Faculdade pela internet: vantagens e desvantagens

Veja os prós e contra dos cursos superiores a distância. Veja alguns mitos como: Não preciso estudar, não vou aprender nada, o curso a distância não é bom, entre outros.

Home » Educação

Foi se o tempo que para fazer uma faculdade era necessário freqüentar diariamente uma universidade e acompanhar horas e horas de aulas presenciais. As faculdades à distância tornaram-se uma realidade e boa parte da estratégia dessas escolas é o uso da internet como sala de aula.

Mas nem tudo é belo nesta nova modalidade de cursos, devemos estar atentos a diversos fatores comportamentais, já que mais do que nunca seremos donos do aprendizado. Abaixo relaciono alguns pontos que considero como vantagens e desvantagens deste novo modelo de faculdade.

Benefícios de fazer uma faculdade à distância: Vantagens

  • Horários flexíveis
  • Você pode estabelecer seu ritmo e metodologia de estudo
  • O preço da mensalidade é bem mais barato
  • Você não fica dependente de professor (muitos alunos ao terminar um curso ainda ficam dependentes de professores, isto é muito ruim).
  • Talvez você more em uma cidade que não tem nenhuma faculdade e aí você não precisará sair de sua cidade para fazer seu curso.

Contra: Desvantagens

  • Requer disciplina para determinar horários de estudar e cumprir os horários
  • Ser autodidata (não é fundamental, mas ajuda)
  • Ainda é limitado em alguns cursos.
  • Por ser recente ainda não há um modelo muito definido e com isto dificulta na hora da escolha do curso e faculdade.

Mitos sobre faculdade à distância

Não preciso estudar

Este é um pensamento errôneo e demonstra desconhecimento deste modelo. Na verdade a carga horária presencial é substituída por atividades e aulas a distância, logo a carga de estudos é mesma. Na verdade é até maior para compensar o fato de não ter o professor tirando dúvidas do seu lado.

Não vou aprender nada

O aprendizado é uma construção que depende mais do aluno do que do professor, isto em qualquer modelo de educação. É verdade que alunos com pouca autonomia terão maior dificuldade, mas isto não é culpa da educação a distância e sim da falta de iniciativa e autonomia do próprio aluno.

Por ser à distância o curso não é bom.

Outro erro comum. A presença de um professor do seu lado não garante a qualidade do curso. O que é preciso entender aqui é que o modelo de educação a distância ainda é muito novo por aqui e se compararmos com o modelo presencial que está estabelecido a muito tempo, de fato haverá diferenças. As faculdades a distância ainda precisa amadurecer um pouco, testar novas fórmulas, entre outras coisas, tudo isso ajudará a melhorar a qualidade.

Meu diploma será inferior a um curso presencial

Bobagem. Primeiro que no diploma não virá especificado se seu curso foi presencial ou a distância. Segundo que a validade é a mesma para os dois modelos, visto que ambos (presencial e EAD) são reconhecidos pelo MEC.

Este modelo de faculdade não irá muito longe

Será? Primeiro veja a reportagem abaixo e entenda porque as faculdades a distância não são apenas moda.

O Brasil é um país continental, com diferenças geográficas enormes. Desenvolver a educação no Brasil e suprir o enorme déficit educacional, especialmente da educação superior requer um modelo rápido, barato e que consiga chegar a todas as partes do país. Acho que o modelo EAD é o único que consegue fazer isso no curto, médio e longo prazo.

A ainda inúmeros fatores que podem determinar vantagens e desvantagens das faculdades pela internet. Se você tiver experiências com faculdade pela internet, use o formulário abaixo para compartilhar conosco.

Dúvidas respondidas

Veja abaixo alguma dúvidas comuns em relação aos cursos superiores a distância e a minha resposta essas dúvidas. Leia com atenção e verifique os links indicados.

