Curso superior a distância, pago ou gratuito? Uma análise

Opinião de um aluno da educação a distância sobre curso superior a distância, mostrando as vantagens e desvantagens. Perguntas e respostas sobre o tema. O ensino superior gratuito versus pago e os modelos atuais de ensino superior a distância gratuito, como a Universidade Aberta no Brasil e a Univesp do governo de São Paulo.

Home » Educação

Cursar uma faculdade sempre foi um alvo perseguido por muitas pessoas ao longo do tempo. Antigamente havia muito status envolvido na formação superior. Ser um médico, advogado, contador, administrador entre outros soava como poder e status, eu mesmo tinha essa impressão quando ainda criança.

Hoje o conceito de formação superior é visto muito mais como necessidade do que status, isto vem contribuindo para que os cursos superiores a distância tornem-se cada vez mais populares no Brasil.

Curso superior a distância reconhecido pelo MEC

Uma pergunta muito comum é se os cursos e as faculdades a distância são reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação. Primeiro é preciso dizer que a modalidade de educação a distância é amplamente amparada pelo MEC, cabendo apenas observar se determinado curso está autorizado para ser feito a distância e quais faculdades ou universidades tem a autorização para oferecer aquele curso.

O MEC disponibilizou no site eMEC o catálogo de cursos e instituições de ensino autorizados no Brasil (figura abaixo). Desta forma você poderá consultar se o curso que você pretende fazer está autorizado pelo MEC para ser feito a distância e onde ele poderá ser cursado.

Curso superior a distância

Vantagens e desvantagens da educação a distância

Fazer um curso superior a distância tem como principais vantagens a comodidade de não precisar deslocar todos os dias até uma faculdade presencial, isto vem facilitando a vida de pessoas que moram em localidades onde não há faculdades ou ainda que tenha não oferece o curso desejado.Como desvantagens podemos citar o preconceito de muitos, a inexperiência das instituições de ensino com este novo modelo e a falta de contato com outros alunos e até professores. Para uma visão mais completa, leia o texto: vantagens e desvantagens da faculdade a distância.

Não é de hoje que ouvimos falar que estudar é importante e que a educação é o caminho para o desenvolvimento de um país. Muitos começam a ouvir esse discurso muito cedo e cresce sabendo desta verdade. Mas algumas coisas intrigam: Se a educação é tão importante, porque no Brasil ela foi tão negligenciada? Ou ainda, a culpa é do governo ou própria sociedade?

O ensino superior gratuito versus pago

Bem, para começar é preciso pensar que a educação superior no Brasil até então não era um privilégio de todos, pois ou você estudava em escola particular e fazia cursinho para conseguir entrar em uma universidade pública ou arcava com altas mensalidades nas universidades particulares. Ou seja, você tinha que ter dinheiro para estudar, logo a conclusão lógica é que o ensino superior estava limitado em um primeiro momento pelo poder aquisitivo do aluno ou seus pais.

Outro fator a considerar é a dupla jornada dos alunos universitários, especialmente os das escolas particulares, que precisam trabalhar durante o dia para pagar a faculdade a noite. E para concluir há casos piores onde a faculdade do aluno não é na mesma cidade e ele precisa deslocar por horas todos os dias para conseguir estudar. Neste caso a jornada é tripla: trabalhar, viajar e estudar.

A educação a distância

A educação a distância não precisou de muitos anos no Brasil para mostrar a força que tem e como ela seria bem vinda por aqui. É claro que esta declaração não é compartilhada por todos, como você poderá ver em um trecho do vídeo abaixo. A principal característica da educação a distância é em primeiro momento de trazer conveniência permitindo que pessoas que não tenha condições de deslocar diariamente para uma escola possa, mesmo a distância, estudar e concluir o curso de nível superior.

Ensino a distância gratuito

Mas para muitos o fato de ser a distância ainda não resolve, pois é preciso ser gratuito. Neste sentido o Ministério da Educação mantém o programa Universidade Aberta no Brasil que usa a estrutura das atuais universidades federais para oferecer ensino a distância e gratuito. Paralelo a este programa o governo de São Paulo também mantém a Univesp que é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, formado pela USP, UNESP e UNICAMP. Esses são programas oficiais que permitem que um aluno possa estudar em uma universidade pública e portanto gratuito, mas seguindo os padrões da modalidade a distância.

Abaixo, um vídeo de apresentação da UniverspTV, o canal de TV que é usado para transmitir os conteúdos de apoio aos cursos a distância da Universidade Virtual de São Paulo.

Esses esforços dos governos ainda estão em fase bastante preliminar, pois a quantidade de cursos ofertados ainda é muito pequena e o acesso a esses cursos muito limitado. Esta limitação ocorre principalmente pela pequena quantidade de polos de apoio presencial que essas universidades dispõe. Na educação a distância é necessário que cada instituição que deseja oferecer cursos EAD mantenha polos presenciais ou pequenas unidades da própria universidade nas localidades onde deseja atender presencialmente os alunos para efeito de aplicação de provas, aulas presenciais que normalmente ocorrem pelo menos uma vez por semana, entre outras atividades que precisam ser presenciais.

O futuro do ensino a distância no Brasil

O futuro é promissor, pois de um aluno já está provado que a educação a distância veio para ficar e que mesmo com o nariz torcido de alguns, ela cresce muito no país. Por outro lado a oferta de cursos gratuitos tente a aumentar, pois para as universidades e para os governos ela é uma saída importante para resolver o enorme déficit da educação superior. Acredito que nos próximos anos a quantidade de faculdades EAD dentro das instituições públicas deve ser bem maior do que as atuais e o acesso através de uma extensa rede de apoio presencial seja uma realidade. Quando isso acontecer teremos educação a distância e gratuita, senão para todos, mas pelo menos para uma parcela maior da população brasileira.

