Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste, Oeste e os pontos colaterais

Conheça o que são os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste, bem como os pontos colaterais nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste. Fotos, dicas e informações. Veja também exemplo de aplicação na prática do uso desses pontos, como na construção civil.

Home » Educação

Quando o assunto é localização a referência que logo vem a nossa mente é a bússola. Um instrumento antigo que usava desde então alguns referenciais para posicionamento e localização. Esses referenciais são os pontos cardeais e até hoje eles são usados em larga escala para os mais diversos fins, seja ele geográfico, político, entre outros. Norte e Sul, Leste e Oeste, a partir dessas informações temos um referencial de onde estamos e em qual direção seguir.

Pontos cardeais

A forma mais conhecida e utilizada até mesmo por muito aparelhos modernos, são os pontos cardeais, que servem como referencial ao se pretender ter uma localização e direção. Os pontos cardeais estão divididos em Norte, Sul, Leste e Oeste.

  • Para Norte é utilizada a letra N, que também costuma ser classificada por setentrional e/o boreal.
  • Para Sul utiliza-se a letra S, que igualmente é conhecida por meridional e/ou austral.
  • Para Oeste são usadas as letras O ou W, podendo ser denominado por ocidente.
  • Para o Leste que se identifica através da letra L ou E, sendo conhecido por oriente.

Os pontos cardeais foram muito utilizados pela marinha, na época da colonização, que por meio dele conseguiam identificar suas localizações e as de todos os territórios, além ainda de saber por qual direção prosseguir para chegarem a determinada região.

Sendo assim temos:

  • N = Norte
  • S = Sul
  • O ou W = Oeste (o W é de West em inglês)
  • E = Leste (o E é de East em inglês)

Pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste

Mas além dos pontos cardeais, existem outros dois que também contribuíram e ainda contribuem para facilitar a essa localização tão importante a todos nós, sendo eles os colaterais e subcolaterais, que surgiram posteriormente, sendo útil para encontrarem uma localização mais exata do que as determinadas pelos pontos cardeais, isso pois os colaterais estão localizados entre os pontos cardeais, e os pontos subcolaterais estarem entre os colaterais,  para melhor entender especificarei eles abaixo.

Pontos colaterais

Os pontos colaterais também são divididos em quatro, sendo:

  • Nordeste utilizando-se da sigla NE como identificação e sua posição é entre o Norte e Leste.
  • Sudeste com a sigla SE e sua posição entre o Sul e o Leste.
  • Noroeste que pode ser referido tanto por NO como também por NW e sua posição fica entre o Norte e o Oeste.
  • Sudoeste que assim como o Noroeste se denomina de por duas siglas, sendo SO e/ou SW e sua posição fica entre o Sul e o Oeste.

Pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste

Pontos Subcolaterais

Os pontos subcolaterais são os subsequentes do colaterais, e estão divididos em oito, o que significa uma localização com maior exatidão do que com apenas as anteriores, essa divisão se constitui por nor-nordeste com a sigla de identificação NNE, em seguida o és-nordeste que utiliza-se da sigla ENE, depois a és-sudeste referenciada através da sigla ESE, o su-sudeste com SSE sendo sua sigla identificatória, o SSO e/ou SSW são as siglas para o pontos su-sudoeste, para o oés-sudoeste as siglas podem ser OSO e/ou WSW, já para o ponto oés-noroeste as siglas utilizadas são tanto ONO como WNW, e por fim o nor-noroeste com as siglas NNO e NNW.

E com a fusão desses três pontos é formado a rosa-dos–ventos.

Rosa dos Ventos e os pontos cardeais e colaterais

Exemplos:

As quatro direções:

  • Norte – N
  • Sul – S
  • Leste – L
  • Oeste – O

Pontos  intermediários:

  • Noroeste – NO
  • Nordeste – NE
  • Sudeste – SE
  • Sudoeste – SO

Pontos subcolaterais:

  • Nor-nordeste – NNE
  • Nor-noroeste – NNO
  • Su-sudeste – SSE
  • Su-sudoeste – SSO
  • Es-nordeste – ENE
  • Es-sudeste – ESE
  • Oes-sudoeste – OSO
  • Oes-noroeste – ONO

A Bussola

Foto de uma bússola em uma região de montanha

Teve seus primeiros rastros de uso na China,  pois os chineses utilizavam o material magnetita que é magnético e encontra os pontos cardeais norte. Suas orientações eram feitas seguindo o meio da terra.

A bussola também servia para grandes navegações, onde os Europeus deixaram mais modernos prendendo atrás da agulha o desenho geométrico da rosa dos ventos, que quando colocada em uma bacia de sua apontava o norte. No começo as bussolas tinham agulhas instáveis que demoravam bastante tempo no lugar correto, porém esse processo evoluiu tanto que hoje ela são precisas e  fazem isso em questão de milésimos de segundo.

Com a utilização de GPS ainda é essencial a utilização de pontos cardeais?

Sim, mesmo com ótimos aparelhos GPS podemos obter uma informação imprecisa, já um conhecimento sobre pontos cardeais ajudaria muito a encontrar novamente o lado que se necessita ir.

Além disso, seu uso não está isolado a deslocamento de pessoas, mas também ao posicionamento de países, estados, cidades e regiões, onde a sua correta identificação ajuda na comunicação e outros usos.

Um exemplo simples, mas importante da utilização desses pontos é na construção civil. Eu não sei se você já teve curiosidade de analisar, mas olhe para o projeto da sua casa ou principalmente para a planta de loteamentos que o engenheiro ou arquiteto fez. Normalmente na parte superior vai aparecer uma bússola indicando a posição do Norte.

Engenheiros civis e arquitetos utilizam os pontos cardeais para determinar a posição dos cômodos de uma casa, isto é importante para evitar que os quartos recebam o chamado sal da tarde, provocando assim um aquecimento maior a noite na hora de dormir.

Então sabendo onde fica o Norte, eles podem criar estratégias para posicionar os cômodos de uma casa de maneira que o sol não venha atrapalhar o conforto térmico especialmente dormitórios.

É correto buscar o leste utilizando o braço para indicar o sol?

Sim, porem deve se saber que para encontrar o leste o sol deve ser avaliado no ponto em que está nascente e não á qualquer momento do dia, vale lembrar que o movimento da terra faz com que o sol nasça em diferentes pontos de acordo com o mês.

Desta forma, aponte o braço direito para o nascer do sol e o esquerdo para o por do sol. Assim, você terá o Leste a sua direita, o Oeste a sua esquerda, o Norte a sua frente e o Sul atrás de você.

Divisões de pontos

O Brasil divide-se em cinco pontos,  Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. Esses nomes indicam a localização de cada região, por esse motivo são conhecidos como pontos cardeais. Isso se explica devido á grande necessidade de se locomover do homem, que criou a forma de caminhar pela superfície utilizando a posição do sol.

Conceito

A orientação é feita através do elemento no espaço geográfico visualizado por meio de um pondo pré-definido que indica qual a direção. Através desses pontos que se definiu  o ponto leste, nascer do sol no horizonte e oeste onde o sol desaparece no horizonte. Para se criar uma localização necessitará criar novos pontos chamados como cardeais serão eles que indicarão o local a seguir.

Fontes úteis:

https://www.portais.ws/?page=art_det&ida=10413

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_cardeal

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.