Inscrição no FIES, condições e simulação de financiamento

Veja algumas condições de financiamento para o programa FIES, como os percentuais, simulação de financiamento e as dicas para inscrição no FIES. Conheça as informações sobre o financiamento para estudantes na rede particular de ensino superior.

Home » Educação

Programa de iniciativa do MEC – Ministério da Educação, o FIES é um financiamento concedido aos estudantes para arcar com as despesas de um curso de ensino superior em uma instituição de ensino particular, em que o estudante deverá já estar matriculado no curso ao qual deseja solicitar o financiamento. O FIES vem passando por algumas alterações a fim de contribuir com os interessados quando forem realizar a contratação do financiamento. Cada estudante poderá matricula-se em um único curso de graduação e que o aluno esteja cursando normalmente. Não é válido situações de matrícula trancada.

Veja abaixo algumas informações sobre a inscrição no programa de financiamento estudantil, as condições e simulação de financiamento.

Inscrições no FIES

A inscrição do Financiamento Estudantil pode ser realizada por qualquer estudante matriculado em um curso de ensino superior em uma instituição privada, devendo o aluno encontrar-se em situação ativa e não de trancamento pois será desconsiderado caso encontrar-se na segunda situação, a inscrição é feita em apenas um curso por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior devendo o candidato informar-se na instituição se ela é parceira do programa.

A inscrição será desconsiderada nos seguintes casos:

  • cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
  • inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento).

Condições de financiamento

Existem algumas condições de financiamento para o programa FIES, entre as condições são encontrados os percentuais mínimo e máximo para custear o estudante, em que o valor mínimo consistam inalterável em 50% do valor do curso, para o valor máximo do financiamento pelo FIES seguem as seguintes condições:

  • Até 100% (cem por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com estes encargos for igual ou superior a 60% (sessenta por cento);
  • Até 100% (cem por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino no caso de bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no FIES no mesmo curso em que é beneficiário da bolsa e estudantes de cursos de licenciatura, independentemente da renda familiar mensal bruta per capita;
  • até 75% (setenta e cinco por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com estes encargos for igual ou superior a 40% (quarenta por cento) e inferior a 60% (sessenta por cento);
  • de 50% (cinquenta por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante por parte da instituição de ensino quando o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com estes encargos for igual ou superior a 20% (vinte por cento) e inferior a 40% (quarenta por cento).

Simulação de Financiamento

O sitio do FIES disponibiliza uma área em que o candidato poderá realizar uma simulação do financiamento que pretende realizar para que assim se certifique das taxas que serão cobradas e do valor da parcela. É importante que o estudante saiba em relação ao simulador que:

  • O simulador possui caráter meramente ilustrativo e tem por objetivo disponibilizar informações aproximadas sobre a sua dívida futura, bem como sobre o montante de recursos a serem despendidos mensalmente para quitá-la;
  • A simulação aqui realizada considera o dia de hoje como data de assinatura do contrato;
  • Os valores das prestações são calculados considerando os dados que você informar ao sistema

Veja a entrevista abaixo, explicando o que é o FIES e sua importância para os estudantes no Brasil:

Os candidatos que desejarem se inscrever no Programa de Financiamento Estudantil deverá realizar a sua inscrição seguindo três passos, sendo:

Passo 1 – Inscrição

Essa fase consiste basicamente de o candidato entre no site do SisFIEs que é o site destinado à inscrições e informe todos os dados que lhe for solicitado obrigatoriamente, os principais dados são:

  • número de Cadastro de Pessoa Física (CPF),
  • data de nascimento,
  • um endereço de e-mail válido

Após informar tais dados o candidato devera criar uma senha de acesso permanente, em seguida conferir o seu e-mail em que será enviada automaticamente um e-mail de confirmação do cadastro em que constará instruções para acessar o site e informar outros dados para a solicitação do financiamento, sendo documentos pessoas, dados sobre o curso e a instituição que deseja realizar entre outros que lhe será pedido.

Passo 2 -Validação das Informações

A validação das informações é realizada após o termino da inscrição, em que o candidato deverá proceder com o "validamento" comparecendo na CPSA da instituição que cadastrou no prazo de dez dias ininterruptos ao da realização da inscrição para a comprovação das informações cedidas no site durante a inscrição.

Passo 3 – Contratação do Financiamento

O terceiro e último passo da inscrição consiste da contratação do financiamento que deverá ser realizada em um prazo de dez dias ininterruptos após três ao da comprovação dos dados, em que o candidato terá de procurar uma agência financeira que tenha parceria com o FIES a qual será escolhida durante a inscrição juntamente com a agência de escolha do candidato, esse comparecimento do candidato na agência financeira é para que seja realizada a contratação formal do financiamento. Entre as agências parceiras do FIES estão:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil

Conclusão

Desenvolvido pelo MEC – Ministério da Educação o programa do FIES – Financiamento Estudantil foi criado com o objetivo de contribuir com os interessados em realizar um curso superior em instituições particulares de ensino, e que os candidatos não possuam condições financeiras momentaneamente, então o FIES é um financiamento que o interessado solicita para o pagamento das despesas que tiver com o curso durante todo o período do mesmo. Em 2010 algumas mudanças foram realizadas em relação ao FIES, sendo entre elas a disponibilização da solicitação do financiamento para os candidatos em qualquer época do ano, e ainda a queda da taxa de juros para 3,4/a devido a transferência administrativa ter passado para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O MEC criou também o site https://sisfiesportal.mec.gov.br/ onde o candidato poderá obter todas as informações e fazer a inscrição para solicitar o financiamento estudantil.

As informações deste artigo foram obtidas no site do Fies acima citado.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.