Qual a diferença de Excel básico e avançado?

Muitas escolas oferecem cursos básicos de Excel, outras, cursos avançados, mas qual a diferença entre eles? Para fazer o avançado é preciso saber o básico? Veja um tutorial gratuito de Excel básico mostrando como usar fórmulas básicas para operações de soma, multiplicação e divisão. Tutorial básico e grátis.

Home » Educação

O Excel é uma ferramenta muito utilizada nas empresas e organização de uma maneira geral, também é utilizado por profissionais liberais, estudante e outras pessoas que precisam realizar algum tipo de trabalho tendo a planilha como a base. Desta forma o Microsoft Excel é uma das ferramentas mais utilizadas e também uma das ferramentas em que as pessoas mais buscam informações o conhecimento a respeito. Isto justifica a grande quantidade de cursos e materiais que são produzidos e disponibilizados visando atender essa grande necessidade que as pessoas têm de conhecer melhor a ferramenta.

Qual a diferença de Excel básico e avançado

Inicialmente precisamos considerar que não existe esta classificação, ou seja, o Excel é uma ferramenta única e portanto do ponto de vista a exato não existe esta classificação entre básico e avançado pois estamos falando de uma única ferramenta e não de duas. Entendido este ponto precisamos entender que especialmente as escolas usam a classificação de Excel básico e avançado como uma forma didática de atender públicos diferentes.

Normalmente existem pessoas que querem aprender algumas coisas básicas e essenciais para criar as suas planilhas pessoais ou mesmo para realizar apenas alguns trabalhos escolares, para essas pessoas não há necessidade de ir a fundo na ferramenta de conhecer recurso os complexos que eles não utilizaram e nem tenho interesse em saber. Para essas pessoas normalmente as escolas criam cursos chamados de Excel básico que vai dar a esse aluno a noção que ele precisa e mostrar as ferramentas essenciais e mais simples que o Excel tem.

Mas existem também pessoas que já conhece um pouco da ferramenta e querem ir além, normalmente motivado pela necessidade no trabalho ou outras situações, eles buscam o que  a ferramenta tem de mais complexo e completo no sentido de produzir planilhas extremamente complexas e eficazes, permitindo inclusive a integração de dados com outros sistemas. Para pessoas como essas, as escolas criam cursos avançados onde os recursos mais específicos e complexos da ferramenta são estudados.

Veja abaixo a diferença entre os programas de ambos os cursos disponíveis no Senac:

Excel básico:

  • Conhecer a extensão e utilidade de uma planilha eletrônica
  • Inserir diferentes informações em uma planilha
  • Aplicar conceitos matemáticos na elaboração de uma planilha
  • Apresentar diferentes formatos para a planilha
  • Calcular utilizando fórmulas e funções
  • Salvar e imprimir
  • Abordar atividades do cotidiano
  • Criar gráficos básicos

Ver programa completo aqui neste link. Aparentemente o curso foi reformulado e agora está junto com as outras ferramentas do Office. Veja aqui.

Excel avançados:

  • Funções matemáticas, estatísticas, de informação e de datas: CONT.SE, CONT.SES, SOMASE, SOMASES, MÉDIASE, MÉDIASES, CONTAR.VAZIO, CONT.NUM, CONT.VALORES, E, OU, SE; formatação de datas; funções DIATRABALHO.INTL, DIATRABALHOTOTAL.INTL; cálculo de horas com formatação condicional.
  • Funções de pesquisa: PROCV, PROCH, CORRESP, ÍNDICE, SEERRO; auditoria de fórmulas.
  • Importação de arquivos de texto para o Excel; importação de arquivos de dados; consultas a bases de dados; vincular dados do Excel no Access.
  • Auto filtros; filtros avançados; classificação de dados.
  • Funções de texto; cópia de fórmulas e planilhas; funções de banco de dados.
  • Tabela dinâmica.
  • Resumo de dados; consolidação; estrutura de tópicos; subtotais; cenários.
  • Validação de dados.
  • Simulações; atingir meta; solver; tabela de dados.
  • Macros.
  • Automação de planilhas; controles de formulário.

Ver programa completo aqui neste link.

