Como configurar o blog no Wordpress, modificar layout e escrever

Veja o tutorial que explica passo a passo como fazer a configuração do blog no Wordpress e modificar o layout. Siga a explicação e realize a alteração no layout do seu blog com facilidade. Uma dúvida comum para quem está iniciando na blogosfera é definir sobre o que escrever. Mas a regra é simples, escreva sobre aquilo que você tem mais afinidade ou interesse.

Home » Tecnologia

O Wordpress é a ferramenta mais usada por profissionais de blogs. Ela tem recursos mais avançados e permite aos blogueiros profissionais criarem blogs sofisticados. Como desvantagem tem o fato do cadastro e a criação do blog ser em inglês. Só depois que o blog estiver criado é possível mudar o idioma para português.

A criação do blog é feita no endereço www.wordpress.com e caso tenha dificuldades, use o tutorial disponível no menu ao lado que mostra passo a passo como criar e configurar o Wordpress.

Muitas pessoas preferem o wordpress pelo fato dele oferecer a possibilidade de você baixar o software dele e instalar no seu próprio domínio e na sua hospedagem. Os blogueiros profissionais fazem isso, também muitos desenvolvedores tem o usado o Wordpress para criar sites corporativos para empresas, profissionais liberais, entre outros. Eu mesmo faço as duas coisas e funciona muito bem.

Para quem deseja usar esta opção o endereço é www.wordpress.org. Contudo é importante deixar claro que neste caso específico é necessário ter conhecimentos de programação, banco de dados e gerenciamento de sites.

Após a criação do blog no Wordpress é necessário realizar algumas modificações ou configurações. Veja abaixo as principais configurações que podem ser feitas.

Fazer login

Para acessar o painel de administração do blog vá até o endereço www.wordpress.com e informe o usuário e senha que foram definidos na criação do blog.

Alteração do idioma

A primeira coisa a fazer é alterar o idioma, para isso siga os seguintes passos:

Vá em Users -> Personal Setings -> Interface language. Altere o idioma para português-Brasil e salve as alterações no botão no final da página.

wordpress

A alteração acima tem efeito apenas no painel de administração. É necessário também dizer que o idioma do blog em si também será português, para isso siga os seguintes passos.

Vá em Configurações -> Geral -> Idioma e altere para Português do Brasil e salve as alterações.

wordpress

Configurações de leitura

Na opção Configurações de leitura você pode definir como deseja que seu blog seja visto.

O item C mostra que na home serão mostrados as últimas publicações em data cronológica inversa.

O item D mostra a quantidade de posts que serão mostrados na Home. O padrão é 10.

O item E mostra se os posts na home serão completos ou se terão apenas um resumo com o link para a postagem completa. Neste caso o ideal é ter apenas o resumo.

O item F mostra se o blog estará disponível para os mecanismos de busca ou se estarão bloqueados.

wordpress

Configurações de discussão ou comentários no blog

A configuração da discussão diz respeito aos comentários do blog.

No item C você pde configurar como quer que o usuário se identifique ao fazer um comentário. A primeira opção exigirá dele apenas o nome e o email, já a segunda opção exigira que ele esteja logado no Wordpress.

No item D você pode configurar como você será notificado quando um usuário publicar um comentário.

wordpress

Alteração do Tema ou layout do blog

Outra configuração importante é a alteração do tema ou layout do blog. O Wordpress disponibiliza diversos temas que podem ser ativados a qualquer momento. Para isso vá em Aparência -> Temas e escolha o tema desejado e clique em Ativar.

wordpress

Sobre o que escrever no blog? Ideias para uma redação

Uma dúvida comum para quem está iniciando na blogosfera é definir sobre o que escrever. Mas a regra é simples, escreva sobre aquilo que você tem mais afinidade.

Escrever sobre algo que não conhece, não entende ou não tem nenhuma afinidade não combina com o estilo de blog. Os blogueiros mais bem sucedidos são aqueles que escrevem sobre as suas profissões, seus hobies, suas habilidades, entre outras.

Para estudantes a recomendação é começar com as coisas ligadas ao seu cotidiano. Pode seu sobre a sua cidade, sua escola, as matérias escolares que você mais gosta, seus passeios, entre outros.

textos para blogs dicas

Algumas dicas:

  • Experimente escrever um texto no estilo carta aberta ao prefeito da sua cidade fazendo reivindicações ou cobrando providência de algum problema no seu bairro. As pessoas gostam de criticar os políticos, mas neste caso você precisa ser coerente, ou seja, precisa escrever algo que tenha justificativa e bons argumentos.
  • Experimente escrever um texto simulado a narrativa de um acontecimento importante em sua cidade ou seu bairro. Foque nos detalhes e não esqueça que toda história precisa ter começo, meio e fim.
  • Experimente escrever um texto agradecendo alguém como seus pais, amigos, professores ou a Deus, por algo importante que eles tenham feito. Apresente justificativas, expresse sentimentos em forma de palavras, etc.
  • Faça um resumo crítico de um filme que você viu ou de um livro que você leu. O resumo crítico é uma análise ponderando os pontos fortes e fracos da obra. Você deve usar suas palavras para descrever sua percepção daquela obra. Veja alguns exemplos:

    Piratas da Informática: História da Microsoft e Apple, resumo crítico

    Resumo crítico do livro: Segurança no Desenvolvimento de Software

Enfim, há muitas formas de encontrar assuntos sobre o que escrever, aliás, pensar nos assuntos, refiná-los, dar prioridade aos temas mais importantes é uma das tarefas de um blogueiro, sabia?

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.