10 itens sobre educação especial ou especializada

Porque há uma ampla demanda de especialistas, destacamos aqui o que você deve entender acerca da educação especial. Veja as áreas de atuação, o mercado de trabalho e as competências, ou seja, tudo o que você precisa para fazer a seleção certa.

Home » Educação

Educação especial

Se há um segmento em que a necessidade por especialistas está aumentando é o de serviços de educação especial. Estamos nos referindo a educação especializada, que entrega especialistas responsáveis pelo aprendizado de jovens ou adultos com deficiência intelectual ou deficiência física e/ou mental.

A demanda por professores de educação especial está ampliando pois a necessidade de trabalho em um ambiente de escassez de mão de obra adequadamente capacitada é interminável, mesmo em tempos de crise. Os serviços de educação específicos para pessoas deficientes e idosos estão entre os mais desenvolvidos do país..

Atuação do profissional de Educação Especial

Porque há uma ampla demanda de especialistas, destacamos aqui o que você deve entender acerca da educação especial. Veja as áreas de atuação, o mercado de trabalho e as competências, ou seja, tudo o que você precisa para fazer a seleção certa.

A qualificação pedagógica especial faz parte do campo da Educação mas tem ligação intensa com o campo da psicologia e da psicopedagogia. Estamos nos referindo a universidades de ensino integral, presencial ou a distância, e semipresencial onde os alunos acompanham as aulas on-line.

Quem deve fazer graduação em educação especial?

Se tem dúvidas sobre que decisão tomar antes de se inscrever numa faculdade de educação especial, deve entender bem os serviços que este especialista desempenha. Dessa forma, você poderá optar melhor sobre qual o curso mais adequado ao seu perfil.

Áreas para o educador especial

O campo da Educação Especial é uma das áreas no país onde mais especialistas são necessários, assegurando o direito fundamental à educação dos deficientes de acordo com a lei.

De tudo o que você deve conhecer acerca da educação especial, o mais pertinente é saber onde estes especialistas podem trabalhar. De início, a educação especial não se limita a atuação em escolas regulares privadas ou públicas, apesar de que essa profissão atue prioritariamente no campo educacional..

Educação Especial: veja o que se estuda

Os programas de formação em educação especial podem se alterar de uma universidade para outra. Todavia, existe apenas um curso específico para formar profissionais para atuação no atendimento educacional de estudantes deficientes. O que você deve entender acerca da educação especial é que existem vários meios educativos para ajudá-lo a ensinar. De fato, esses mecanismos são baseados em metodologias pedagógicas que todos os especialistas da área de educação devem compreender.

Comunicação Alternativa: entenda

Um dos pontos centrais que você precisa compreender acerca da educação especial está relacionado à função que a educação especial desempenha no atendimento das carências dos estudantes.

Ou seja, você vai encontrar jovens e adultos com dificuldades de fala e escrita, e você deve participar para que eles aprendem e se desenvolvam.

Crianças autistas, pessoas com deficiência auditiva ou pessoas com paralisia, ou outras carências devem se comunicar de outras formas. O que chamamos de comunicação alternativa e que está presente na educação especial.

Profissional de Educação Especial: quais as suas características?

Todos os especialistas envolvidos no atendimento e reabilitação de estudantes deficientes através da comunicação alternativa devem atuar de maneira interdisciplinar. A intenção é que os indivíduos aprendam a interagir e a se comunicar com o mundo exterior, desenvolver inteligência e habilidades cognitivas.

Educação inclusiva e sua legislação

A Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, publicada no país pelo decreto nº 6.949 de 2009, no art. 24, admite o direito das pessoas deficientes à educação. A fim de garantir este direito qualquer tipo de separação, e com fundamento na igualdade de chances, os estados comprometem-se a garantir um sistema de ensino inclusivo em todos os graus tal como a aprendizagem no decorrer da vida.

Direito à educação inclusiva

Não é exclusivo da Convenção das Nações Unidas o debate sobre o tema, Segundo o art. 208, em seu inciso III da Constituição da República de 1988, a assistência de ensino especial é direito daqueles com deficiência e deve ser prestada sobretudo nas classes usuais da educação regular.

Após isso, a lei nº 9.394/1996, que constituiu as diretivas e fundamentos da educação nacional, especificou a quem se direciona a educação especial.

Como a educação especial é ofertada?

Já mencionamos aqui acerca do que dizem as diretivas e fundamentos da educação especial. Nesse contexto, é pertinente ressaltar que é um método de aprendizado que permeia todos os níveis, etapas e modos de ensino.

Ou seja, estamos tratando de educação, que não é só para jovens. É também uma norma legal que abrange tanto o ensino público quanto o privado, bem como formatos de aprendizado em tempo integral, misto e à distância.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.