Curso técnico de informática ou administração? Qual fazer?

Entre fazer um curso técnico de informática ou administração, qual deles é melhor? Vale a pena um desses cursos e qual deles é mais indicado?

Home Educação

O curso técnico de informática e de administração certamente são duas das opções mais procuradas por alunos nas escolas técnicas do Brasil. São cursos bastante tradicionais e que oferecem boas alternativas de trabalho para os concluintes, contudo muitos podem ficar em dúvida sobre qual opção deverá escolher, ou seja, se é melhor fazer um curso de administração e atuar na área administrativa ou fazer um curso técnico em informática para trabalhar como técnico de tecnologia da informação no mercado de trabalho. Abaixo analisaremos cada um dos cursos.

Técnico em administração

A área da administração de empresas é extremamente ampla, tem um grande mercado de trabalho e certamente oferecerá boas opções para quem tiver bem preparado para trabalhar nesta área. O técnico em administração poderá trabalhar em empresas de todos os setores, nas áreas financeiras, administrativa, entre outros. Acredito que pelo fato de ser uma área muito ampla, seja também mais fácil encontrar emprego depois que terminar o curso. Outra questão importante é que ele não é um curso difícil de ser acompanhado, uma vez que administração, de certa forma, todas as pessoas já fazem na sua vida e portanto não será algo tão distante da realidade de cada um.

Técnico em informática

O curso técnico em informática é destinado a pessoas mais específicas e embora a área seja extremamente ampla nem todas as pessoas acabam tendo o perfil necessário para ser um técnico ou um programador. Eu sou professor no curso técnico de informática e posso dizer com bastante propriedade de que muitos alunos que fazem se o curso não deveriam fazer, e isto porque não tem necessariamente o perfil necessário para o exercício dessa profissão. Muitos acabam desistindo do curso, outros ficam com bastante frustrados quando se deparam com a realidade do curso e outros acabam concluindo o curso bastante dificuldade.

O curso técnico de informática tratará de questões como o hardware, configuração de redes, desenvolvimento de software criação de websites, entre outros assuntos relacionados. É claro que tudo isso é um pouco complexo e requer bastante perfil de raciocínio lógico, capacidade de concentração e solução de problemas que envolve muita matemática e lógica.

Informática ou administração?

Bom eu optei por informática levar minha filha por administração e acredito que a solução para esse dilema é bastante simples. Pergunte a você mesmo qual é o seu perfil e veja se você tem capacidade de organizar as coisas, raciocínio lógico, gosta de matemática e não se importa em passar várias horas envolvida com questões aparentemente difíceis. Se você respondeu sim pode ser que o curso de informática seja uma boa opção, caso contrário talvez o curso técnico em administração seja mais a sua área.

Algumas observações adicionais

O campo de trabalho em administração é muito mais amplo e penso que há muito mais vagas do que em informática. Isto porque a administração cabe em qualquer lugar e pode atuar na área financeira, rh, logística, gestão pública e muitos outros campos da administração.

Você já deve ter ouvido falar ou mesmo lido matérias que mostram que há não sei quantos mil vagas disponíveis no mercado de informática ou que este segmento tem x mil vagas que não foram preenchidas ou ainda que até tal ano o segmento de informática vai precisar de x milhares de profissionais, etc, etc, etc.

Pergunta a um profissional de informática que esteja desempregado se isto é real? Pergunte a ele as inúmeras portas que levou na cara, as dezenas de currículos que enviou e as respostas que obteve?

Sim, é possível que haja mesmo vagas disponíveis, mas as exigências são absurdas e o que o mercado quer na verdade são profissionais qualificadíssimos que infelizmente as faculdades não produzem.

Sei que em todas as áreas, a busca é por profissionais qualificados, mas em um mercado com carência de profissionais, não deveria ocorrer isso. Se eles continuam nessas exigências absurdas a ponto de tocar seus negócios sem encontrar as pessoas certas, então na prática não está precisando nada.

Não estou afirmando que não seja uma boa opção estudar em alguma área da informática ou tecnologia de informação, como é mais correto afirmar agora, pois eu mesmo sou um profissional desta área. O que quero dizer é que é muito irreal pensar que será fácil se dar bem com tecnologia e que nesse aspecto, penso que administração é bem melhor. Mas é a minha opinião apenas.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio