Cursos a distância gratuito da Fundação Getúlio Vargas

Veja como fazer cursos online e gratuitos na FGV. Relação de cursos e diversas informações sobre as formações a distância gratuito da Fundação Getúlio Vargas. É preciso preencher a algum pré-requisito para me inscrever um dos cursos online gratuitos?

Home » Educação

Uma boa alternativa para quem está buscando um curso a distância e gratuito, são os cursos gratuitos da Fundação Getúlio Vargas. Na verdade a Fundação Getúlio Vargas é uma instituição particular e seus cursos são pagos, porém, há alguns cursos que são gratuitos, isso por que a Fundação Getúlio Vargas é membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.

No site da FGV Online você encontra varias opções para diversos cursos gratuito, entre eles cursos na área de sustentabilidade com 5h para cada curso disponibilizado, cursos em diversas áreas do conhecimento com um total de horas que varia entre 5h a 15h dependendo de cada curso, cursos na área de metodologia que duram 5h também, e os cursos para professores do Ensino Médio na área de sociologia e filosofia que tem um total de 30h cada curso, além de um quiz muito interessante que não apenas te ensina como também testa seus conhecimentos sobre as novas regras ortográficas, não é demais.

Cusos a distância na FGV

O que preciso para fazer um dos cursos da Fundação Getúlio Vargas?

Para fazer um dos cursos da Fundação Getúlio Vargas é simples e rápido, apenas acesse o site dos Cursos Gratuitos (https://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx) escolha um dos cursos e pronto já pode iniciar, não é necessário fazer loguin e nenhum outro tipo de cadastro para realizar qualquer um dos cursos, é bom lembrar que para cada curso concluído será dado uma declaração de conclusão de curso.

É necessário também que você tenha instalado em seu computador o programa  o AdobeFlash Player 9.0 ou superior, para realizar um dos cursos da Fundação Getúlio Vargas.

Alguns cursos disponíveis

Na data de atualização deste artigo havia no site cursos nas seguintes áreas:

  • Administração pública
  • Direito
  • Economia e Finanças
  • Educação e Humanidades
  • Estratégia e Negócios
  • Gestão de Setores Específicos
  • Liderança e Pessoas
  • Marketing e Vendas
  • Relações internacionais
  • Tecnologia e Ciência de Dados

Mas podem sofrer alterações e portanto recomendo que visite o site da instituição para obter a lista atual de cursos disponíveis.

Como faço para receber minha declaração?

A declaração só estará disponível para os cadastrados, por tanto, quando escolher um dos cursos, se pretende receber sua declaração dos cursos realize o cadastro, a declaração será dada ao terminar o curso sendo que apenas para os que tiverem uma média igual ou superior a 7,0 no pós-teste que terá de ser feito para finalizar o curso.

Na declaração não estará descrito o período de realização do curso, e caso notifique que o seu nome ou algum dado esteja escrito errado após ter imprimido sua declaração,  a solicitação de correção de dados deve ser feita por e-mail no endereço [email protected], informar seu nome correto e o CPF, lembrando que após alteração dos dados  será necessário retornar ao curso, refazer o pós teste e gerar uma nova declaração.

OBS: A declaração estará disponível para impressão.

Para ver a lista de cursos gratuitos, e mais informações, clique no o link: https://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx.

Perguntas e respostas frequentes

É preciso preencher a algum pré-requisito para me inscrever um dos cursos online gratuitos pela Fundação Getúlio Vargas?

Os pré-requisitos irão depender do curso escolhido. Em geral, é preciso apresentar escolaridade correspondente ao curso ou mesmo uma graduação que seja correlata ao tema do curso. Podem se candidatar pessoas de todas as idades e de qualquer lugar do país. A inscrição é realizada através de um formulário contido no site da Fundação Getúlio Vargas. Após a inscrição, o aluno receberá um login e senha para acessar o curso escolhido.

O curso é inteiramente gratuito ou há alguma taxa a ser paga pelos alunos para a instituição de ensino?

O curso é inteiramente gratuito e não há nenhum tipo de taxa a ser paga. O material didático utilizado pelos estudantes também é oferecido de forma gratuita.

Como funciona o material didático para os cursos online gratuitos pela Fundação Getúlio Vargas?

Como se trata de cursos online, o material didático fica disponível na internet ao longo das aulas. Como acontece em qualquer curso, os professores poderão sugerir livros ou material de apoio para os estudantes que desejarem se aprofundar no assunto. Os cursos gratuitos da Fundação Getúlio Vargas possuem ainda uma parceria com o do OCWC (Open Course Ware Consortium), que oferece material didático gratuito pela internet, de diversas instituições de ensino de todo o mundo.

A Fundação Getúlio Vargas ainda disponibiliza arquivos digitais, compostos pelo material teórico do curso em formato PDF, vídeos complementares, vídeo com instruções sobre o ambiente on-line e os plugins necessários à visualização de todos os recursos. Em alguns casos, dependendo do curso, o aluno terá acesso também a apostilas e livros da FGV Online.

Vale ressaltar que os cursos gratuitos não possuem material didático para impressão ou para download, estando disponível apenas para uso no ambiente online.

Os cursos gratuitos online da Fundação Getúlio Vargas oferecem diploma ou certificado de conclusão?

Sim. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão com a assinatura tanto da Fundação Getúlio Vargas, quanto da do OCWC (Open Course Ware Consortium).

Há algum tipo de avaliação ao final do curso?

Sim, os alunos matriculados nos cursos passam por uma avaliação ao final do curso. Para receber o certificado, os estudantes precisam atingir uma nota máxima, estipulada pela instituição de ensino, e considerada satisfatória para concluir o curso com sucesso. Os estudante deverão manter a média igual ou superior a 7 pontos.

Apenas os cursos de Diversidade nas Organizações e Filosofia não possuem avaliações para os alunos.

Os cursos oferecidos abrangem quais áreas de conhecimento?

Os cursos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas abrangem quase todas as áreas do conhecimento, portanto podem ser realizados por profissionais de quase todas as áreas. Os temas podem variar desde finanças pessoais até sustentabilidade, passando por Direito, História, Gerenciamento de Projetos, Gestão de Pessoas, Relações Internacionais e Tecnologia.

Qual é a carga horária dos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas?

A carga horária dos cursos pode variar de 2 horas a até 30 horas.

Reaproveitamento de matérias

gostaria de sber onde e como faço para me escrever nesse curso, eu ja fiz 22disciplinas na estacio de sa napedagogia, o que faço perco tudo o que ja estudei ou voces irãõ aproveitarminhas disciplinas.maria jose da silva // belford roxo

Esses cursos são chamados de cursos livres, isto é, são para aperfeiçoamento em questões pontuais e não são de graduação. A FGV tem cursos de graduação (superior), mas a dica que estou dando aqui é sobre os livres e não superior.

Outro detalhe importante é que você está em um blog que não tem relação nenhuma com a FGV e portanto se tiver dúvidas específicas, terá de entrar em contato diretamente com eles, OK?

luis.blog.br

Ensino fundamental

eu queria fazer o ensino medio e fundamental e não consigo fazer aqui da pra me ajudar por favor??mariane thais dos santos // jardinopolis

Ensino fundamental é parte da formação básica e precisa ser feito em uma escola regular que ofereça esse tipo de curso, não é este o caso. Por favor leia o texto acima com cuidado e perceberá isso. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.