Quais os maiores Rios do Mundo: Amazonas, Nilo e Mississipi?

Conheça sobre os rios Amazonas, Nilo, Mississipi, Yangtzé, Amarelo, Prata e outros grandes rios do mundo. Sua extensão, onde ele está localizado e outras informações. É verdade que o Rio Nilo é citado na Bíblia?

Home » Educação

Em toda parte se ouve falar em rios, sejam eles pequenos ou grandes, e todo o lugar que se vá sempre se passa por um. É curioso que muitas vezes passamos por eles e nem se quer sabemos qual é, não seria legal se conhecemos os rios pelos quais já passamos ou pelos que ainda vamos passar? E ainda já se perguntou qual é o maior rio que existe no mundo, e onde é que ele se localiza?

Segundo uma pesquisa feita pela “Folha de São Paulo” em 2008, o rio Amazonas foi considerado o maior rio do mundo, dado esse que foi baseado em imagens de satélite, e o rio Amazonas não é o maior rio do mundo apenas pelo seu volume de água, mas também pela sua extensão que chega 6992,06 Km, e está localizado no Brasil.

Vamos ver abaixo mais detalhes sobre o rio Amazonas e os outros também considerados os maiores rios, em ordem decrescente.

Rio Amazonas – considerado o maior do mundo com 6992,06 Km de extensão e também o mais antigo, com aproximadamente 9,4 milhões de anos, está localizado no Brasil. Encontra-se ao norte da América do Sul e ao centro da Floresta Amazônica, encontrando-se também ao Sul do Peru, desaguando no Oceano Atlântico no Norte do Brasil.

Rio Nilo – é segundo maior rio do mundo, antes de 2007 era considerado o maior, perdeu sua posição para o rio Amazonas após as pesquisas feitas. Localiza-se no Egito, nasce ao Sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo, é um grande rio no nordeste do continente africano, sua extensão é de 6852,15 Km.

Rio Yangtzé – Também conhecido como o Rio Azul, encontra-se na China, sua extensão total é de 6.300km, e é considerado o maior rio da Ásia, e o terceiro maior do mundo, sendo de extrema importância para a prática da agricultura Chinesa.

Rio Mississipi – é o segundo rio mais longo dos Estados Unidos, e tem sua extensão de 5620 Km.

Rio Ob – localizado na Federação Russa, é o considerado o quarto rio mais longo do país, e também um dos principais rios da Sibéria Ocidental, sua extensão é de 5410 Km. No mês de novembro de cada ano, o rio costuma congelar por toda a sua extensão

Rio Amarelo – tem 5464 Km em toda sua extensão é considerado o segundo rio mais longo da China, e o é o sexto na lista dos maiores rios do mundo. Sendo um rio de grande importância para a economia chinesa, pois os vales entorno dele são de terras férteis, bons pastos e importantes jazidas de minerais.

Rio da Prata – é um dos rios da Argentina, que com junção dos rios Paraná e Uruguai, possui 4800 Km em sua extensão, e deságua no Oceano Atlântico.

Rio Mekong – localiza-se ao sudeste da Ásia, é o 13° rio mais longo, e o 10° dos rios mais volumosos, sua extensão varia de 4300 a 4990 Km. É um rio com paisagem exótica envolto por uma comunidade local rica em cultura e diversidade.

Rio Amur – Também chamado de Rio do Dragão Negro, é o principal e está entre os rios da Federação Russa, sua extensão é de 4445 KM e faz a fronteira entre China e Rússia.

Rio Lena – também localizado na Federação Russa, é o decimo dentre os maiores rios do mundo com sua extensão de 4400 Km.

Perguntas e respostas

Quais rios formam a bacia platina?

Quais rios formam atualmente a bacia platina e onde fica esses rios? Qual a importância da bacia platina para a geração de energia e outras aplicações do uso da água?

Ocupando uma área total com cerca de 4,3 milhões de km², a segunda maior Bacia hidrográfica de nosso país é a Bacia Platina, ela é composta pela junção de diversas sub-bacias de rios como o Paraguai, Paraná e Uruguai e por seus afluentes, formando assim a bacia Platina ou bacia do Prata. A bacia Platina se estende por vários países sendo parte integrante dos territórios da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Os rios que formam a Bacia do Prata São:

  • Rio Paraná que apresenta atualmente o maior potencial Hidrelétrico do Brasil, contando com a Usina de Itaipu e diversas outras;
  • Rio Prata, que leva o nome da bacia, sendo formado pela união dos rios Paraná e Uruguai;
  • Rio Paraguai, que corta o pantanal Brasileiro, sendo também muito utilizado para a navegação pelas comunidades locais;
  • Rio Iguaçu; Rio Uruguai; Rio Tietê; Rio Paranapanema; Rio Grande; Rio Paranaíba; Rio Taquari e Rio Sepotuba.

Qual a importância do rio Amazonas?

O rio Amazonas exerce uma importância fundamental para o Brasil e para todo o ecossistema porque ele é uma enorme massa de água e ele cruza a maior floresta tropical do mundo. Esta combinação é única e portanto de um valor imensurável, exatamente por não existir outro sistema similar a este.

Ele tem uma importância econômica uma vez que é um importante meio de transporte em uma região onde praticamente não há rodovias e portanto único meio de locomoção de milhares de pessoas que depende da suas águas para transporte de cargas, pessoas e o outro tipo de navegação.

Suas águas são ricas em peixes e o volume de água é tão grande que chega a impressionar em algumas épocas do ano, especial especialmente na chamada época da cheia quando as chuvas são mais abundantes sobre a região.

É verdade que o Rio Nilo é citado na Bíblia?

Sim, o rio Nilo é citado na Bíblia, livro do Êxodo,  e ele faz parte de um dos episódios mais notáveis do antigo testamento.

O povo hebreu era escravo no Egito e Deus levantou um homem chamado Moisés para ir até o Egito libertar o povo das garras do faraó. Mas o faraó não quis dar ouvidos a Moisés, muito menos libertar o povo. Com isso Deus mandou 10 pragas sobre o Egito para forçar o faraó a deixar o povo hebreu ir para a sua terra, a terra de Canaã.

Das 10 pragas citadas, uma delas foi transformar água do rio Nilo em sangue e isto evidentemente foi algo absolutamente notável, pois não se trata de um pequeno rio, mas simplesmente um dos maiores do mundo.

O fato do rio Nilo estar envolvido, ocorre pelo fato de que ele era muito reverenciado pelos egípcios e ainda é até hoje. Com isso Deus atingiu aquilo que era de mais importante para o povo afim de forçar o faraó a deixar o povo ir embora e mostrar para todos que só o Senhor é Deus.

A história completa das pragas do Egito estão sintetizadas aqui: https://www.respostas.com.br/quais-foram-as-pragas-do-egito/

Fontes:

https://veja.abril.com.br/ciencia/rio-amazonas-e-muito-mais-velho-do-que-se-imaginava/

https://www.fundacaojorgealvares-bibliotecadigital.com/civil-e-cultura-china-e-macau/civilizacao-rio-amarelo/

https://meioambiente.culturamix.com/natureza/rio-amur

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_da_Prata

https://biomania.com.br/artigo/rio-ob

Por Luis Ribeiro e Welfer Marques

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.