Os maiores Rios do Mundo: Os principais - Amazonas, Nilo e Mississipi

Conheça sobre os rios Amazonas, Nilo, Mississipi, Yangtzé, Amarelo, Prata e outros grandes rios do mundo. Sua extensão, onde ele está localizado e outras informações.

Home Educação

Em toda parte se ouve falar em rios, sejam eles pequenos ou grandes, e todo o lugar que se vá sempre se passa por um. É curioso que muitas vezes passamos por eles e nem se quer sabemos qual é, não seria legal se conhecemos os rios pelos quais já passamos ou pelos que ainda vamos passar? E ainda já se perguntou qual é o maior rio que existe no mundo, e onde é que ele se localiza?

Segundo uma pesquisa feita pela “Folha de São Paulo” em 2008, o rio Amazonas foi considerado o maior rio do mundo, dado esse que foi baseado em imagens de satélite, e o rio Amazonas não é o maior rio do mundo apenas pelo seu volume de água, mas também pela sua extensão que chega 6992,06 Km, e está localizado no Brasil.

Vamos ver abaixo mais detalhes sobre o rio Amazonas e os outros também considerados os maiores rios, em ordem decrescente.

Rio Amazonas – considerado o maior do mundo com 6992,06 Km de extensão e também o mais antigo, com aproximadamente 9,4 milhões de anos, está localizado no Brasil. Encontra-se ao norte da América do Sul e ao centro da Floresta Amazônica, encontrando-se também ao Sul do Peru, desaguando no Oceano Atlântico no Norte do Brasil.

Rio Nilo – é segundo maior rio do mundo, antes de 2007 era considerado o maior, perdeu sua posição para o rio Amazonas após as pesquisas feitas. Localiza-se no Egito, nasce ao Sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo, é um grande rio no nordeste do continente africano, sua extensão é de 6852,15 Km.

Rio Yangtzé – Também conhecido como o Rio Azul, encontra-se na China, sua extensão total é de 6.300km, e é considerado o maior rio da Ásia, e o terceiro maior do mundo, sendo de extrema importância para a prática da agricultura Chinesa.

Rio Mississipi – é o segundo rio mais longo dos Estados Unidos, e tem sua extensão de 5620 Km.

Rio Ob – localizado na Federação Russa, é o considerado o quarto rio mais longo do país, e também um dos principais rios da Sibéria Ocidental, sua extensão é de 5410 Km. No mês de novembro de cada ano, o rio costuma congelar por toda a sua extensão

Rio Amarelo – tem 5464 Km em toda sua extensão é considerado o segundo rio mais longo da China, e o é o sexto na lista dos maiores rios do mundo. Sendo um rio de grande importância para a economia chinesa, pois os vales entorno dele são de terras férteis, bons pastos e importantes jazidas de minerais.

Rio da Prata – é um dos rios da Argentina, que com junção dos rios Paraná e Uruguai, possui 4800 Km em sua extensão, e deságua no Oceano Atlântico.

Rio Mekong – localiza-se ao sudeste da Ásia, é o 13° rio mais longo, e o 10° dos rios mais volumosos, sua extensão varia de 4300 a 4990 Km. É um rio com paisagem exótica envolto por uma comunidade local rica em cultura e diversidade.

Rio Amur – Também chamado de Rio do Dragão Negro, é o principal e está entre os rios da Federação Russa, sua extensão é de 4445 KM e faz a fronteira entre China e Rússia.

Rio Lena – também localizado na Federação Russa, é o decimo dentre os maiores rios do mundo com sua extensão de 4400 Km.

Fontes:

• https://veja.abril.com.br/ciencia/rio-amazonas-e-muito-mais-velho-do-que-se-imaginava/

• https://www.fundacaojorgealvares-bibliotecadigital.com/civil-e-cultura-china-e-macau/civilizacao-rio-amarelo/

• https://meioambiente.culturamix.com/natureza/rio-amur

• https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_da_Prata

• https://biomania.com.br/artigo/rio-ob

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio