Faculdade Gratuita. Universidades Públicas em SP

Você quer fazer uma Faculdade Gratuita? No estado de São Paulo há diversas universidades públicas com ensino gratuito e excelente qualidade. Veja outras informações aqui.

Home » Educação

Muitas pessoas se questionam quanto a fazer uma faculdade, o que fazer, e se o custo para ingressar em uma Universidade é compensável. Pois acreditam sair muito caro um curso de graduação particular. E os que já fizeram uma graduação e pretende fazer uma pós-graduação, muitas vezes passam pela mesma dúvida, o que é normal.

Hoje em dia não se tem idade e muito menos uma hora certa para pensar em fazer uma faculdade, todos querem e sabem que fazer uma faculdade atualmente é essencial tanto na vida social quanto principalmente na vida profissional.

Embora insuficiente para todos, as universidades públicas, especialmente no Estado de São Paulo, são opções para quem quer fazer um curso superior de qualidade sem ter de arcar com pesadas mensalidades. Veja abaixo a relação das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo e as instituições públicas federais.

Universidades Públicas de SP

No estado de São Paulo há três grandes universidades estaduais, são elas:

As três universidades paulistas figuram entre as melhores do Brasil. São mais de 123 mil matriculados nos 376 cursos de graduação oferecidos pelas instituições, além dos 855 cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Fatec

No âmbito estadual temos ainda as Fatecs que são as Faculdades de Tecnologia, mantidas pelo Centro Paula Souza. Elas estão presentes em dezenas de municípios do estado de São Paulo e a lista dessas unidades, bem como os municípios onde elas estão presentes, podem ser consultadas no link abaixo:

EAD

Existe ainda um projeto de educação a distância, que reuni as instituições acima e que oferece diversos cursos de graduação na modalidade EAD. O projeto chama-se Univesp e as informações sobre e como funciona podem ser vistos no link abaixo:

Universidades Federais

Além das Faculdades citadas acima existem outras que oferecem cursos gratuitos de ensino superior, que são as instituições federais, a saber:

Para quem não conhece, as faculdades gratuitas são instituições que foram criadas pelo governo estadual ou federal, oferecem um ensino de excelente qualidade, como já foi mencionado, são para todos os querem ingressar em um curso de ensino superior.

E para ingressar em umas das instituições que oferecem o ensino superior gratuito, basta ir até a instituição e se informar ou então acessar o site referente a instituição que deseja se inscrever, nesse site você encontrará informações de endereço, telefone, como se inscrever, o que é preciso entre outras dúvidas também.

Há também o site da Vunesp (www.vunesp.com.br) que oferece informações sobre todos os vestibulares que estão com suas inscrições abertas, e em andamentos e até os próximos vestibulares que vão abrir, com nome das instiutições, localidades, cronograma entre outras coisas.

Federal do ABC é paga?

Interessante essa reportagem, você demostrou varias opções para quem ter interesse de fazer faculdade sem ter custo, porém temos que ressaltar que a UFABC (Universidade Federal do ABC) mesmo sendo federal é paga, e por incrível que pareça é uma das mais caras sara // São Paulo

Na verdade as instituições públicas, como citado acima oferecem cursos gratuitos, contudo nos cursos de pós graduação latu sensu (especialização), de fato existem opções pagas, neste caso a própria USP e Unicamp são exemplos.

Cursos de graduação, mestrado e doutorado são gratuitos, ou deveriam ser. luis.blog.br

Gratuita sim, mas não totalmente de graça

Gostaria muito de fazer uma faculdade totalmente gratuita,na area de serviço social,pois não tenho condições de pagar.sou pai e mãe de 2 filhos ,e sou eu a única renda da CASA,PORISSO NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR A FACULDADE.cosma Ferreira Mota // São Paulo

Embora as universidades acima citadas oferecem cursos superiores gratuitamente, não significa que não há custos na formação.

Primeiro é necessário considerar os custos indiretos, como a aquisição de livros e outros materiais comuns a uso no curso. Depois é preciso levar em conta que entrar em uma universidade pública é desejo de boa parte dos alunos, mas não há vagas para todos e por isso o vestibular é extremamente concorrido. Normalmente consegue entrar quem investiu em uma boa educação básica (ensino fundamental e médio) ou quem investiu em um bom curso pré-vestibular. Tudo isso custa dinheiro. luis.blog.br

Gratuita sim, mas não totalmente de graça

Estou sem condições de pagar uma faculdade particular,e gostaria muito de terminar o me curso que tranquei no 2º sem.No momento na minha casa a unica renda é a minha pra ajudar minha mãe em todas as contas.Lívia Lima Primo // Diadema

Perguntas e respostas frequentes

Como faço para conseguir o ingresso gratuito em alguma universidade pública?

