O que é o sistema S, formado pelo Senai, Senac, Sesi, entre outros?

Conheça o que significa o Sistema S, qual é o papel que ele representa para a sociedade brasileira e quais são as instituições do setor produtivo que fazem parte, bem como algumas das suas atribuições, serviços e contribuições para a sociedade.

Home » Educação

O Sistema S é conhecido por poucos, pelo menos com esta definição. Muitos já estudaram em alguma de suas instituições ou foram beneficiados com seus programas e ações, mas talvez não conheça como um todo.

O Sistema S é formado por organizações e instituições todas referentes ao setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas que tem como objetivo, melhorar e promover o bem estar de seus funcionários, na saúde e no lazer, por exemplo, como também a disponibilizar uma boa educação profissional. As instituições do Sistema S não são públicas, mas recebem subsídios do governo.

São várias as organizações que compõe o sistema S, algumas delas são subordinadas à Confederação Nacional da Indústria, outras a Federação do Comércio, etc. Veja abaixo quem são elas e o endereço de seus respectivos sites.

SENAI

(https://www.senai.br) - Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria: Cuida da educação profissional e a prestação de serviços de assistência técnica e tecnológica à indústria.

O SENAI existe desde 1942 e formou milhões de profissional até então. É uma entidade parceira do FIEAC, não possui fins lucrativos, e na data deste artigo, possuía 809 unidades sendo elas móveis e fixas, espalhadas por todo o Brasil.

Sua missão é aumentar a competitividade das indústrias, por meio de ofertas e formações de novos profissionais sempre buscando solução e novas tecnologias. A visão futura é servir de referência em níveis da educação profissional, e tecnologias para as indústrias.

SESI

(https://www.sesi.org.br) - que promove a melhoria da qualidade de vida do trabalhador na indústria e de seus dependentes por meio de ações em educação, saúde e lazer.

Sua criação ocorreu em 1º de julho de 1946, seu objetivo é fornecer educação com os melhores meios de excelência. Voltado ao trabalho em indústria, suas soluções são feitas através de uma rede integrada que age em todo o Brasil, bastante focada em segurança saúde e melhor qualidade de vida.

Na data deste artigo, possuía 710 unidades espalhadas pelo território brasileiro, e 511 escolas voltadas para educação básica.

IEL

(https://www.iel.org.br) - que promove o desenvolvimento da indústria através da capacitação empresarial e do apoio à pesquisa e à inovação tecnológica.

Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Realiza preparação de empresas para uma concorrência leal e justa com todos. Em sua educação profissional envolve carreiras que garantem para serem seguidas, no campo de inovação possui um núcleo responsável pela coordenação e execução da mobilidade empresarial.

Possui 92 unidades pelo Brasil, trazendo sempre soluções inovadoras para atender as necessidades de cada empresa seguindo seus valores. O IEL está sempre presente no desenvolvimento dos profissionais de uma ema empresa e possui o programa IEL estágios.

IEL Estágios: É um programa voltado á estudantes do ensino médio, onde garante a oportunidade de qualidade para entrar em uma empresa, oferecendo para as empresas abrir portas para o conhecimento. O programa também garante bolsas de estudos, para forma práticas de aprendizados à novos cursos.

SENAC

(https://www.senac.br) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial: Educação profissional para trabalhadores do setor de comércio e serviços.

Programa SENAC de Gratuidade: É o programa que mais oferece cursos gratuitos, também é uma forma de ação social para mudar a vida dos trabalhadores, garantindo um futuro melhor. A criação do programa foi devido ao decreto 6.633 no ano de 2008, porém começou a funcionar a partir de 2009.

Ingresso ao mercado: O SENAC transforma a em maior facilidade a entrada de seu aluno na área de mercado, criando assim banco de empregos, disponibilizando os currículos para as empresas que possam fazer a contratação de um bom profissional.

Formação completa SENAC: O maior objetivo do projeto é levar o maior aprendizado possível ao aluno, para isso são oferecidas palestras, campanhas e visitas técnicas entre outras atividades extracurriculares.

SESC

(https://www.sesc.com.br) - Serviço Social do Comércio: Promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de comércio e serviços

O SESC é mantido por empresários, no ramo de turismo e serviços. É uma empresa de parte privada que garante boa qualidade de vida aos funcionários das empresas no ramo seguido.

Forma de atuação: O SESC propaga seus princípios, humanísticos e também universais, realiza atividades desenvolvidas por seus profissionais, garantindo o alcance das necessidades com boa qualidade,  possui mais de 19 mil funcionários em todo o Brasil.

Abrangências: Para conseguir atingir todo o estado com seus atendimentos conta também com redes moveis, em capitais cidades pequenas ou até mesmo periferias, existem centenas de centros de atendimento espalhados por ai. O SESC oferece a maior rede de teatros e bibliotecas do país, isso no setor privado.

Acolhimento: A instituição se adéqua a cada público, atuando também junto com outras instituições, sejam elas de origem privada ou pública, sempre mantendo uma parceria com toda a comunidade do local.

Transparência: Para objetivos operacionais o SESC é bastante recomendado e requisitado, o motivo é o fato de ser justo e transparente em suas ações, pois divulga sempre as novas informações da empresa. Em prol da gestão moderna faz sempre seu desenvolvimento de maneira econômica. Através dos relatórios fornecidos é capaz de se ter uma execução orçamentária e visível.

SENAR

(https://www.senar.org.br) - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural: Educação profissional para trabalhadores rurais

Foi criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91 e é uma instituição privada. Tem como objetivo a classe patronal rural, tem vínculos com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. A partir de 2010 ampliou seu leque de oferta rurais e também a profissionalização nos meios rural.

Faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – o PRONATEC garantindo oportunidade de realização de cursos para jovens e adultos.

  • Em 2013 expandiu seus caminhos oferecendo tanto cursos presenciais como á distância.
  • Em 2014 passou a oferecer cursos ao nível médio de ensino á distância e apoio presencial.

Princípios:

  • Organizar, supervisionar e administrar em todo Brasil para garantir a formação do profissional rural e promoções sociais.
  • Expandir parcerias, garantindo uma consolidação pública.
  • Estimulação de pesquisas e processos rurais.
  • Expandir e fortalecer os processos rurais.
  • Promover a cidadania e boa qualidade de vida.

SENAT

(https://www.sestsenat.org.br) - Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes: Educação profissional para trabalhadores do setor de transportes

É uma entidade civil sem fins lucrativos, sua criação aconteceu em 1993, como forma de cumprimento da Lei 8.706. A entidade ajuda na formação de transporte público nas cidades, ajudando na formação de novos profissionais. Dando assistência ao trabalhador em áreas como  a de saúde,  esporte, lazer e enriquecendo seus conhecimentos com cultura.

Localidades: As unidades são localizadas nos grandes centros das cidades, e postos de abastecimento, e rodovias. O objetivo e garantir novas ações no desenvolvimento profissional criando um ambiente mais favorável, para práticas esportivas.

Tem como visão: Ser referência na área de transportes e desenvolvimento profissional social.

Missão: Promover uma melhoria na qualidade e na forma de desenvolvimento do profissional, das redes de transporte.

SEST

(https://www.sestsenat.org.br) - Serviço Social de Transportes: Promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor dos transportes

As ofertas dos cursos oferecidos pelo SEST acontecem através de uma relação de diálogo entre instrutor e aluno como objetivo de desenvolvimento necessário para as atividades relacionadas ao transporte.

SEBRAE

(https://www.sebrae.com.br/) - Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas: Programas de apoio ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas

Há mais de 40 anos seu foco é o empreendedorismo, SEBRAE é de domínio privado, porém tem parcerias com ambos os setores, sejam privados ou públicos.

SEBRAE ajuda na capacitação para o crescimento de uma microempresa. Promove a competitividade entre as pequenas empresas, ajuda ao empreendedorismo no fortalecimento de uma completa economia nacional.

Estratégia: A estratégia é rever os conceitos fundamentais de crescimento, e abrir novas filiações para ajudar em todo o país, tem o direcionamento estratégico conhecido como 2022 para dar continuidade aos planos dos anos anteriores.

Central de Relacionamento SEBRAE: 0800 570 0800.

SESCOOP

(https://www.ocb.org.br) - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo: Aprimoramento e desenvolvimento das cooperativas e capacitação profissional dos cooperados para exercerem funções técnicas e administrativas.

SESCOOP busca o ensino de qualidade para profissionais, realizar auditorias e supervisionamentos gerais, assistir as sociedades cooperativas elaborando programa e treinamentos, estabelecer as metodologias adequadas para realizações de serviço, colaboração com o poder público passando total transparência, promover a realização de estudos e projetos novos que possam melhorar a sociedade.

Missão: Promove uma cultura cooperativista, e gestão para desenvolvimentos das cooperativas no Brasil.

Serviços de licitação: É uma forma de aprendizagem que realiza diversas licitações, obedecendo regulamentos estabelecidos por contratos e aprovado na Lei  nº 850 de 28 de fevereiro de 2012,

Telefone: 55 (61) 3217-1500 - (61) 3217-2100

Fax: 55 (61) 3217-2121

Cada uma delas tem dado contribuições importantes nas suas respectivas áreas de atuação. Cursos gratuitos com bolsas de estudos, promoção social, apoio ao desenvolvimento das pequenas empresas, treinamentos, entre outros. Tudo isso de forma muito próxima da sociedade. Parabéns ao Sistema S. Este blogueiro tem o orgulho de ser colaborador em uma de suas instituições.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.