Curso técnico de informática ou administração, qual fazer?

Entre fazer um curso técnico de informática ou administração, qual deles é melhor? Vale a pena um desses cursos e qual deles é mais indicado? Veja as razões pelas quais eu considero o curso de administração o melhor para quem concluiu o ensino médio e não decidiu qual curso superior irá fazer. Leia e avalie.

Home » Educação

O curso técnico de informática e de administração certamente são duas das opções mais procuradas por alunos nas escolas técnicas do Brasil. São cursos bastante tradicionais e que oferecem boas alternativas de trabalho para os concluintes, contudo muitos podem ficar em dúvida sobre qual opção deverá escolher, ou seja, se é melhor fazer um curso de administração e atuar na área administrativa ou fazer um curso técnico em informática para trabalhar como técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho. Abaixo analisaremos cada um dos cursos.

Técnico em administração

A área da administração de empresas é extremamente ampla, tem um grande mercado de trabalho e certamente oferecerá boas opções para quem tiver bem preparado para trabalhar nesta área. O técnico em administração poderá trabalhar em empresas de todos os setores, nas áreas financeiras, administrativa, entre outros. Acredito que pelo fato de ser uma área muito ampla, seja também mais fácil encontrar emprego depois que terminar o curso. Outra questão importante é que ele não é um curso difícil de ser acompanhado, uma vez que administração, de certa forma, todas as pessoas já fazem na sua vida e portanto não será algo tão distante da realidade de cada um.

Técnico em informática

O curso técnico em informática é destinado a pessoas mais específicas e embora a área seja extremamente ampla nem todas as pessoas acabam tendo o perfil necessário para ser um técnico ou um programador. Eu sou professor no curso técnico de informática e posso dizer com bastante propriedade de que muitos alunos que fazem se o curso não deveriam fazer, e isto porque não tem necessariamente o perfil necessário para o exercício dessa profissão. Muitos acabam desistindo do curso, outros ficam com bastante frustrados quando se deparam com a realidade do curso e outros acabam concluindo o curso bastante dificuldade.

O curso técnico de informática tratará de questões como o hardware, configuração de redes, desenvolvimento de software criação de websites, entre outros assuntos relacionados. É claro que tudo isso é um pouco complexo e requer bastante perfil de raciocínio lógico, capacidade de concentração e solução de problemas que envolve muita matemática e lógica.

Informática ou administração?

Bom eu optei por informática levar minha filha por administração e acredito que a solução para esse dilema é bastante simples. Pergunte a você mesmo qual é o seu perfil e veja se você tem capacidade de organizar as coisas, raciocínio lógico, gosta de matemática e não se importa em passar várias horas envolvida com questões aparentemente difíceis. Se você respondeu sim pode ser que o curso de informática seja uma boa opção, caso contrário talvez o curso técnico em administração seja mais a sua área.

Algumas observações adicionais

O campo de trabalho em administração é muito mais amplo e penso que há muito mais vagas do que em informática. Isto porque a administração cabe em qualquer lugar e pode atuar na área financeira, rh, logística, gestão pública e muitos outros campos da administração.

Você já deve ter ouvido falar ou mesmo lido matérias que mostram que há não sei quantos mil vagas disponíveis no mercado de informática ou que este segmento tem x mil vagas que não foram preenchidas ou ainda que até tal ano o segmento de informática vai precisar de x milhares de profissionais, etc, etc, etc.

Pergunta a um profissional de informática que esteja desempregado se isto é real? Pergunte a ele as inúmeras portas que levou na cara, as dezenas de currículos que enviou e as respostas que obteve?

Sim, é possível que haja mesmo vagas disponíveis, mas as exigências são absurdas e o que o mercado quer na verdade são profissionais qualificadíssimos que infelizmente as faculdades não produzem.

Sei que em todas as áreas, a busca é por profissionais qualificados, mas em um mercado com carência de profissionais, não deveria ocorrer isso. Se eles continuam nessas exigências absurdas a ponto de tocar seus negócios sem encontrar as pessoas certas, então na prática não está precisando nada.