Melhores faculdades EAD

Gostaria muito de fazer uma faculdade via internet. Será que tem como você me passar alguns cursos oferecidos, e uma faculdade que mi ofereça segurança, ficaria muito agradecida...Maria de Nazaré Oliveira Brito // Salinópolis-Pa

Todas as faculdades têm suas virtudes e seus problemas, existe ainda a experiência de cada um e com isso não é possível afirmar se esta ou aquela é a melhor. Pelo fato da educação a distância ainda ser “relativamente nova” no Brasil, ainda falta parâmetros seguros para fazer tal afirmação. Consulte a opção Educação a Distância no menu lateral, pois escrevi sobre alguns cursos e universidades. luis.blog.br

Relação de cursos a distância

Olá, eu preciso fazer uma faculdade via internet, com certa urgência, estou correndo atrás para descobrir onde eu posso encontrar tais cursos, mas não estou conseguindo. As informações na net são muito vagas... Talvez exista alguma relação séria das faculdades em São Paulo que oferecem os cursos via internet para que eu possa inteirar-me sobre os mesmos. Caso tenham conhecimento, agradeço muito.

No aguardo de seu breve pronunciamento. Obrigado.

Cordialmente,

Adilson Parizi Tesoni Adilson Parizi Tesoni // São Paulo

Existe sim, não só em São Paulo, mas em qualquer lugar do Brasil. O lugar certo para obter a relação de cursos a distância é o Catálogo de Cursos Superiores do MEC. Entre neste link, vá até a opção Avançada e faça a pesquisa pelo curso que desejar em no estado ou cidade que desejar. luis.blog.br

Conselhos de quem já Fez faculdade EAD

Olá Luis,

Estou quase fazendo a matricula do curso de Gestão da Tecnologia da Informação na Unip, começa mês que vem. Mas tenho algumas dúvidas:

- Em média quanto tempo você estudava? (por semana, dia) Quantas horas?

- Pelo que li, você fez o mesmo curso (apenas mudaram de nome) é bom? Foi difícil para você passar? Como que você programou seu estudo? Quantas horas por dia, ou intercalou?

- Seria possível você me enviar o seu e-mail, ou algo do tipo para entrar em contato e esclarecer melhor essas dúvidas que tenho e outras. De acordo com pesquisas que fiz, acho que você seria a pessoa mais indica para me ajudar a esclarecer, pois tenho medo de começar e não ter tempo, não entender a matéria...ou seja, perder tempo a toa. Só não faço presencial, por questão de tempo mesmo. Trabalho, faço treinamentos, etc....Sendo assim a Unip Interativa é a única opção que se encaixa.

Se puder me ajudar agradeço.

Um abraço,

Rafael Rafael // São Paulo

Sim, eu fiz faculdade a distância, curso de gestão de SI que agora como você mencionou mudou para gestão de TI. O curso é bom para o que ele presente, é preciso entender bem isso. Leia a entrevista que dei sobre a minha experiência com a faculdade EAD. luis.blog.br

O diploma é igual do curso presencial?

gostaria de saber se o diploma de uma graduação a distancia revela que foi feito a distancia pois acho que isso pode me prejudicar...Pedro Rodrigues // Olinda PE

Esta é uma dúvida cruel, mas se isto for um problema para vocês, fiquem tranquilos, pois o diploma é o mesmo tanto para a modalidade presencial como EAD. Não há citação nenhuma nele indicando como o curso foi feito. luis.blog.br

Melhores cursos para arrumar emprego

qual os melhores cursos para se fazer na faculdade a distância, qual tem maior empregabilidade. Maria da Conceição // Lucas do Rio Verde

Esta é uma questão difícil de ser respondida, pois isto é muito relativo. No entanto dá uma olhada na relação de cursos mais procurados e concorridos nas faculdades e universidades no Brasil. Não estou afirmando que são os cursos com melhor empregabilidade, mas serve como um parâmetro. luis.blog.br

Cursos de tecnologia é curso superior?

gostaria de saber qual á diferença entre

estes cursos por exemplo direito e estes de

tecnologia todos são a mesma coisa ,todos

podemos dizer que tenho ensino superior

Rosângela Soares // Itápolis

Sim. Os cursos de tecnologia são cursos de graduação, portanto são superiores. Existe alguns níveis de curso superior, que pode ser bacharelado, licenciatura e tecnologia. Cada um deles tem um propósito, mas todos confere o título de graduação. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.