O que são escolas militares? Elas são mais eficientes?

A questão da formação militar ficou em alta no Brasil em 2018 sendo um dos pactos de campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro. O então candidato entendia que esse era o mais indicado caminho para a educação no país.

Home » Educação

Escolas militares

A educação militar pode ser definida como escolas de formação clássica básica ou superior. Os tópicos abordados são fornidos por especialistas na área de educação. No entanto, o lado administrativo é tratado por especialistas militares. Conheça mais as escolas militares.

Este tipo de colégio tem uma metodologia de educação tradicional baseada na disciplina e na igualdade para todos os estudantes e docentes. Aqueles que ingressam ou terminam seus estudos nesse tipo de educação geralmente podem prosseguir com uma carreira militar.

Enfoque das escolas militares

Consequentemente, esse modo de ensino visa preparar estudantes não somente do ponto de vista da inteligência, m.as igualmente garante formação de caráter, uma maneira rigorosa e disciplinada de enfrentar os imperativos do trabalho e da vida. Uma das marcas do ensino superior oferecido pela educação militar é a educação de alta qualidade combinada com um elevado nível de competição.

Por exemplo, o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) é reconhecido como detentor de uma das formações mais qualificadas na área de engenharia do Brasil. Consequentemente, é o curso mais disputado e difícil de concluir. Após a formatura neste instituto o emprego destes engenheiros é uma questão simples. Isso devido ao fato do mercado de trabalho valorizar o prestígio do ITA..

Informações sobre escolas militares

A educação militar no país existe a partir da época do império e foi criada em 1889 no Rio de Janeiro, pelo Decreto nº 10.202, subscrito por D. Pedro II, originalmente voltado apenas aos rapazes brasileiros. Ao longo dos anos essa forma de treinamento ampliou para incluir filhas, esposas e filhos de militares.

A questão da formação militar ficou em alta no Brasil em 2018 sendo um dos pactos de campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro. O então candidato entendia que esse era o mais indicado caminho para a educação no país. Ele defendia a ideia de que a militarização dos colégios tornaria a sociedade menos violenta e promoveria uma melhor qualidade de educação.

A partir de então, essa técnica de educação tem sido amplamente abordada por educadores e especialistas da área e tem produzido muitas polêmicas, o que torna bastante ambivalente a aceitação das escolas civis-militares pela população, uma vez que existem pontos positivos e negativos sobre esse tipo de educação.

Como funciona?

Basicamente, a educação militar opera de modo similar a educação tradicional. Ambos os métodos aliás, são regidos pela lei de 20 de dezembro de 1996, lei de nº 9394, igualmente reconhecida como Lei de Diretrizes Básicas (LDB), o que mudou o comportamento dos professores que apostam no rigor e na disciplina.

Ou seja, devem cumprir o guia de procedimento que contém as normas do treinamento militar. Estas diretrizes devem ser rigorosamente respeitadas. Entre eles estão: o corte do cabelo, que é padrão para homens, as meninas não devem utilizar maquiagem ou enfeites, como brincos. Os fios devem estar sempre amarrado e o uso de uniforme também é importante. Há ainda a continência e o canto do hino

Critérios pedagógicos

Todos os padrões de ensino são fundamentados no comportamento das Forças Armadas brasileiras. O principal propósito do modelo de educação militar é preparar cidadãos moralmente éticos que cumpram com os seus deveres e valores.

Taxas

Apesar de ser um exemplo de colégio público, vários institutos podem faturar uma taxa o farda ou material que terão uso pelos estudantes ao longo do período letivo. A principal distinção entre a educação militar e a educação cívica é a parcela de investimento que o governo direciona a esses colégios. Três vezes mais do que na educação convencional.

Por isso, é significativo destacar que a efetividade dos retornos alcançados por colégios dessa natureza talvez seja o maior investimento feito por elas. Isso garante que a eficácia educacional seja modernizada e mantida com bons índices de qualidade, equivalente a uma instituição federal com boa pontuação no IDEB e no Enem.

Ingresso na educação militar

A entrada na educação militar requer aprovação por meio de uma seleção. As avaliações são ofertada para estudantes a partir da 6ª série. O exame faz perguntas que demandam compreensão de temas como belas-artes, linguagem, matemática e conhecimento geral.

Opinião pública

Apesar dessa modalidade de educação tenha sido amplamente discutida, é necessário considerar o que há aspectos positivos e negativos nesse formato. A opinião pública está ferozmente repartida sobre como o governo anseia realizar a implementação desse modo de educação.

Eficiência

Vale ressaltar que muitas vezes essa modalidade de educação pode ser eficaz, pois não apresenta o mesmo grau de deficiência ou atraso do ensino tradicional. A razão para isso é que o orçamento destinado a esses institutos é maior e as cobranças com a educação fornecida é igualmente maior, o que significa que a qualidade das instituições permanecerá sempre elevada.

Contra

A educação militar em geral não é uma forma muito democrática. É uma metodologia vertical de educação que nem usualmente é a mais eficiente em uma sociedade uma vez que os valores de uma sociedade excedem em muito a tradição posta por institutos desse tipo.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.