Um exemplo de Excel básico

Como usar fórmulas básicas de soma e multiplicação

O Excel é uma excelente ferramenta para a realização de operações matemáticas e para isso são usadas algumas fórmulas específicas para cada tipo de operação que se deseja fazer. As chamadas operações básicas da matemática como a soma, subtração, divisão e multiplicação podem ser feitas com o auxílio da função Soma() que permite a criação de fórmulas básicas e avançadas combinando vários operadores matemáticos.

Veja abaixo um tutorial básico e grátis de como realizar operações matemáticas básicas com fórmulas criadas com o auxílio da função Soma().

Passo 1:

Em uma planilha do Excel digite os valores conforme mostrados na imagem abaixo. Eles não precisam estar nas mesmas células que usei neste exemplo.

fórmula básica de Excel com a função soma

Passo 2:

Em seguida clique na célula P2 (linha 2 e coluna P) e no menu superior, clique no botão que é o Assistente de Funções e selecione a função Soma, conforme mostrado na imagem abaixo:

Função Soma do Excel

Passo 3:

Note que foi mostrando a seguinte fórmula =Soma(N2:O2). Neste caso vamos alterar a fórmula para =Soma(N2*O2). Com isso estamos dizendo ao Excel que desejamos multiplicar o valor que está na célula N2 pelo valor que está na célula O2. O sinal de * significa multiplicação. Veja como fica na imagem abaixo:

Fórmulas básica em excel básico

Passo 4:

Depois você poderá usar os demais valores já inseridos para criar outras fórmulas. No meu exemplo eu criei mais duas.  Ficou assim:

Na célula P3 digite: =Soma(N3-O3). Veja que neste exemplo eu estou subtraindo o valor da célula N3 pelo valor da célula O3.

Na célula P4 digite: =Soma(N4/O4). Neste exemplo eu estou dividindo o valor da célula N4 pelo valor da célula O4.

O resultado ficará como mostrando na imagem abaixo:

Fórmulas básicas em Excel função soma

Outras fórmulas básicas

Usando a função Soma() você poderá criar diversas fórmulas básicas em Excel. A regra é sempre a mesma. Pegue o valor de uma célula e realize a operação com o valor de outra célula. Neste caso use os seguintes operadores matemáticos:

+ Adição

- Subtração

* Multiplicação

/ Divisão

Outro detalhe importante é que você poderá usar várias células (valores) e vários operadores matemáticos em uma mesma célula. Veja estes exemplos fictícios:

=soma(A1+B2*A3)

=soma(A1+(B2/D5))

Note que neste último exemplo primeiro a função irá resolver a divisão para depois fazer a adição, assim como é feito na matemática mesmo.

Perguntas e respostas sobre o Excel

Vale a pena fazer um curso de Excel?

Para a maioria dos casos, sim. Aparentemente é um programa bem simples de usar e basta algumas instruções básicas para você já se sentir em casa com ele. Então se a sua necessidade é trabalhos mais simples, talvez não sinta a necessidade de fazer nenhum curso nesta ferramenta. Mas para explorá-lo bem e tirar o melhor que a ferramenta pode oferecer, então eu diria que um curso poderia ser de grande valia.

Se uma pessoa já conhece um pouco de Excel, ela já pode fazer direto um curso avançado?

De certa forma sim, mas é preciso entender o que é esse pouco que a pessoa já sabe, porque as vezes é pouco demais para explorar os recursos mais avançados. Então, talvez fosse melhor aprofundar mais nas questões básicas e depois pensar no avançado. Creio que o aproveitamento seria bem melhor neste caso.

Por que o Excel é tão usado?

Porque ele é uma ferramenta matemática, acima de tudo e que explora muito bem aquilo que é muito usual, especialmente nas empresas. Controles financeiros, processos, fluxos de dados, tabelas dinâmicas, gráficos e outros. Tudo isso é amplamente usado no mercado de trabalho o Excel sabe fazer isso como ninguém. Assim, não é a toa qe a ferramenta se tornou querida no meio empresarial e domina completamente este mercado.

O Excel é gratuito? Onde posso baixá-lo?

Não, ele é uma ferramenta paga e faz parte de um pacote chamado Office que integra ainda outras ferramentas, como o Word, Power Point, entre outras.

Ele pode ser adquirido de várias formas, seja por assinatura ou compra direta. Veja neste link as opções e preços para uso no ambiente doméstico como em empresas.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.