Qual melhor navegador: Internet Explorer, Chrome, Firefox ou Safari?

O que é um navegador e quais os tipos de navegadores disponíveis. Breve descrição do Internet Exploer, Firefox, Chrome, Safari e outros. Veja um histórico de participação deles com gráficos de acompanhamento em diversos anos.

Home » Tecnologia

Após a conexão estabelecida com a internet, o próximo passo é usar um navegador para acessar as páginas que estão nos milhares de sites na web. Sem um navegador poderemos usar diversas aplicações na internet, mas não poderemos acessar os conteúdos da web. Reveja o artigo: qual a diferença entre web e internet.

O que é um navegador

Um navegador é um programa de computador desenhado para fazer requisições (chamadas) de páginas na web, receber e processar essas páginas. Quando digitamos o endereço de um site ou página na barra de endereços, o navegador enviar uma chamada à procura da página solicitada. Se houver uma resposta positiva, ou seja, se a página for encontrada, então, ele faz a leitura do conteúdo da página e mostra para o usuário.

Tipos de navegadores

Atualmente encontramos diversos navegadores no mercado, porém, todos realizam a mesma função básica. Alguns oferecem recursos adicionais na tentativa de conquistar novos adeptos. Veremos abaixo uma breve descrição dos principais navegadores do mercado.

Internet Explorer

Ele já foi o navegador mais usado e embora atualmente tenha perdido este posto, ainda continua presente em muitos computadores, ele é da Microsoft e já vem instalado no Windows. É bastante simples, porém poderoso e oferece além das funções básicas diversos recursos para os usuários mais exigentes. Desde a versão 10 do Windows ele passou a ser um navegador substituto, já que a Microsoft lançou o Edge que veio exatamente para substituir o IE.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge é a nova aposta da empresa como navegador do Windows e assim com o seu antecessor ele já vem instalado com o Sistema Operacional e tem como característica o fato de ter um design mais adequado a nova interface gráfica que a Microsoft adotou deste a versão 8 para o Windows e de fazer o processamento das páginas mais rápidas que o seu antecessor.

Mas o navegador não conseguiu ainda a grandeza que seu antecessor teve. Embora ele seja instalado junto com o Windows e esteja disponível em todas as máquinas com este sistema operacional, sua participação no mercado ainda é pífia.

Houve recentemente melhorias no navegador e parece estar bem mais estável que versões anteriores.

Mozilla Firefox

É um navegador bastante popular, principalmente entre os profissionais de tecnologia que acabaram optando pelo uso dele em repúdio ao Internet Explorer. Tem muitos recursos adicionais, também chamados de plugins, que possibilita um maior controle sobre a página vista.

Teve grande apelo no início e deu sinais que seria a grande aposta do mercado a desbancar o Internet Explorer, mas ele acabou sendo derrotado por outro navegador, o Chrome. Isto não significa que ele não seja bastante usado e seja de grande valor, mas a grande fatia do mercado que ele poderia ter ganhado do IE foi mesmo para o navegador do Google.

Google Chrome

O Google Chrome e o navegador do Google e é bastante ágil, principalmente no processamento de páginas com muito código em javascript. Ele tem um design mais limpo e é uma alternativa ao Internet Explorer e Firefox. Os demais navegadores concorrem também, mas tem uma participação muito grande no bolo do mercado de navegadores e atualmente pode ser considerado o principal navegador. Como característica está o fato de ter um design bastante simples e eficaz, bem como processar as páginas de forma muito rápida.

Hoje ele é o principal navegador com extraordinária participação do mercado, embora muito criticado por profissionais de infraestrutura, por exemplo, que alegam que ele consome muita memória.

O grande problema do Chrome é o alto consumo de memória, talvez em função da quantidade de instâncias que ele abre no Windows. é muito estranho como ele trabalha.

Safari

O Safari é o navegador da Apple e está presente nos seus produtos como no iMac, iPad, iPhone, entre outros. Mas nem só de Mac vive o Safari, ele também tem a versão para Windows. Não é tão popular como os anteriores, mas graças ao avanço da Apple nos últimos anos é possível que ele venha ganhar mercado.

