Qual a diferença entre Linguagem SQL, SQL Server e MySQL

Qual a diferença entre Linguagem SQL, SQL Server e MySQL? Neste post mostrarei as diferenças existentes entre as diversas tecnologias que usam o termo SQL.

Home Tecnologia

Sempre que inicio as aulas de banco de dados em uma nova turma é comum encontrar alunos com dificuldade de entender a diferença entre linguagem SQL e os vários bancos de dados que usam o termo SQL, como o SQL Server, MySQL, PostgreeSQL, entre outros. Mas então qual a qual a diferença entre Linguagem SQL, SQL Server e MySQL?

Linguagem SQL

SQL ou Structure Query Language, é uma linguagem computacional destinada a aplicações de banco de dados, mas, SQL não é o banco de dados em si. Ela foi padronizada pela ANSI (American National Standards Institute - Instituto Nacional de Padronização Americano) para a operação em bancos de dados relacionais.

Os bancos de dados relacionais como Oracle, SQL Server, MySQL, DB2, PostgreeSQL, entre outros, usam a SQL como forma de promover o acesso às informações do banco e o relacionamento entre suas tabelas.

Os principais comandos da Linguagem SQL São: Create, alter, drop, insert into, update, delete e select. Os três primeiros fazem parte da chamada DDL (usado para definir as estruturas dos objetos de dados) e os demais fazem parte do DML (usado para manipular os dados nos objetos do banco).

SQL Server

O SQL Server é um banco de dados, isto é, um software para gerenciamento de dados, conhecido pela sigla SGBD. O SQL Server é também um banco de dados relacional e usa a Linguagem SQL para definição, acesso e manipulação de dados.

O SQL Server é da Microsoft e um dos principais banco de dados do mercado e tem presença forte nas médias e grandes empresas, especialmente naquelas que fazem o uso de tecnologias das Microsoft.

O banco é bastante robusto e considerado muito seguro, o que agrada a administradores de banco de dados e profissionais ligados a segurança da informação.

Para as pequenas empresas, o grande entrave do uso do SQL Server é o custo que é considerado alto, visto existir bancos gratuitos para atender a demandas menores, com é o caso do MySQL, que veremos a seguir.

MySQL

Assim como o SQL Server, o MySQL também é um sistema para gerenciamento de banco de dados (SGDB), diferenciando que este é um software livre, enquanto que aquele é um software proprietário. O MySQL também usa a linguagem SQL.

O MySQL ficou muito famoso, principalmente por seu “casamento com o PHP”, isto é, a combinação de uso de PHP e MySQL foi e ainda continua sendo muito forte no ambiente da internet e isto fortaleceu a ambos. Boa parte dos pequenos e médios sites usam esta combinação, como é o caso do WordPress, uma ferramenta criada inicialmente para fazer blogs e que hoje é usada por quase um terço dos sites na internet e atende a vários segmentos.

O MySQL que foi criado com um software livre acabou sendo vendido para uma empresa proprietária e hoje é de propriedade da Oracle, dona do maior sistema de banco de dados que leva o mesmo nome.

Há incertezas quanto a continuidade dele como ferramenta gratuita e livre, uma vez que ele está nas mãos de uma empresa que historicamente é conhecida por seu banco proprietário e pago.

Depois que o MySQL foi vendido para a Oracle, o próprio criador do MySQL, baseou-se em seu antigo software para criar o MariaDB, mantendo a mesma filosofia de software livre e conta com a participação de uma enorme comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo que colabora no aprimoramento deste software.

Qual a diferença entre Linguagem SQL, SQL Server e MySQL?

Resumindo: Linguagem SQL é uma linguagem usada nos bancos de dados relacionais, enquanto que SQL Server e MySQL são sistemas para gerenciamento de banco de dados e que fazem o uso da linguagem SQL e por isso levam o nome SQL.

Veja abaixo alguns exemplos de comandos SQL que funcionam tanto no SQL Server, com no MySQL:

Exemplo para inserir dados:

INSERT INTO cidades(codigo, nome, populacao, estado) VALUES(20, ‘Campos do Jordão’,65000,’SP’);

Exemplo para alterar dados:

UPDATE cidades set nome=’Poços de Caldas’, populacao=120000, estado=’MG’

WHERE CODIGO=20;

Exemplo para excluir dados:

DELE FROM cidades

WHERE CODIGO=20;

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio