Principais serviços dos Correios como Sedex, e-Sedex, Pac e outros

Conheça as diferenças entre os principais serviços de encomendas dos Correios no Brasil, como a encomenda normal (PAC) e as várias modalidades de Sedex.

Home » Cidadania

Correios é uma empresa estatal e a maior de entregas e encomendas no Brasil. Dada a diversidade de mercadorias que são despachados, foram criados diversas modalidades de entrega a fim de atender as necessidades de empresas e indivíduos. Entre os principais serviços da empresa estão o PAC, o Sedex, o e-Sedex, entre outros. Veja neste artigo as diferenças entre esses serviços e também entre as siglas CTE e CEE.

Pac

Este é o serviço mais simples de entrega de produtos dos Correios. É voltado para quem vai enviar alguma mercadoria e não serve para cartas. Pode ser usado por pessoas físicas (sem contrato) e jurídicas (com ou sem contrato).  O valor da entrega varia pelo peso e local de entrega. O cliente pode acompanhar a entrega via código de rastreamento.

Sedex

Este é um dos serviços mais usados dos clientes dos Correios. O Sedex também é um serviço de entrega, mas um pouco mais rápido que os demais serviços. É usado para entregas nacionais e internacionais (Sedex Mundi Documento e Sedex Mundi Mercadoria). Há outras modalidades como o Sedex 10, Sedex Hoje e Sedex a cobrar. Seu prazo de entrega também depende da localidade. Neste serviço o cliente também pode acompanhar a entrega via código de rastreamento pelo site dos Correios.

Veja no vídeo abaixo informações sobre os correios e os tipos de Sedex

E-sedex

O E-sedex é um serviço de encomenda expressa para produtos adquiridos por meio de comércio eletrônico. Destinado apenas à pessoas jurídicas, tem como objetivo a rastreabilidade total dos itens enviados e de incluir até três tentativas de entrega.

Módico

Você conhece o Módico? Então, ele é um serviço de impresso normal, mas com o diferencial de ter custos reduzidos quando o material a ser enviado é educacional ou cultural.

Então, para aqueles que fazem o envio de livros, materiais didáticos e outros similares pelo Correios, poderá usar esta opção que torna o envio mais barato. Há uma tabela de preços no site dos Correios que mostra as faixas de preços cobrados para até 2kg que é o limite de envio por esse sistema.

Veja aqui a tabela. É necessário acrescentar uma taxa que na data de atualização deste artigo era de R$ 3,20 por encomenda enviada.

CTE e CEE

CTE – Centro de Triagem dos Correios. A função deste setor é separar as cartas e encomendas a serem entregues em cada cidade. Cada região de uma cidade possui um CTE de entrega. Caso uma carta ou telegrama seja enviado a uma casa mas não tenha sido entregue por diversos fatores, o cliente pode ir até o CTE de sua cidade com documento de identificação para buscar o produto.

CEE – este é o Centro de Encomendas e Entregas dos Correios. Este setor tem por função separar as encomendas e, caso elas não sejam entregues, irão para lá. Quem enviou ou quem iria receber pode ir até o CEE com documento de identificação com foto e pegar o seu produto.

Perguntas e considerações

O que é preciso para que os correios entreguem correspondência em um bairro recém construído?

A distribuição só poderá começar depois que aprovada pela portaria Nº-567/2011. Que é responsável pela entrega de objetos pessoais em nível nacional. O documento que será emitido irá estabelecer quais serão os critérios para as entregas.

Como funciona o Seguro dos correios?

O seguro oferecido é gratuito, que já fica incluído no custo do envio, o valor que será ressarcido vai depender de qual categoria o produto se encaixe.

Seguro opcional

É um serviço opcional que pode ser pedido quando a mercadoria for maior que o valor máximo do seguro oferecido pela agência dos Correios.

Serviço EMS  e Sedex Mundi

Para essa categoria o seguro equivale a 1,5% se excedermos o valor máximo, caso não exceda o valor será gratuito.

Como deverá ser a Nota Fiscal de envio da mercadoria?

Deverão contar todos os bens que estão na remessa e os valores, a exigência da nota fiscal é uma exigência e toda e qualquer mercadoria que possua algum valor deverá conter NF.

Fonte: www.correios.com.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.