Não estou afirmando que não seja uma boa opção estudar em alguma área da informática ou tecnologia de informação, como é mais correto afirmar agora, pois eu mesmo sou um profissional desta área. O que quero dizer é que é muito irreal pensar que será fácil se dar bem com tecnologia e que nesse aspecto, penso que administração é bem melhor. Mas é a minha opinião apenas.

Administração, o melhor curso de graduação após o ensino médio - uma análise

Uma das dúvidas mais comuns entre os jovens que estão no ensino médio é qual faculdade cursar ou qual curso superior deverão fazer após concluírem o ensino médio. Essa dúvida é perfeitamente normal já que um curso superior pode definir a profissão que você irá exercer o resto da vida e isto tem a ver com seu futuro financeiro, realização pessoal e profissional, família, entre outros aspectos.

Eu tenho o hábito de aconselhar meus filhos a cursar administração de empresas, pois imagino que este seja o melhor curso para boa parte das pessoas. Há casos que a pessoa já tem um curso definido e não irá abrir mão disso, mas em caso de dúvidas creio que a administração é a resposta.

Eu não cursei administração de empresas, mas ando considerando a possibilidade de fazer uma segunda faculdade e administração é uma das minhas opções.

Veja abaixo 5 razões pelas quais administração pode ser uma boa alternativa para quem está terminando o ensino médio e está em dúvida sobre esta difícil decisão.

Administração não foca em nada

Ouvi isso de um colega de trabalho que é professor no curso de administração em uma faculdade local. O que ele quis dizer é que não há um foco em uma única coisa e sim uma visão muito ampla sobre o enorme cenário da gestão de empresas. Recursos Humanos, contabilidade, gestão financeira, processos, logística, qualidade, gestão tributária, produção e por ai vai.

Usa o conhecimento prévio

Alguns cursos superiores tratam se assuntos muito específicos e muitos alunos podem ficar um pouco perdidos com o cenário que encontram. Eu sou professor na área de Tecnologia da Informação e há momentos que dá para ver nos rostos dos alunos a expressão de espanto quando você começa a mostrar o que os espera. Na administração esses assuntos são mais suavizados já que de alguma forma, mesmo antes da faculdade você já lida com questões de administração, ainda que não perceba.

Amplo mercado de trabalho

O mercado de trabalho é muito amplo o que aumenta as chances de você conseguir um emprego na área, mesmo antes de terminar a faculdade. Isto é muito bom, especialmente para aqueles que precisam trabalhar para pagar a faculdade.

Está disponível em boa parte das faculdades e universidades

Fiz uma compilação dos dados do IGC 2011 e percebi que o curso de Administração é o curso com maior cobertura nas faculdades e universidades no Brasil, ao todo são 1344 instituições que oferecem o curso. Na verdade este número é apenas das instituições que receberam nota no IGC, então na verdade ele deve ser maior ainda. Em segundo lugar está o curso de pedagogia sendo oferecido em 763 instituições e terceiro o curso de direito em 741 instituições. Veja a relação completa dos cursos mais procurados no Brasil.

Tem custo acessível

O preço do curso de administração é acessível em boa parte das faculdades particulares. Quando digo acessível não estou dizendo que seja barato, mas se comparado a outros cursos ele acaba sendo um dos mais baratos. Há ainda as instituições públicas onde o curso é gratuito e mesmo nas particulares você poderá recorrer a programas de bolsas disponíveis em diversas faculdades.

Conclusão

Se você já definiu seu curso, ótimo! Se não, avalie o curso de administração. É claro que sua decisão tem de ser pautada naquilo que trará mais benefícios para você e sua carreira profissional. Pense e escolha bem.

Vale lembrar que me referi acima ao curso de bacharelado em administração, pois existem outros cursos similares também, mas com propostas ligeiramente diferentes, como:

  • Gestão pública: Com foco na administração pública
  • Gestão financeira: Com foco em administração financeira
  • Gestão de Recursos Humanos: Com foco em administração de pessoas nas organizações
  • Entre outros.

Esses cursos são braços da administração, mas é no bacharelado em Adm que você terá uma visão mais ampla, inclusive nos assuntos citados nos cursos de gestão acima.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.