Quais os tipos engenharias e as diferenças entre elas?

A formação na área de engenharia é bem variada e pode ser feita por indivíduos com diferentes intuitos e propósitos para sua vida profissional, desde que contem com o conhecimento necessário. Veja abaixo as engenharias que figuram entre as mais conhecidas e veja as diferenças entre elas.

Home » Educação

Cursos de engenharia

Quem investe na área de engenharia têm um interessante mercado de trabalho, segundo pesquisa de 2019 do Ipea. Aproximadamente noventa e cinco por cento dos recém-formados em uma das engenharias já trabalha. Outro ponto consiste na remuneração dos profissionais estão geralmente entre os primeiros do Brasil.

Não é à toa que quase todos os levantamentos das profissões mais interessantes incluem algum tipo de formação em engenharias entre os favoritos.

No entanto, uma profissão tão promitente e ampla igualmente vem com uma competição acirrada entre seus profissionais. As formações de nível superior em engenharia tendem a ser um dos mais competitivos no Enem e nos vestibulares.

Presentemente, existem aproximadamente 20 graduações de engenharia diferentes, então a engenharia é praticamente um campo do conhecimento e não uma formação. As diferentes opções trazem em comum conteúdos dos campos de matemática, física e cálculo, por exemplo.

Deve-se notar que cada curso de graduação tem um certo tipo de abordagem profissional. Veja abaixo 10 itens sobre as diferentes engenharias e descubra mais sobre algumas das mais conhecidas.

A formação na área de engenharia é bem variada e pode ser feita por indivíduos com diferentes intuitos e propósitos para sua vida profissional, desde que contem com o conhecimento necessário. Veja abaixo as engenharias que figuram entre as mais conhecidas e veja as diferenças entre elas.

Engenharia Aeronáutica

Como o próprio nome indica, a Engenheiro Aeronáutica atua no planejamento e na construção de meios de transporte aéreo, como aeroplanos e aviões. A formação prepara especialistas que podem projetar, construir e manter aeroplanos, aeródromos e gerenciar dispositivos como planejamento e fluxo de trânsito aéreo.

Engenharia Ambiental

A formação em Engenharia do Meio Ambiente visa formar especialistas capazes de estudar, diagnosticar e reduzir danos ambientais em espaços rurais ou urbanos onde a proteção ambiental seja de interesse. Assim, o engenheiro desta área lida com a conservação dos biomas e desenvolve e aplica práticas de manejo e cuidado capazes de restaurar áreas degradadas.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é uma das engenharias mais buscadas e conhecidas no país. Tanto que diversas vezes a figura de um engenheiro é a de um engenheiro civil que atua com obras e construções. Mas diferente do que algumas pessoas imaginam, os engenheiros civis podem atuar em qualquer tipo de obra ou edificação, não somente residências e edifícios. Isso compreende pontes, autoestradas, barragens, portos, viadutos e diversas outras possibilidades. Os engenheiros civis devem fazer a análise de terrenos, aprontá-los, fiscalizar as obras, manter e reabilitar edifícios existentes.

Engenharia da Computação

Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação é o mais novo curso nessa área. No entanto, os níveis de empregabilidade destes engenheiros estão em forte expansão. Até a formatura, os alunos estudam ciência da computação para desenvolvimento de planos de automação industrial, estruturas digitais, computadores e seus periféricos e fundamentos de eletrônica.

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica igualmente é uma das áreas mais clássicas nessa área. Antes da formatura, os alunos estudam sobre a geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. Além disso, o profissional poderá atuar no desenvolvimento e na manutenção de elementos elétricos, usinas hidrelétricas, rotas de transmissão e estruturas elétricas.

Engenharia Florestal

O engenheiro florestal lida com a elaboração de programas sustentáveis voltados para a utilização e o tratamento dos ativos naturais. O engenheiro florestal igualmente atua no melhoramento gênico de plantas e no descobrimento e matrícula de novos tipos, em caso de necessidade.

Engenharia de Produção

Mesmo comparativamente nova, a Engenharia de Produção é uma das formações dentro das engenharias. E conta com um mercado de trabalho bem interessante. Consequentemente estes profissionais são capazes de atuar na empresa em quase todos os seus setores. Ao longo de sua formação, o aluno estuda a avaliação e a otimização dos procedimentos de produção de forma a diminuir gastos e aperfeiçoar o lucro.

Engenharia de Materiais

A Engenharia de Materiais é um campo que atua com a elaboração e o descobrimento de materiais novos, que poderão ter uso sobretudo na manufatura. Durante seu processo de formação, o aluno conhece ligas e misturas e analisa, entre outras coisas, resistência ao impacto, condução térmica e flexibilidade. A graduação requer e serve conhecimento de uma variedade de procedimentos químicos convencionais.

Engenharia Mecânica / Engenharia Nuclear

A Engenharia Mecânica igualmente é uma das formações mais populares do país. Usualmente, esse profissional estuda acerca de projetos de construção, operação, análise e manutenção de distintas estruturas. Em relação à empregabilidade, os engenheiros mecânicos podem atuar em empresas ou assessorá-las.

A Engenharia Nuclear é o campo que trata da utilização de minérios que podem ser importantes para a produção de energia. Igualmente, os engenheiros nucleares são responsáveis pelo projeto, construção e operação de reatores, que correspondem a usinas de energia.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.