Vai comprar computador ou notebook? Atente a essas dicas!

Vai comprar computador? Veja essas dicas sobre os componentes de um PC ou notebook, como o sistema operacional ( Windows ou Linux), memória, HD ou disco rígido, monitor e processador. Montar computador ou comprar pronto?

Home » Tecnologia

Comprar um computador é uma tarefa simples, ou não. Algumas pessoas, para não dizer a maioria, enfrentam algumas dificuldades na hora de definir o modelo ideal de computador que desejam comprar. Isto se justifica, pois um computador é uma máquina complexa e exige sim um conhecimento mínimo para não comprar gato por lebre.

O objetivo deste post é dar algumas dicas para ajudá-lo a compreender o que chamamos de "essencial" na hora de comprar um computador. Tenho um computador que considero ser ideal para praticamente todos os tipos de usuários, então irei usá-lo como referência neste post, OK.

Memória

Memória é a parte que o computador usa para manter os programas abertos e em execução. Comprar um computador com pouca memória pode causar lentidão na execução de certos programas.

O tamanho da memória deve ser definido de acordo com aquilo que você vai usar. Por exemplo, se você for usar muitos programas gráficos, como o Photoshop, programas de 3D, games, entre outros, recomendo comprar bastante memória, já os programas de escritório como o Office e navegação na internet, por exemplo, não exige tanta memória.

As memórias são medidas de acordo com a seguinte escala:

2GB, 3GB, 4GB, 8GB, 16GB, 32GB, 64GB, etc. Meu computador atualmente tem 4GB, mas está um pouco defasado.

HD - Disco Rígido

Disco rígido é uma memória fixa, ou seja, é onde você deixa gravado permanentemente seus programas, documentos, fotos, vídeos, etc. Pessoas que armazenam arquivos muito pesados como vídeos deverão obter um disco rígido maior.

A escala usada é similar à memória:

160GB, 250GB, 320GB, 512GB, 1TB, 2TB, etc. Meu computador tem dois HDs, sendo um SSD de 240GB para o sistema e um sata de 320GB para arquivos.

O uso de discos SSD tornou-se quase um padrão quando se busca velocidade. A diferença é notória e por isso vale a pena investir em SSD.

Processador - Intel ou AMD

O processador é onde as coisas acontecem no computador e junto com a memória e disco rígido, pode influenciar muito a desempenho do micro.

Há duas grandes linhas de processadores, Intel e AMD. Não é possível determinar com precisão qual delas é a melhor, visto que dependerá do contexto e do tipo de programa que for usado. Meu antigo computador tinha o processador AMD e o atual é Intel. Particularmente, prefiro a Intel.

Linha AMD: Sempron, Athlon XP/MP, Athlon 64, Athlon 64 X2, Athlon 64 FX. Há também os processadores Ryzen que pode ser da série 3, 5, 7, etc.

Linha Intel: Pentium, Celerom, Dual Core, Core2Duo, Core4Duo, i3, i5, i7 e i9

Meu computador: Intel Core2Duo (bemmm antiguinho por sinal)

Sistema operacional - Windows ou Linux

O Sistema Operacional é um software necessário para o funcionamento do computador. Os mais populares são Windows e Linux.

O Windows é a maioria esmagadora, o qual eu recomendo para usuários mais leigos. Atualmente encontramos o Windows XP(já descontinuado), Windows Vista e Windows 7, Windows 8 e Windows 10.

Em cada uma dessas há versões diferenciadas quanto ao tipo de licença e os recursos presentes. Normalmente a Microsoft trabalha com versões para empresas e uma linha doméstica

Meu computador: Windows 10

O Linux é um sistema operacional de código aberto (nem tente entender o que é isto) e tem como vantagem o fato de ser gratuito, ou quase. Como desvantagem tem o fato de ter programas próprios, portanto, se você está acostumado com os programas do Windows como Internet Explorer, Outlook, Word, Excel, Power Point, Corel Draw, Phososhop, entre outros, saiba não irá encontrá-los no Linux.

Se tiver dúvidas em relação ao Sistema Operacional, opte pelo Windows.

IMPORTANTE:

Uma dica muito importante para quem vai comprar um computador e ficar atento o tipo da licença do Windows, pois dependendo da maneira como você compra, o valor dela pode ser bem mais alto.

A melhor alternativa é você comprar um computador já com Windows instalado, pois nesse caso ele vem com a licença OEM e o preço dela é bem baixo e já está embutido no preço do computador.

Aqueles que compram o computador sem o sistema operacional ou compra ele com Linux e depois quer comprar uma licença avulsa do Windows para instalação, vão pagar um valor bem mais alto por ela. Você pode consultar os valores da compra avulsa ou de outros tipos de licenciamento a partir deste link no site da Microsoft.

Monitor

O monitor pode ser CRT (monitor de tubo que praticamente não existe mais), LCD (fininhos) e os de LED que também são fininhos. Creio que atualmente a maioria dos monitores novos são de LED e eles tem várias classificações.

Outra classificação dos monitores é em relação ao tamanho. Eles podem ser de 14 pol, 15 pol, 17pol, 19pol, 21pol, etc.

Monitores wide-screen, estilo tela de cinema, são ótimos para ver filmes no computador, mas não são tão bons para navegar na internet, por exemplo.

Meu Computador: LCD da AOC de 17 polegadas, wide screen.

Marca do computador

A marca do computador é importante? Sim e não. Um computador de boa marca como a Dell usa o mesmo processador de um computador de marca popular como a Positivo, neste quesito não há diferença. Se analisarmos a qualidade como um todo (monitor, teclado, mouse, gravador de DVD/CD, gabinete, etc), suporte e garantia então eu diria que a marca é importante sim.

Marcas mais famosas: Dell, HP, Lenovo, Sony, etc.

Marcas mais populares: Positivo, Megaware, Amazon, CCE, etc.

Meu computador: Megaware, mas já sofreu bastante atualização e portanto já é um modelo híbrido.

Outros dispositivos

Outros dispositivos como: gravador e leitor de CD / DVD / Blue Ray, teclado, mouse, gabinete, etc, podem ser escolhidos de acordo com seu gosto.

Montar computador ou comprar pronto?

Quem não entende muito do assunto e não está disposto a perder muito tempo com isso deve optar por uma modelo pronto, desses que encontramos em lojas de informática ou nas lojas de departamentos.

Montar um computador é comprar de acordo com a necessidade especifica e é cada vez mais comum, especialmente para quem gosta de games ou precisa de executar aplicações específicas. Nesses casos, você escolhe o tamanho da memória e HD, o tipo do processador, sistema operacional, entre outros.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a comprar seu próximo computador. Boa sorte!


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.