10 itens sobre EJA em vários estados: SP, MG, RJ, PR e RS

Qual a diferença entre supletivo e EJA - Educação de Jovens e Adultos? Veja a análise que explica a aplicação dos termos EJA e Supletivo para a educação de jovens e adultos

Home » Educação

Supletivo e EJA

Antigamente o termo supletivo era muito comum, mas atualmente muito se fala em EJA, então qual a diferença entre supletivo e EJA?

Na prática não a diferença alguma, o que acontece é que o termo supletivo era usado antigamente e abrangia a educação para pessoas já na idade adulta, tanto para o 1º grau como para o 2º grau. Atualmente esse tipo de educação recebeu uma nova terminologia que passou a ser chamado de EJA - Educação de Jovens e Adultos. Em termos práticos é a mesma coisa, pois tanto antigamente quando se chamava supletivo, assim como hoje que é chamado de EJA, esta modalidade de educação é destinada para formação de certificação de pessoas que não concluíram seus estudos na idade ideal e desejam fazer agora depois de jovens ou já na idade adulta.

Idade mínima

É importante considerar que a idade mínima para uma pessoa fazer o EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. Os alunos que estiverem abaixo desta faixa de idade deverão matricular se na escola regular e não na modalidade EJA.

Quem conclui seus estudos na modalidade supletivo, pode fazer faculdade?

Esta é uma dúvida comum entre as pessoas. A resposta é sim. Se você concluiu seus estudos e recebeu o certificado de conclusão do Ensino Médio pela secretaria de educação do Paraná ou pela secretaria de educação de outro estado brasileiro, está apto a prestar exames vestibulares e ingressar em uma faculdade, universidade ou centro universitário, seja público ou privado.

EJA em São Paulo

Para aqueles que desejam estudar no estado de São Paulo através de sistema e EJA que é a Educação de Jovens e Adultos ou supletivo, poderá contar com uma extensa rede de escolas públicas estaduais que oferecem esse tipo de educação em duas modalidades, sendo a presencial e também a semipresencial. Todas essas informações você encontra no site da secretaria estadual de educação do estado de São Paulo que mantém um formulário para que você possa consultar em sua cidade quais escolas oferecem esse tipo de educação.

Para localizar uma escola que ofereça o supletivo ou o EJA no estado de São Paulo, acesse este endereço da Secretaria Estadual de Educação:

https://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_escolas.asp

Depois no item Etapa escolha EJA Presencial ou EJA Semipresencial, escolha a cidade desejada e clique em Consultar.

EJA no RJ

No Rio de Janeiro a Secretaria de Educação do Rio também disponibiliza em seu site as informações relativas ao exame: https://www.seeduc.rj.gov.br

A educação é importante para termos acesso a melhores postos de trabalho e um melhor relacionamento com a sociedade como um todo. As pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade própria poderão fazê-lo através da submissão aos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, antigo exame supletivo.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o EJA – Educação de Jovens e Adultos, antigo supletivo, pode ser feito em diversas cidades do estado mineiro. A Secretaria de Educação de MG é responsável pelo exame supletivo em Belo Horizonte e em todo o estado de MG.

Todas as informações sobre o EJA em MG, podem ser obtidas no site: https://www2.educacao.mg.gov.br

Lembrando que para as provas do ensino fundamental é necessário ter 15 completos e o ensino médio 18 anos. A Secretaria de educação apenas aplica a prova do supletivo, cabendo ao aluno definir a forma de estudos, que poderá ser em cursos regulares ou estudar por conta própria.

EJA no Rio Grande do Sul

No site da Secretaria, você encontrará o edital para os exames do EJA no RS, bem como as datas, locais de prova e outras informações relacionadas à Educação de Jovens e Adultos tanto em Porto Alegre com nas cidades do interior do estado gaúcho.

O endereço do site da Secretaria de Educação do RS com as informações do EJA é: https://www.educacao.rs.gov.br/exames

Mantenha-se informado no site acima para não perder a data de inscrição, OK?

EJA no Paraná

No Paraná o exame supletivo ou EJA – Educação de Jovens e Adultos, é aplicado em diversas localidades do estado paranaense. A versão oficial do exame supletivo é feita pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná em diversas localidades do PR. Embora, exista inúmeras escolas que preparam os alunos, o exame que emite ao aprovado o certificado é feito apenas pela Secretaria da Educação do Estado. Se você deseja prestar os exames supletivos no Paraná, veja abaixo algumas informações úteis.

Com qualquer idade posso fazer o supletivo no Paraná?

Para prestar os exames do EJA o aluno deverá ter pelos menos 15 anos (ensino fundamental) e 18 anos para o Ensino Médio. Esta exigência de idade é válida as provas dos supletivos no Paraná e em todo o Brasil, pois consta na LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil do Ministério da Educação.

Como saber onde devo fazer o supletivo no PR?

Procure uma escola estadual mais próxima e informe-se sobre a Educação de Jovens e Adultos naquela escola ou em outra escola próxima. Caso a escola não tiver o EJA, dirija-se a delegacia de ensino do seu município e informe-se sobre as escolas que oferecem preparação ou local de aplicação dos exames. Caso esteja em um pequeno município talvez a delegacia de ensino seja em outra cidade próxima, informe-se. Se ainda não ficar satisfeito com o que encontrar, fale com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, através do site: https://www.educacao.pr.gov.br/EJA-Seed

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.