Influência da internet na vida dos jovens e adolescentes

Como é a influência da internet na vida dos jovens e adolescentes. Veja esta análise dos pontos positivos e negativos que a internet proporciona, os perigos envoltos nela e os principais pontos de influência que consideramos.

Home » Tecnologia

A participação de jovens e adolescentes nos diversos ambientes virtuais é uma realidade muito intensa. Redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagram, entre outras são muito atrativos para todos. Educadores, pais e os próprios interessados devem ficar atentos quanto a influência que a internet tem na vida de jovens e adolescentes, especialmente as seguintes:

Jovens e adolescentes mais comunicativos

A comunicação é o ponto alto desta influência. Ainda que seja uma comunicação pouco produtiva, mas ela existe e está caracterizada pelo chamado “estar conectado”.

Esta comunicação nem sempre é compreendida, pois aparentemente estão se comunicando menos, mas a questão é que quase tudo é feito online, logo houve uma mudança que precisa ser percebida aqui.

Se antes esperava que as pessoas se comunicassem verbalmente e presencialmente, houve é pelos meios eletrônicos que eles se comunicam mais, especialmente uns com os outros.

Jovens e adolescentes menos focados em TV

A internet pode estar provocando uma mudança saudável na vida de jovens e adolescentes que é tirar o foco da TV, que historicamente sempre provocou uma influência muito negativa na vida das pessoas.

É claro que ficar longe da TV é a princípio uma coisa boa, especialmente a TV aberta apresentava e ainda apresenta um conteúdo muito ruim, mas é preciso também ter cuidado com a internet, pois em muitos casos acaba-se trocando seis por meia dúzia.

Netflix, Youtube, Facebook Watch, Tik Tok, Instagram e outros serviços de vídeo também está carregado de conteúdo ruim e portanto é preciso ter um pouco de sensibilidade para filtrar o joio do trigo.

Jovens e adolescentes mais estudiosos

Gostaria que esta afirmação fosse uma verdade, mas não sei ao certo se é. O que quero mostrar é que a internet possibilita um ambiente estudantil muito rico, com conteúdos áudio-visuais dos mais diversos tipos. Não há nenhum paralelo na história do homem que possibilitou tanta facilidade para estudar. Se esses jovens tirarem proveito disso, o ganho será enorme.

Se depender de quantidade de conteúdos e formatos disponíveis, teríamos jovens cada vez mais bem informado e muito mais preparados para o mercado de trabalho, por exemplo. Afinal o que não faltam são vídeos, textos e outros tipos de materiais com praticamente qualquer tipo de assunto.

Jovens e adolescentes mais ativos

A atividade online dos brasileiros é uma das maiores do mundo e isto se aplica em boa dose a jovens e adolescentes que em função de um pouco mais de tempo disponível, puxa essa fila.

Que esse grupo é mais ativo na internet e em especial nas redes sociais é evidente, o que de fato jovens e adolescentes ficam fazendo em tanto tempo na frente do computador ou do celular?

É ai que entra o papel dos pais no sentido de orientar e procurar acompanhar de perto as atividades dos filhos nas redes sociais. Há muita coisa boa e há muita coisa ruim. Será que eles estão preparados para fazer esta filtragem? Cabe aos pais o papel de ensinar.

Jovens e adolescentes mais expostos

Para concluir é preciso dizer que há uma influência muito negativa na vida desses jovens que é uma exposição demasiadamente grande, esse tipo de comportamento abre brechas de segurança e expõe suas vidas de uma forma desnecessária.

Deixar nº de telefone, fotos e endereços pessoais em redes sociais por exemplo é uma prática perigosa.

A atitude na internet do povo brasileiro é considerada á maior do mundo, porem a pergunta é, o que os jovens ficam fazendo por tanto tempo em frente á um computador? - Para concluir isso sabe-se que essa relação entre o micro e usuário poderá causar grandes danos a saúde. Desde que a internet ficou popular a partir do século XX o mundo ficou diferente, realizou grandes mudanças, com isso conseguiu-se obter várias melhorias para o dia-a-dia.

Como tudo na vida tem as vantagens mais também tem as desvantagens, com a internet não poderia ser diferente, a internet possui grandes tentações que pode abalar á qualquer um principalmente por seu público ser a maioria formada por crianças e jovens. O problema é que agora as pessoas ficam muito tempo sintonizados na rede e esquecem das suas obrigações.

O que a internet apresenta?

O grande ou até mesmo principal motivo da internet tomar muito tempo de quem á acessa se explica na infinidade de opções que é disponibilizado, e essas disponibilização pode ser: filmes, jogos online como Conter Strike, as redes sociais, filmes que podem ser assistidos através da própria internet, musicas, entre diversas outras opções que causam entretenimentos.

Perigos da Internet

A internet pode ser muito útil, porém também tem seu lado desagradável, existem tudo quanto é tipo de perigo de perigo na internet, desde pessoas vendendo armas, drogas, assassinos, e pessoas de mal intenção. Existem também os crackers, aqueles que estão dispostos a roubar senhas de banco, fotos pessoais, e tudo o que encontrarem de importante pela frente. Então é necessário tomar muito cuidado antes de sair por ai acessando qualquer site que ver pela frente.

Os benefícios de acessar a internet são praticamente infinitos, com ela dá para conhecer o mundo, tirar informações de um lugar desejado, buscar rotas para chegar em algum local, adquirir novos conhecimentos, e falar com pessoas novas e fazer amizade através das redes sociais.

Deep Web

A internet é constituída pela internet clássica que é essa que conhecemos e a Deep Web. A Deep Web funciona de forma criptografada, ou seja, sem possibilidades de conhecer os autores ou frequentadores do site, lá pode ser encontrado tudo quanto é tipo de coisa ruim, como matadores de aluguel, venda de pessoas, encontros para brigar, assassinos esperando alguém para fazer de vítima, cracker querendo uma presa para poder atacar roubar dados importantes e pessoais. A Deep Wbe é dividida em 6 estágios onde pessoas como nós só conseguiremos acessar o primeiro, cada estágio contém informações mais perigosas a única forma de entrar na Deep Web é utilizando um navegador especial.

Isso faz com que levante a curiosidade de adolescentes que acabam entrando por curiosidade mais que não sabem o perigo que a internet está oferecendo a ele.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.