Hoje o grande triunfo do Safari é mesmo o iPhone que usa este navegador como padrão. Eu uso ele no iPhone e confesso que é muito bom. Já usei também no Windows, mas não é a mesma coisa. No iPhone ele está em casa e assim como quase tudo nele, beira aquilo que poderíamos chamar de ideal em termos de recursos de celular.

Android browser

O Android browser é o navegador presente nos celulares e tablets que levam o sistema operacional Android. Como existem muitos aparelhos com este SO, a participação do Android browser é bastante significativa no mercado, como poderá ser visto na última imagem mostrada abaixo.

Muito usado, como pode ser visto na tabela no final. A quantidade de smartphones com Android é gigantesca e isto dá ao navegador uma boa participação de mercado.

Participação dos navegadores no mercado

Há muitas estatísticas mostrando a participação deste ou daquele navegador, isto vale como parâmetro, mas é importante considerar que esses números alteram muito de site para site, tudo dependerá do perfil do usuário. Veja abaixo quais os principais navegadores os usuários deste blog usam (março de 2012):

Participação dos principais navegadores: internet explorer, firefox, Chrome e Safari

Veja o que mudou para 2016 em termos de uso de navegadores dos usuários deste blog. (imagem abaixo de maio de 2016):

Participação dos principais navegadores em 2016

Veja o que mudou para 2019 em termos de uso de navegadores dos usuários deste blog. (imagem abaixo de maio de 2019):

navegadores em 2019

Qual navegador devo usar?

Se você usa Windows e é um usuário comum, fique o Internet Explorer. Se você tem mais experiência e quer tentar usar outros navegadores, experimente o Firefox e o Chrome, mas certamente você ficará com o segundo. Como eu sou desenvolvedor e preciso testar os sites de que desenvolvo, eu tenho vários navegadores instalados no meu micro, mas para a minha navegação pessoal eu uso o Internet Explorer.

Atualização 2019: Mudei minha forma de uso descrito no parágrafo anterior e que foi feita anos atrás. Hoje adotei o Chrome para o uso em geral e uso alguns dos outros navegadores para situações específicas.

Como alterar o tamanho da letra no navegador?

Alguns sites tem a letra muito pequena, outros tem a letra do texto muito grande, é possível alterar o tamanho da letra no navegador para que possa ficar mais confortável a navegação?

Primeiro é preciso entender que o tamanho dos elementos na tela, incluindo o tamanho da letra, dependerá primeiro do tamanho do seu monitor e da resolução do mesmo. Se o monitor estiver com a resolução 800x600 a letra ficará proporcionalmente com um tamanho diferente de quando você estiver com a resolução 1024x768, por exemplo.

Outro aspecto que determina o tamanho da letra é o estilo de formatação que foi usado no site, ou seja, quem criou o site determinará uma tamanho para a letra.

No navegador também é possível alterar o tamanho da letra, isto é, você poderá configurar uma tamanho ideal para a sua navegação. Para alterar o tamanho da letra no navegador siga os passos abaixo:

No Internet Explorer 6:

Clique em Exibir, tamanho do texto e escolha uma das opções abaixo:

  • Máxima
  • Maior
  • Médio
  • Menor
  • Mínima

No Internet Explorer 7:

Clique em Página, tamanho da fonte e escolha uma das opções abaixo:

  • Muito grande
  • Grande
  • Médio
  • Pequeno
  • Muito pequeno

No Internet Explorer 8 a seguir:

Clique no meu Exibir, depois em tamanho do texto e escolha uma das opções abaixo:

  • Muito grande
  • Grande
  • Médio
  • Pequeno
  • Muito pequeno

Firefox:

Clique em Exibir, tamanho do texto e depois clique em aumentar ou diminuir. Você poderá usar também as teclas de atalho CTRL++ para aumentar ou CTRL+- para diminuir o tamanho da letra.

Chrome:

Assim como no Firefox e IE, o Chrome permite também o uso das teclas CTRL + e CTRL – para aumentar e diminuir, respectivamente. Mas neste caso é bom atentar que ele estará aumentando ou diminuindo a página inteira e não apenas o texto.

No Chrome isto pode ser feito também pela barra de ferramentas dele, como mostrado na tabela a seguir:

aumentar e diminuir zomm no chrome

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.