracteres especiais 3/4, 1/2, 1/3 ou ¼. Não existem essas teclas e quando precisamos colocá-las em documentos e outros textos, como deve ser feito? Existe alguma maneira de inserir esses valores? Deve ter, porque já vi em outros documentos, então alguém colocou lá.

O teclado realmente está limitado as letras do alfabeto, números e poucos caracteres adicionais. Existem algumas alternativas e formas de você inserir o ¾ (três quarto), ½ (meio), 1/3 (um terço) ou ¼ (um quarto) via teclado. Veja as alternativas abaixo:

Usando o Word

Se você estiver usando o Microsoft Word poderá inserir esses caracteres da seguinte forma:

  • Posicione o cursor onde deseja incluí-los
  • Clique no menu Inserir e depois em Símbolo;
  • Clique em mais símbolos, escolha o caractere desejado e clique em Inserir. A imagem abaixo mostra como fazer isso:

inserir símbolos no word

Em outros programas

Em outros programas que não tenha o recurso de inserir os caracteres especiais citados acima, alguns deles poderão ser obtidos também via teclado. Para isso realize o seguinte procedimento:

Mantenha pressionada a tecla ALT (do lado esquerdo do teclado) e no teclado numérico reduzido (lado direito) digite as seguintes sequências numéricas:

ALT + 171 para ½

ALT + 172 para ¼

ALT + 243 para ¾

ALT aqui é a tecla que você pressionou e os números 171, 172 e 243 é paga ser digitado.

Esses números resgatam os caracteres contidos na chamada tabela ASCII que é usada nos computadores. Esta tabela é composta por 256 caracteres e a relação completa você pode acessar aqui: https://office.microsoft.com/pt-br/access-help/tabela-de-caracteres-ascii-HA010167539.aspx

Outros caracteres especiais

Além dos símbolos acima citados, há outros quem podem ser inseridos via teclado usando o mesmo princípio mostrado acima, ou seja, a combinação das teclas ALT + o número correspondente na tabela ASCII.

Veja abaixo alguns exemplos:

ALT + 166 = ª

ALT + 167 = º

ALT + 129 = ü

ALT + 145 = æ

ALT + 146 = Æ

ALT + 164 = ñ

ALT + 165 = Ñ

ALT + 168 = ¿

ALT + 169 = ®

ALT + 184 = ©

ALT + 189 = ¢

ALT + 190 = ¥

ALT + 245 = §

ALT + 151 = ¹

ALT + 153 = ²

ALT + 152 = ³

De onde vem esses caracteres e essa tal de tabela ASCII?

Bem. Primeiro é preciso dizer que eles estão presentes em todos os computadores PC. Na verdade o teclado, por uma questão de espaço, acaba ficando limitado aos caracteres mais comuns, mas todos estão disponíveis.

Quando você pressiona uma tecla, esta aciona uma sequência numérica da tabela ASCII da mesma forma. Por exemplo: A letra A (maiúscula) é acessada pelo número 65 da tabela ASCII. É o mesmo que você fizer ALT + 65 = A.

Contudo o teclado encurta este caminho através de uma tecla que você simplesmente pressiona e já te dá acesso ao carácter desejado.

A tabela ASCII é composta por 256 caracteres e cada um deles é identificado por um número que vai de 0 a 255. As letras do alfabeto são as sequências de 65 a 90 para as letras maiúsculas e 97 a 122 para as letras minúsculas.

Curioso é que os próprios números também fazer parte da tabela, sendo a sequência de 48 a 57 para os números de 0 a 9.

Você pode acessar a tabela ASCII completa em vários formatos aqui.

Perguntas e respostas sobre teclado

Perguntas e respostas sobre teclado físico de computador, teclado físico de dispositivo móvel, mini teclado ou reduzido, virtual e musical. Veja a definição de cada um e a sua aplicação.

O que é um teclado?

O teclado é uma peça eletrônica onde o usuário utiliza os dedos para informar ao sistema eletrônico ou computacional os comandos, notas ou sequências desejadas que o mesmo execute. Ele é uma espécie de painel de controle onde você dá as instruções seguindo um padrão pré-definido e o dispositivo no qual ele está conectado deverá responder as sequências informadas.

Quais os tipos de teclados existem?

Há vários tipos, dependendo do que pretendemos analisar. Normalmente podemos identificar os seguintes tipos:

  • Teclado físico de computador
  • Teclado físico de dispositivo móvel
  • Mini teclado ou reduzido
  • Teclado virtual
  • Teclado musical

O que é o teclado físico de computador?

É o modelo mais tradicional e está presente em todos os computadores desktops e também em notebooks. O layout desses teclados geralmente é composto por 101 teclas e podem vir no modelo americano ou o ABNT brasileiro, que já vem com o ç, por exemplo.

O que é um teclado físico de dispositivo móvel?

É um tecladinho presente em alguns modelos de celulares, onde é possível fazer a digitação através deles. A desvantagem deste tipo de teclado é o fato de as teclas serem super pequenas e estarem muito próximos umas das outras.

O que é um mini teclado ou reduzido?

Este ´um tipo de teclado usado no comércio ou bancos, por exemplo. A finalidade dele é quando você irá realizar operações matemáticas e não a redação, por isso ele tem o foco em teclas e símbolos matemáticos.

O que é um teclado virtual?

O teclado virtual está na moda em função dos dispositivos móveis, especialmente dos celulares. Ele é ativado sempre que você toca em um campo passível de digitação. O nome virtual ocorre pelo fato de ele não existir fisicamente e sim ser parte do sistema operacional que o dispositivo tem.

Mas há também outro tipo de teclado virtual que pode ser usado mesmo em computadores desktops. É o caso dos teclados virtuais que estão presentes geralmente em sites de banco, onde a senha, nome de usuário e outras informações não podem ser feitas via teclado físico. Nesses casos o site do banco disponibiliza também um teclado virtual visando garantir maior segurança do usuário e assim tentar evitar fraude bancária, como o roubo de senhas por programas maliciosos que possam estar instalados no computador do usuário.

O que é um teclado musical?

O teclado musical é um instrumento muito usado na música contemporânea. Ele é diferente do teclado eletrônico de computador, pois sua finalidade é permitir ao tocador inserir as notas musicais para produzir o resultado sonoro desejado.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.