Qual a diferença entre download e upload. Baixar e subir arquivo

Qual a diferença entre download e upload. Baixar e subir arquivo. Veja um arquivo expondo as diferenças dos termos download e upload. Qual é o melhor serviço para subir arquivos para download? É ilegal colocar arquivos para download?

Home » Tecnologia

Quando o assunto é tecnologia, os termos em inglês tornam-se comuns, afinal, a tecnologia em sua grande maioria é americana. Download e upload são alguns desses termos que muitos usam mas não sabem exatamente o que significa. Veremos aqui seus significados.

Download

Download é o mesmo que para baixo ou baixar, neste contexto, significa baixar um arquivo. Na internet o download ocorre a todo momento, basta você acessar um site e os arquivos que irão compor a página precisam ser baixados para o seu micro para que a página seja visualizada.

Há basicamente dois tipos de downloads: automáticos e manual.

O download automático ocorre como no exemplo acima, ou seja, sempre que você acessa um site os arquivos precisam ser baixados para o seu dispositivo. Isto acontece pois não é possível que você veja os arquivos que estão remotos, logo é necessário fazer uma cópia dos arquivos de um site para o seu dispositivo e depois que foi feito o download, eles podem ser exibidos em seu navegador.

Já o download manual ocorre quando você clica em um link específico de download. Isto acontece quando uma pessoa disponibiliza um arquivo para download em determinado site. Para que isso seja feito de maneira correta é comum que os arquivos disponibilizados para download sejam colocados sob a extensão .zip e há duas boas razões para isso.

A primeira é que ao compactar os arquivos eles tendem a ficar menores, o que é bom pois além de levar menos tempo para baixar, irá consumir menos banda. A segunda razão é que existem muitas extensões de arquivos que são reconhecidas pelos navegadores e neste caso ao invés de fazer o download ele acabaria abrindo o arquivo direto no navegador.

Upload

O Upload ou para cima é o inverso do download, ou seja, o arquivo é enviado do seu micro para um site ou um local remoto.

Há basicamente duas situações em que o upload é realizado: por profissionais que desenvolvem sites e usuários comuns.

Os profissionais que desenvolvem sites, também chamados de desenvolvedores, precisam publicar seus arquivos para que o site seja acessível. Quando nós terminamos a construção do site fazemos o upload ou o envio dos arquivos para o provedor que irá hospedar o site. Usa-se programas específicos para isso. No meu caso o programa chama-se FileZilla, que é um dos mais comuns e usados por desenvolvedores.

Já os usuários também fazem upload de arquivos, isto ocorre quando você vai anexar um arquivo em um e-mail do Gmail, por exemplo, ou quando você vai postar uma foto em uma rede social. Nesses casos o site já é preparado para lidar com o upload de imagens, podendo inclusive estabelecer limites para o tamanho do arquivo, extensões que podem ser aceitas e até dimensões.

Download e upload, baixar e subir arquivo?

Download e upload são termos em inglês, mas em português o correto seria baixar ou subir arquivos. É claro que isso poderia não agradar os eruditos da nossa língua, mas fazer o quê?

Os termos são sinônimos e usados ora de uma forma, ora de outra. Ora em língua inglesa, ora em português.

Perguntas e respostas

Tentei subir uma imagem em um site, mas ele foi recusado. Por quê?

Há muitos motivos que podem causar este tipo de problema. Como explicado acima, cada site é programado para lidar com a validação de arquivos em upload de forma diferente. Contudo, os itens que podem causar algum tipo de bloqueio no envio são:

  • Tamanho do arquivo: Imagens muito pesadas tendem a gerar arquivos enormes e podem ser barrados em alguns casos. Uma sugestão seria abrir a imagem em um programa de edição de imagens, como o Photoshop ou similar e reduzir o tamanho (dimensões da imagem), com isso o tamanho do arquivo também reduz.
  • Formato: Em caso de imagens há apenas quatro formatos que os navegadores reconhecem: GIF, PNG, JPG e SVG. Se a imagem não estiver em um desses formatos é possível que ela não seja aceita.
  • Dimensões: Há sites que limitam as dimensões mínimas ou máximas de uma imagem. O Facebook é um exemplo, então nesses casos é importante ficar atento às especificações disponíveis no site.
  • Arquivo corrompido ou formato desconhecido: Por alguma razão em que não é possível analisarmos aqui, pode ocorrer de um arquivo se corromper durante a sua geração ou cópia de um local para outro. Pode-se ainda gerar um formato, que apesar de ser aceito no navegador, ele se torne desconhecido do mesmo. Já vi isso acontecer com fotos geradas com determinadas máquinas. Neste caso, o simples fato de abrir o arquivo no editor de imagens e salvar novamente pode resolver o problema.

Qual é o melhor serviço para subir arquivos para download?

Há vários sites e serviços disponíveis para quem precisa disponibilizar arquivos para download. Esta prática é bem comum e deve ser usada principalmente para evitar de enviar arquivos grandes como anexos de e-mail, que não é a melhor alternativa.

Segue alguns bons serviços para este fim: Ondrive, Google Drive, Dropbox, iCloud (só para usuários de Apple), Wetransfer, Sendtransfer, WeSendit, entre outros.

É ilegal colocar arquivos para download?

Depende. A prática de colocar arquivo para download em si não é ilegal, mas dependo do que você disponibiliza, ai sim. Na verdade você deve disponibilizar arquivos que sejam de sua autoria ou que você tenha os direitos legais para fazer isso, como acontece quando um arquivos é de domínio público.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.