Educação e Utilidade Pública Educação e Utilidade Pública

Inscrição no FIES, condições e simulação de financiamento

Veja algumas condições de financiamento para o programa FIES, como os percentuais, simulação de financiamento e as dicas para inscrição no FIES. Conheça as informações sobre o financiamento para estudantes na rede particular de ensino superior.

Programa de iniciativa do MEC – Ministério da Educação, o FIES é um financiamento concedido aos estudantes para arcar com as despesas de um curso de ensino superior em uma instituição de ensino particular, em que o estudante deverá já estar matriculado no curso ao qual deseja solicitar o financiamento. O FIES vem passando por algumas alterações a fim de contribuir com os interessados quando forem realizar a contratação do financiamento. Cada estudante poderá matricula-se em um único curso de graduação e que o aluno esteja cursando normalmente. Não é válido situações de matrícula trancada.

Veja abaixo algumas informações sobre a inscrição no programa de financiamento estudantil, as condições e simulação de financiamento.

Inscrições no FIES

A inscrição do Financiamento Estudantil pode ser realizada por qualquer estudante matriculado em um curso de ensino superior em uma instituição privada, devendo o aluno encontrar-se em situação ativa e não de trancamento pois será desconsiderado caso encontrar-se na segunda situação, a inscrição é feita em apenas um curso por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior devendo o candidato informar-se na instituição se ela é parceira do programa.

A inscrição será desconsiderada nos seguintes casos:

Condições de financiamento

Existem algumas condições de financiamento para o programa FIES, entre as condições são encontrados os percentuais mínimo e máximo para custear o estudante, em que o valor mínimo consistam inalterável em 50% do valor do curso, para o valor máximo do financiamento pelo FIES seguem as seguintes condições:

Simulação de Financiamento

O sitio do FIES disponibiliza uma área em que o candidato poderá realizar uma simulação do financiamento que pretende realizar para que assim se certifique das taxas que serão cobradas e do valor da parcela. É importante que o estudante saiba em relação ao simulador que:

Veja a entrevista abaixo, explicando o que é o FIES e sua importância para os estudantes no Brasil:

Os candidatos que desejarem se inscrever no Programa de Financiamento Estudantil deverá realizar a sua inscrição seguindo três passos, sendo:

Passo 1 – Inscrição

Essa fase consiste basicamente de o candidato entre no site do SisFIEs que é o site destinado à inscrições e informe todos os dados que lhe for solicitado obrigatoriamente, os principais dados são:

Após informar tais dados o candidato devera criar uma senha de acesso permanente, em seguida conferir o seu e-mail em que será enviada automaticamente um e-mail de confirmação do cadastro em que constará instruções para acessar o site e informar outros dados para a solicitação do financiamento, sendo documentos pessoas, dados sobre o curso e a instituição que deseja realizar entre outros que lhe será pedido.

Passo 2 -Validação das Informações

A validação das informações é realizada após o termino da inscrição, em que o candidato deverá proceder com o "validamento" comparecendo na CPSA da instituição que cadastrou no prazo de dez dias ininterruptos ao da realização da inscrição para a comprovação das informações cedidas no site durante a inscrição.

Passo 3 – Contratação do Financiamento

O terceiro e último passo da inscrição consiste da contratação do financiamento que deverá ser realizada em um prazo de dez dias ininterruptos após três ao da comprovação dos dados, em que o candidato terá de procurar uma agência financeira que tenha parceria com o FIES a qual será escolhida durante a inscrição juntamente com a agência de escolha do candidato, esse comparecimento do candidato na agência financeira é para que seja realizada a contratação formal do financiamento. Entre as agências parceiras do FIES estão:

Conclusão

Desenvolvido pelo MEC – Ministério da Educação o programa do FIES – Financiamento Estudantil foi criado com o objetivo de contribuir com os interessados em realizar um curso superior em instituições particulares de ensino, e que os candidatos não possuam condições financeiras momentaneamente, então o FIES é um financiamento que o interessado solicita para o pagamento das despesas que tiver com o curso durante todo o período do mesmo. Em 2010 algumas mudanças foram realizadas em relação ao FIES, sendo entre elas a disponibilização da solicitação do financiamento para os candidatos em qualquer época do ano, e ainda a queda da taxa de juros para 3,4/a devido a transferência administrativa ter passado para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O MEC criou também o site https://sisfiesportal.mec.gov.br/ onde o candidato poderá obter todas as informações e fazer a inscrição para solicitar o financiamento estudantil.

As informações deste artigo foram obtidas no site do Fies acima citado.

Veja também