A própria universidade por ser pública, portanto, mantida pelo governo, dispõe de cursos com mensalidade grátis para o ensino superior. Nada de se preocupar com pagamentos e atrasos, na faculdade pública seu ensino é garantido.

No entanto, há uma ressalva. Para que você possa ingressar em qualquer curso de precisa se encaixar em uma média de proficiência (desempenho nos estudos) estabelecida pela faculdade. Muitas delas têm uma média bem rigorosa. Para comprovação do seu grau de desenvolvimento precisa passar por algum desses dois testes de nível:

  • ENEM
  • Vestibular

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que mede até onde sua capacidade e habilidades podem ser desenvolvidas nos estudos. É uma prova criada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e têm 180 questões que englobam todas as áreas educacionais, nela também há uma redação de até 30 linhas onde o candidato pode expor sua opinião a respeito de assuntos de utilidade pública.

Todo esse leque de coisas é distribuído em dois blocos aplicados em dois dias diferentes (nos domingos de fins de semana consecutivos).

A partir dele você tem a oportunidade de estudar em uma faculdade de forma gratuita, basta colocar suas notas em plataformas desenvolvidas para o ENEM e (se bem colocado na concorrência de notas) ingressar no curso escolhido sem pagar nada.

O que é o vestibular?

O vestibular é uma prova mais específica, desenvolvida pela própria faculdade. Nele também se mede o seu nível de proficiência, ele é que dirá se você vai ou não poder cursar a área desejada.

O vestibular, no entanto, exige conhecimentos mais detalhados sobre os assuntos que ele aborda. Ou seja, a prova espera do candidato um conhecimento bem mais abrangente do que o ENEM (que é um prova mais de conhecimento de mundo).

Dentro do vestibular você vai achar uma média de questões parecida com a do ENEM, e também a produção de uma redação. Pra conseguir alcançar um nível satisfatório vai precisar se esforçar bastante.

Como faço para conseguir uma bolsa integral, ou parcial, em uma faculdade particular?

O próprio ENEM seria uma ferramenta a se utilizar nesse caso, já que ele disponibiliza a oportunidade de estudos em faculdades tanto públicas (pela plataforma SISU), quanto particulares (plataforma PROUNI).

Pelo ENEM você pode conseguir uma bolsa parcial ou integral em universidades privadas, basta que alcance uma nota satisfatória que se sobreponha à de seus concorrentes no curso escolhido.

Lembrando que o ENEM ocorre todos os anos, e dá oportunidades de ingresso em faculdades de 6 em 6 meses. Para mais informações entre no site do Inep e tire suas dúvidas. É sua chance!

A própria faculdade privada pode me oferecer algum tipo de bolsa?

As universidades particulares têm, muitas vezes, disponibilidade de bolsas parciais para alguns cursos. Se informe no pólo mais próximo, ou no site da universidade que você optar.

Existe alguma outra maneira de eu não me preocupar com as mensalidades?

Bem, para quem ainda acha que não se encaixou em nenhum dos perfis acima, vamos para outro meio: o financiamento.

Financiamento é uma faculdade que só exige de você um pagamento das parcelas depois que você concluí-la (ainda depois, há um prazo de 1 ano para que se dê início aos pagamentos). Ou seja, daria tempo de você conseguir um emprego, e com o salário, arcar com as despesas das mensalidades financiadas.

É um processo um tanto burocrático, com muita papelada. Mas, para quem tem pressa em iniciar uma graduação seria uma ótima opção. Você pode financiar uma faculdade usando a nota do ENEM na plataforma FIES, ou procurar o pólo de uma faculdade particular mais próximo e pedir informações a respeito (muitas delas têm financiamento próprio disponível).

Qual a melhor opção, pública ou privada?

Não há uma questão específica que determine se as faculdades públicas ou privadas são uma melhor que a outra. Quem realmente diz se o diploma vale a pena não é o título da instituição, e sim o seu perfil como profissional. Por isso, ao começar um curso de ensino superior, se dedique e prove que realmente tem capacidade de exercer a função que escolheu.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.