Financiar imóvel novo ou usado, casa ou apto, Caixa ou outro banco?

Você pretende Financiar casa pela Caixa? Não deixe de ver estas dicas de financiamento da casa própria pela Caixa, certamente você vai precisar delas. Devo financiar imóvel novo ou usado, casa ou apartamento. Essas e outras questões serão tratadas.

Home » Cidadania

Fazer um financiamento para a compra da casa própria é o caminho encontrado por milhares de brasileiros. Nos últimos anos o número de financiamento aumentou muito no Brasil, a melhora econômica tem estimulado o setor de construção civil que não para de construir. Quem não sonhou em ter a casa própria? Para a maioria este sonho está atrelado ao fato de financiar a casa própria pela Caixa. Segue algumas dicas de financiamento da casa própria.

Imóvel novo x imóvel usado

Se possível, escolha imóveis novos. Os juros as vezes são mais mais baixos e a satisfação pode ser maior, afinal, um financiamento de 25 ou 30 anos sugere um imóvel para muito tempo.

Como parte do processo de avaliação do financiamento, o imóvel também é avaliado, geralmente por um engenheiro enviado pela Caixa. Neste caso, um imóvel novo terá mais probabilidade de ser aprovado, visto que ele tem uma infraestrutura ainda nova, diferente de imóveis antigos que podem apresentar alguns problemas de infraestrutura.

Do ponto de vista usual, um imóvel novo também apresenta mais vantagens, pois provavelmente terá sido utilizado materiais mais modernos na sua construção e portanto ele pode estar mais alinhado a realidade do momento do que um imóvel antigo. Isto vale não apenas para os materiais, bem como ao estilo arquitetônico que também sofre variações de acordo com o tempo.

É claro que esse fator pode não se fazer verdadeiro em tudo os casos, pois pode muito bem um imóvel antigo ter sido reformado e estar em melhores condições do que um imóvel novo. Mas aqui estou tratando de casos gerais.

Casa ou apartamento

Eu prefiro apartamento, minha esposa prefere casa, sabe o que eu fiz? Financiei uma casa. A questão aqui é que aparentemente há mais ofertas de apartamentos, especialmente para imóveis novos. Conta também a segurança, localização, entre outros fatores. Muitos não gostam de apartamento pelo fato de haver o valor d condomínio, que acrescido do valor da prestação da casa pode elevar as despesas mensais.

E quando se trata de imóveis novos, especialmente de empreendimentos com várias unidades é mais fácil você encontrar apartamentos do que casas. Então talvez por uma questão da disponibilidade, os apartamentos vão aparecer como alternativa mais interessante por ter um maior número de unidades disponíveis a venda no mercado.

Financiar pela Caixa ou por outros bancos

Sem dúvida que financiar pela Caixa é a melhor opção. A Caixa tem uma tradição maior e certamente juros mais baixos. Contudo, o ideal é fazer uma simulação na Caixa e depois em outros bancos, mas se o fator de decisão for apenas o valor das prestações, dificilmente outro banco irá competir com a Caixa.

É claro que a regra de comparar é muito válida, especialmente se você tem conta a muito tempo em determinado banco e tem um bom relacionamento com ele. Neste caso talvez em função do histórico que você tem com a instituição, pode ser que você consiga taxa de juros e condições de financiamento melhores do que a da Caixa.

Então nesse caso vale a pena comparar para tentar encontrar a melhor opção, especialmente em relação à taxa de juros que é um fator muito importante quando se pensa em um financiamento de longo prazo.

Tipos de financiamento

A Caixa oferece várias modalidades de financiamento. Algumas com juros pré-fixados, outras com juros pós-fixados. Eu optei pela primeira alternativa. A mais nova modalidade de financiamento é o programa Minha Casa Minha Vida que é indispensável para aqueles que desejam financiar um imóvel mais barato e que atendam os requisitos do programa. Os juros são muito baixos e você ainda recebe um bom valor de subsídio.

Parcelas decrescentes

É verdade que o valor das parcelas são decrescentes? Sim. Isto acontece pelo fato que a cada prestação que você paga, uma parte é juros e a outra parte amortiza o saldo devedor na Caixa, assim, no mês seguinte você deve menos e o valor e com isto a prestação cai. No meu caso, dá em torno de R$ 2,00 de diferença entre uma prestação e outra. Não é muito, mas depois de um certo tempo, começa fazer sentido.

É difícil fazer um financiamento pela Caixa

Há muita burocracia. Se você quer financiar a casa própria, aconselho fazer o seguinte:

  • Verifique como está o seu nome e nome das pessoas da sua família. SPC, Banco Central, Etc;
  • Procure um imóvel com Calma, não compre o primeiro que aparecer;
  • Verifique a documentação do imóvel e as condições do mesmo. A Caixa é bem rígida nisso;
  • Junte a documentação necessária para a comprovação de renda. Holerite, extrato bancário, entre outros. Eu usei a declaração do importo de renda, é uma boa forma de comprovação;
  • Faça uma simulação de financiamento no site da Caixa;
  • E finalmente e mais importante, marque uma visita à uma agência da Caixa e converse com o pessoal que dará boas orientações.

Eu desejo sucesso!

Como financiar sem entrada?

Entrei em vários sites que tratam de financiamento de imóveis, porem todos que eu encontrei terei que dar uma entrada ou usar o FGTS. Meu FGTS e muito baixo p/ dar de entrada.( apenas 6 meses). Alguém sabe como devo fazer neste caso, já que não possuo recursos financeiros para dar de entrada. Meu salario bruto e de 1.800,00. Agradeceria muito se alguém ligado a área de imóveis pudesse me dar alguns orientações.

Como disse " não possuo dinheiro para dar como entrada". O meu objetivo e comprar um imóvel no valor máximo de 70.000,00 e usado. Como não tenho condições de arcar com duas despesas: financiamento e aluguel, meu proposito e financiar e mudar para o mesmo.

E possível conseguir um financiamento nestas condições?

Desde já agradeço por quaisquer informações. luiz alberto lima // contagem-MG

Financiamento habitacional não é feito em sites e o máximo que você consegue na internet são informações gerais sobre financiamento. O correto é você procurar um correspondente ou uma agência da Caixa onde cada caso é analisando de forma individual. As regras de financiamento podem mudar e em muitos casos você acaba tendo subsídio do governo quando financia um imóvel sobre condições estabelecidas no Programa Minha Casa Minha Vida.

Portanto, procure a Caixa, pois ela poderá dar as informações necessárias para obter o financiamento habitacional. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.