Conclusão

A educação a distância veio para ficar. Ela precisa melhor em muitos aspectos e creio que isto acontecerá com o amadurecimento do modelo e a experiência que os gestores irão ganhar com as turmas atuais.

Sou aluno de um curso superior a distância em uma universidade brasileira. Estou com o curso praticamente concluído e pretendo continuar estudando pelo modelo EAD, afinal, mesmo com os problemas que encontrei ali, ainda acredito que há mais vantagens que desvantagens.

Perguntas e respostas sobre curso superior a distância

Mestrado a distância?

Gostaria de fazer a o mestrado a Distancia no Brasil. antonio felix macosso // angola

Eu sei que existe curso de pós-graduação lato sensu (especialização) a distância, já o stricto sensu (mestrado ou doutorado) eu não sei. Verifique isso em algumas universidades como a Metodista, Unip, Mackenzie, entre outras. luis.blog.br

Serviço social a distância

boa tarde, gostaria de fazer uma faculdade de assistente social a distância, e quanto tempo de duração, e valor a ser pago? muito obriga. SILVANA CARVALHO PIRES // Rio de Janeiro

O curso de serviço social pode ser feito a distância sim, apesar da resistência do Conselho de Serviço Social e de muitos assistentes sociais. Eu escrevi sobre esse curso, [https://www.luis.blog.br/servico-social-a-distancia/ leia aqui]. luis.blog.br

Educação física a distância

queria fazer educação física a distancia, por favor me responda urgente, muito obrigado Alexandro rodrigues de paula // tatui

O curso de educação física pode ser feito na modalidade EAD em várias instituições como a Universidade de Taubaté, nas federais do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Juiz de Fora, Goiás, entre outras. Acesse o [https://emec.mec.gov.br/ site do MEC] e consulte outras opções. luis.blog.br

Curso superior a distância para outros países

A vontade de querer fazer um curso superior a distancia e imensa. onde resido não a ensino universitário e por diversas questões não me é possível ir a outra cidade afim de poder fazer um curso superior, gostaria de saber se a partir da minha cidade que é em Menongue, provincia do kuando kubango - Angola posso ter a possibilidade de faze - lo, e possível fazer cursos tecnólogo como engenharias por exemplo a distancia? e depois de concluir tem - se um diploma que reconheça o mesmo? estou interessado pelo curso de gestão de produção industrial. Arnaldino Chiambo Cussumala // Menongue - Angola

No Brasil a educação a distância é na verdade semipresencial pois exige que o aluno vá até uma unidade presencial pelo menos para realizar as provas. Pessoas de outros países podem estudar em instituições brasileiras a distância, mas não se não houver um polo de educação presencial no seu país de origem como ficaria a questão das provas? Eu sei que a UNIP Interativa já tem unidades no Japão, o que significa que dada a demanda em função de ser o mesmo idioma, países como Angola e Moçambique poderiam receber também polos no futuro. Mas esta é só a minha opinião. luis.blog.br

Serviço social a distância

Gostaria de fazer uma faculdade de assistente social à distancia gostaria de saber todos os detalhes para começar o andamento. Abraços Sandra // Arapongas

Engenharia mecânica em EAD

Gostaria de fazer o curso de engenharia Mecânica online existe alguma possibilidade nesta instituição. Raimundo Andrade de Souza // Vila Velha

Existem algumas opções de curso de engenharia na modalidade EAD. Neste artigo eu mostro a relação de [https://www.luis.blog.br/faculdade-engenharia-a-distancia-ambiental-civil-producao-e-eletrica/ áreas da engenharia que podem ser feitas a distância] e onde estão disponíveis. Infelizmente engenharia mecânica não faz parte (ainda). luis.blog.br

Pedagogia a distância

Gostaria de fazer o curso superior em pedagogia online existe há possibilidade nessa instituição. Preciso de uma chance, que seja totalmente gratuita. Meu sonho é me formar, para no meio social viver dignamente. A vontade de querer este curso e imensa .Um abraço Edilene Araújo do Nascimento // Riachão

Eu creio que pedagogia tenha sido um dos primeiros cursos a serem feitos nesta modalidade. Sobre ele eu também escrevi e pode ser visto no artigo [https://www.luis.blog.br/curso-de-pedagogia-a-distancia/ curso de pedagogia a distância]. luis.blog.br

Pedagogia a distância

Gostaria de fazer o curso superior de pedagogia gratuito a distancia, como devo fazer existe alguma possibilidade, gostaria de receber informações no e-mail, quanto tempo seria para ter essas informações Vicente de Paula Netto // Itapeva - SP

Arquitetura e urbanismo

Boa tarde.

Estou muito interessada em fazer um curso de arquitetura e urbanismo, porém, na cidade onde moro não tem. Gostaria que pudesse me auxiliar, onde eu consigo fazê-lo da forma semipresencial. Aguardo uma resposta, se Deus quiser, positiva. Ester Jardim da Silva Reis // Araruama-RJ

Arquitetura e urbanismo, assim como outras áreas ainda estão disponíveis apenas na modalidade presencial. No futuro pode ser que isto mude, mas por enquanto não existe no catálogo de cursos de MEC esta indicação. luis.blog.br

Curso superior a distância para outros países

Escrevo a partir da província do bie Angola, quero saber se posso fazer o mestrado de climatologia, quando terminar o meu curso superior de geografia na escola superior pedagógica? conceiçao oliveira // kuito-bié


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.