Histórico do WhatsApp e MSN Messenger: Como salvar conversas

Veja como salvar histórico de conversas no WhatsApp e MSN Messenger, alterar local das mensagens e visualizar as conversas antigas. Roteiro passo a passo para programar backup de conversas no Whatsapp.

Home » Tecnologia

Atualmente o WhatsApp é o programa de comunicação por mensagem mais popular que temos disponível. Existem outros programas, aliás existem vários, mas o WhatsApp de longe o mais popular.

Contudo ao longo da história houve outros programas bastante populares como foi o caso do MSN Messenger da Microsoft fez muito sucesso na primeira década dos anos 2000 e ainda o ICQ, um antigo comunicador instantâneo que foi praticamente um dos precursores deste modelo de comunicação que revolucionou a maneira como as pessoas interagem umas com as outras.

Salvar conversas no WhatsApp

Uma das funcionalidades que mais chama atenção é a possibilidade de você salvar essas mensagens que você troca com uma pessoa para fins de registro, histórico, dentre outros.

No WhatsApp isto é possível e recomendável para garantir que você não perca as conversas mais antigas que trocou com uma pessoa.

Para você salvar as mensagens ou as conversas no WhatsApp, você deverá seguir o tutorial abaixo mostrado que foi feito a partir de um modelo iPhone.

Passo 1: Entre no WhatsApp e vá na opção Ajustes e depois escolha a opção Conversas, conforme mostrado na imagem abaixo.

backup de conversas do whatsapp

 

Passo 2: Na tela de conversas, role a tela até a opção Backup de conversas, conforme a imagem abaixo:

backup de conversas do whatsapp

 

Passo 3: Na próxima tela você terá duas opções relacionadas ao backup. A primeira é a opção Fazer backup agora, que possibilita criar uma cópia instantânea das conversas.

A outra opção é Backup automático, que possibilita programar como o backup automático será feito. Escolha esta opção.

backup de conversas do whatsapp

 

Passo 4: Na última tela, você terá a opção de programar a forma de backup e as opções são: Diariamente, Semanalmente, Mensalmente e Desativado. A opção semanalmente é a mais indicada.

backup de conversas do whatsapp

Veja a observação que ele coloca sobre o uso de dados, mostrado acima. Ao configurar conforme mostrado, você garantirá que o backup será feito apenas quando o dispositivo estiver conectado em uma rede wi-fi.

Tutorial sobre o antigo MSN Messenger

O MSN Messenger foi sem dúvida um programa que agrega bastante valor ao relacionamento entre as pessoas, porque usamos ele para o trabalho, relacionamento familiar, amigos, escola, etc.

Uma das opções mais interessantes do MSN Messeger era a possibilidade de salvar o histórico das conversas, afinal as pessoas trocavam informações importantes pelo MSN e para que você não precisasse ficar anotando tudo, bastava ativar a opção para salvar as conversas e aí você teria o histórico de tudo.

Ativando a opção de salvar histórico

Para ativar a opção de histórico do MSN Messenger, proceda da seguinte forma:

Etapa 1

Entre no MSN Messenger e vá até o menu Arquivo >> Ferramentas >> Opções

Histórico de mensagens no MSN

PS: Se o menu não estiver disponível você deverá usar a opção Ativar Menu, conforme mostrado na figura abaixo.

Histórico do MSN Messenger

Nas versões mais recentes do MSN basta pressionar a tecla ALT para que o menu seja ativado.

Etapa 2

Vá até a aba Histórico (ou Mensagens, em algumas versões) e ative as opções em Conversas (em algumas versões: histórico de mensagens).

Salvar mensagens no MSN

Marque as opções: Salvar o histórico da conversa automaticamente e selecione a pasta onde as mensagens serão salvas.

Opcionalmente você poderá marcar a opção "Mostrar sua última conversa em novas janelas de conversa". Isto é útil pois permite visualizar qual foi o último assunto com aquela pessoa e dar sequência à conersa, se necessário.

Logo abaixo você terá a opção: Salvar minhas conversas nesta pasta. Aqui você deverá selecionar a pasta no seu micro onde as conversas serão salvas. De um OK para confirmar.

A partir daí toda vez que alguém chamar você no MSN ou você chamar alguém será criado um arquivo nesta pasta com o histórico das conversas.

Você irá observar que ele criará um arquivo para cada contato e cada nova conversa ele irá adicionando no histórico deste arquivo.

Visualizando o histórico das conversas no MSN

  • Para visualizar o histórico das conversas no MSN proceda da seguinte forma:
  • Entre no MSN e clique no menu arquivo e depois em Exibir histórico de mensagens
  • Selecione o contato que deseja ver o histórico e clique em OK.

Exibir histórico de mensagens

Algumas observações:

  • O histórico das conversas no MSN passa a ser criado apenas quando a opção acima citada for marcada.
  • Há situações que as conversas não vão para o histórico. Quando o micro é desligado bruscamente, por exemplo.
  • O histórico é salvo no seu micro, portanto se você usa o MSN em vários micros você terá um histórico em cada micro.
  • Ainda não é possível salvar o histórico do MSN na web, mas acredito que é uma opção viável e não me surpreenderia se nas próximas versões do MSN está opção estiver ativa.
  • Se mais de uma pessoa usar o MSN no mesmo micro, é necessário que cada uma delas, ou seja, cada conta do MSN ative a opção para guardar o histórico das mensagens.
  • O Histórico das mensagens são individuais, isto é, cada conta do MSN tem o seu próprio histórico.
  • Não é possível recurar mensagens anteriores à ativação do Salvar histórico.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.