O que é um TCC, uma monografia ou um artigo

Como diferenciar um Trabalho de Conclusão de Curso de um trabalho cientifico sobre uma temática especifica? Veja a Diferença entre TCC e monografia e artigo e outras questões como por que os universitários têm se preocupado tanto com o TCC?

Home » Educação

Quando se tem que afrontar a um trabalho de estudo, seja de escola, universidade, ou mesmo de trabalho profissional é importante saber diferenciar um TCC de uma monografia ou um artigo. Vendo que essa é mesmo uma consulta frequente de varias pessoas em foros e comunidades online, fiz esse post para esclarecer as possíveis dúvidas sobre esses conceitos e terminologia.

Primeiro vamos conhecer uma definição simples sobre cada um, de forma de poder depois entender suas diferenças.

O que é um TCC

A abreviação TCC refere-se a Trabalho de Conclusão de Curso e se aplica principalmente a estudantes universitários. No momento de terminar seus cursos de graduação ou pós-graduação, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso que acredite os conhecimentos adquiridos durante o tempo de estudo. Para apresentar seu TCC o aluno poderá optar por uma monografia, um artigo cientifico, uma tese para cursos de pós-graduação de doutorado, um relatório de estagio ou uma dissertação no caso de cursos de pós-graduação de mestrado. A decisão do tipo de TCC vai depender do curso e da instituição.

O que é uma Monografia

Uma monografia é um trabalho cientifico sobre uma temática especifica. Um documento escrito que detalha os resultados completos sobre uma pesquisa, se focaliza sobre um tema único, uma delimitação de campo ou um recorte da realidade global. Também, uma monografia é usualmente escrita só por uma pessoa, deve apresentar um formato claro e uma estrutura lógica e objetiva sobre os resultados da pesquisa feita.

O que é preciso na monografia?

Para fazer a monografia de uma maneira aceitável deverá conter:

  • Capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo, listas e sumário.
  • Introdução de texto, detalhes e desenvolvimento, conclusão e considerações.
  • Se desejar pode conter um glossário.
  • Utilize as referências bibliográficas.

O que é um artigo

O artigo pode se categorizar como um trabalho monográfico que se apresenta em forma sintética e objetiva. Usualmente um artigo se destina a publicações de órgãos, instituições ou revistas especializadas no assunto especifico. Um artigo pode se criar como resultado de uma pesquisa independente, ou o resultado de um desenvolvimento acadêmico. Quando se opte por um artigo, previamente deve se entender o tipo de formatação aplicável ao meio no qual vai ser publicado.

Para fazer o artigo:

  • Realize a escolha dos temas.
  • Faça a analise.
  • Utilize sempre fontes confiáveis.
  • Filtre o conteúdo.

No acabamento final:

  • Transforme os parágrafos em paráfrases.
  • Não esqueça de colocar o autor em que foi baseado.
  • Definição e formato do texto que foi elaborado.
  • Construa os elementos finais como conclusão e conteúdos pré-textuais.

Em quanto as diferenças, monografias e artigos são formatos nos quais o TCC pode ser apresentado, dependendo do curso. As diferenças entre monografia e artigo são também notórias. A monografia é um trabalho escrito mais detalhado e extenso, em quanto o artigo e mais sintético. Monografia e artigo devem seguir uma estrutura diferente. As vezes um artigo pode chegar a ser até mais trabalhoso que uma monografia, já que encaixar as conclusões de uma monografia em um artigo até chegar ao formato ideal pode tomar tempo, melhor capacidade de escrita, objetividade e síntese.

Por que os universitários têm se preocupado tanto com o TCC?

Uma das maiores preocupações dos universitários é o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), devido ao fato de ter que se expressar em falar tudo o que aprendeu durante os estudos, em muitas instituições o TCC é obrigatório para concluir o curso.

Regras ABNT

Para concluir um TCC é necessário seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para isso o texto deverá conter:

  • Fonte - tamanho e cor do texto, que deverá ser na cor azul ou preto.
  • Margens - as margens devem ser de 3 CM na parte superior, lateral direito e 2 CM na lateral esquerda e final da folha.
  • Espaços - O texto deve ter um espaçamento de 1 CM entre as linhas,
  • Títulos e Subtítulos - Devem sempre estar começando no anverso da folha localizado na parte superior, seguindo um alinhamento á esquerda. A numeração depende de como será feito o TCC.
  • Numeração de páginas - Folha de rosto e numerações deverão ser numeradas sequencialmente, a numeração deve estar sempre no canto inferior direito a 2 CM da borda.
  • Fórmulas e equações - Devem ser numeradas com algarismos romanos incluindo parênteses.
  • Figuras - Deverão sempre estar na parte superior e marcados os subtítulos em destaque.
  • Tabelas - Sempre devera conter a identificação na parte superior com a palavra "tabela".

Escolhendo o tema

Utilize várias opções - Se estiver tratando de vários tópicos, aborde o tema que mais convém ao trabalho, faça uma opção com pelo menos três temas diferentes para evitar um possível problema com um ter outro para substituir.

Conheça o tema escolhido - Antes de escolher um tema para seu trabalho de TCC pesquise sobre ele, busque informações que poderão ser util. Vale lembrar que não é conveniente basear o TCC em um texto de algum site.

Confirme se o tema escolhido é novidade - Um dos maiores problemas é descobrir que o tema já foi escolhido por outro para ser pesquisado, então antes de decidir faça um relatório para não acontecer essa situação.

Referências

Se o seu trabalho foi baseado em um texto de alguém coloque o nome e sobrenome da pessoa, o titulo original, editora, dados para complementar,  se falar sobre algum decreto coloque o nome do país que está esse decreto e os artigos.

Finalização da estrutura

CAPA - Nome da instituição que receberá o trabalho, nomes dos autores, titulo selecionado para o trabalho, número do volume se houver, município e cidade.

Fontes:

https://blog.psicologoroberte.com.br/2009/07/artigo-ou-monografia-qual-diferenca.html

https://www.neuronio20.com/2009/06/monografia-diferenca-entre-tcc-e.html

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.