Como funciona os cursos a distância da UNIP EAD na Universidade Paulista?

Vale a pena fazer faculdade a distância na UNIP interativa - EAD? Como são as aulas e qual a qualidade do curso? Veja as informações de um ex-aluno que concluiu um curso superior a distância e compartilha um pouco da sua experiência.

Home » Educação

A Unip - Universidade Paulista é uma das muitas universidades que estão oferecendo cursos de graduação e pós-graduação a distância, fui aluno da Unip e quero dar algumas dicas para quem está pensando em começar um curso a distância.

As informações abaixo são da época em que fiz a faculdade e claro que mudanças podem ocorrer ao longo do tempo. Então, leia as informações abaixo, mas não deixe de consultar a própria Unip para certificar se houve ou não mudanças em relação ao que exponho abaixo.

A primeira característica importante que devemos considerar é o método ou modelo que a Unip Interativa (EAD) trabalha para oferecer os cursos a distância, eles são chamados de SEPI (Ensino semi-presencial), agora Flex e SEI (totalmente a distância), agora Digital.

O método SEPI foi renomeado para Flex e nele você precisa ir em um polo da Unip pelo menos uma vez por semana, assiste algumas aulas e tem um apoio do pessoal do polo, já no método SEI, que agora se chama Digital, tudo é feito pela internet, aulas, atividades, etc, exceto a prova bimestral que deverá ser feito no polo presencial.

Unip interativa

Eu optei pelo método SEI, primeiro que não disponho de um dia por semana para ir na faculdade, segundo que conheço boa parte das matérias do curso que escolhi (Sistemas de informação) e achei que poderia me virar a distância mesmo.

Como são as aulas?

Bom, como disse acima, no método SEI tudo é pela internet. A Unip disponibiliza toda semana quatro vídeo-aulas e duas atividades, sendo uma com quatro questões e outra com dez questões. Ao responder estes questionários você estará cumprindo sua carga horária e isto eles contam como presença.

Se você está pensando em fazer um curso a distância na UNIP, a primeira coisa é definir qual modelo é mais adequado para você, depois escolha um curso que você tenha alguma afinidade, pois você vai precisar estudar bastante já que não terá apoio presencial de professor!

E a Unip EAD?

Bom, tivemos alguns pequenos problemas como atrasos de entrega de material, atraso em disponibilizar o conteúdo das aulas e etc. Para quem faz curso a distância, essas coisas são importantes, pois é o conteúdo que você tem! Mas, tudo foi resolvido.

Uma dica importante para quem já começou os cursos é fazer uma cópia da tela logo que terminar uma atividade, pois fui reprovado em uma matéria pela simples alegação que não concluí todas as atividades, embora eu tenha quase certeza que concluí. Mas para evitar problemas futuros estou fazendo um print da tela com a data e hora da conclusão da atividade.

Resultado da avaliação - Unip Interativa

E a qualidade dos cursos

Meu curso, assim como os cursos de gestão, são bastante teóricos e tem como objetivo conhecimento da área em que está estudando. Creio que a qualidade tenha sido aceitável, não excelente. Reconheço que eu poderia ter buscado mais, mas como já trabalhava na área, muitos conteúdos eram do meu conhecimento.

O problema da qualidade é que ela não existe em si mesma, quero dizer que para avaliar a qualidade de um curso é preciso entender o que e como queremos avaliar. Para muitos, qualidade de curso está associado a um professor tagarela que não para falar, mas eu penso diferente. Acho que os professores direcionaram bem, deram exemplos, recomendaram bibliografias e fizeram inúmeras citações de pessoas, termos e assuntos que caberia a mim, e não a eles, pesquisar e me inteirar desses assuntos.

Então vale a pena fazer uma faculdade a distância na Unip Interativa?

Acho que vale. Para mim valeu. Duas coisas são importantes nesta modalidade de curso: Ser autodidata e ter disciplina. Autodidata não significa que você irá aprender tudo sozinho, mas que não é uma pessoa dependente e que não sabe resolver nada se o professor não estiver por perto. Já a disciplina, esta é inegociável pois cabe a você criar rotinas de estudos e principalmente: cumprir.

Vantagens, desvantagens e mitos. Veja este post sobre as vantagens e desvantagens de se fazer uma faculdade a distância.

Eu não represento a Unip

Gostaria de fazer a faculdade a distância, quais os cursos? Tempos de cursos? Valores dos cursos? É reconhecido pelo MEC? O diploma vale como faculdade? CARLOS // São Paulo

Cursos disponíveis a distância

Quero fazer um curso, gostaria de saber quais os cursos que esta disponíveis pela internet, e os preços das mensalidades Edson Pinto // Jau do Tocantins-TO

Consulte o site da Unip Interativa e veja os [https://www.unip.br/ead/ cursos disponíveis na modalidade a distância]. luis.blog.br

Eu não represento a Unip

Boa tarde

Por gentileza gostaria de saber valores e tempo para curso a distancia em administração, se o mesmo é reconhecido pelo MEC.

Fico no aguardo

Obrigado

Marcelo Rodrigues // São Paulo

Pessoal. Não faço parte da Unip e este blog não é da Unip, portanto não tenho as informações que vocês estão pedindo. Preços, locais de cada curso e outras informações devem ser obtidas no site da Unip. www.unip.br Eu sou apenas um aluno da Unip e escrevo alguns posts sobre cursos a distância, OK? luis.blog.br

Unip é boa mesmo?

por favor queria saber se essa faculdade é boa mesmo por que quando acaba o ensino médio vou me matricula para ser uns dos melhores na Unip é uns dos sonho que tenho em mente e faria tudo para consegui sem esitar eu escolhi a unip por que eu tenho um objetivo nessa faculdade e que quero realiza esse eo meu sonho....fabio // sp

A resposta a esta pergunta irá depender para quem você pergunta. Por exemplo, se você perguntar para um professor de cursinho, provavelmente a resposta será não, já que para eles o que importa são as universidades públicas. Já o [https://www.luis.blog.br/unip-e-a-9a-melhor-universidade-do-brasil-a-frente-de-unicamp-e-unesp/ ranking da Folha de São Paulo], a Unip está no grupo de elite das universidades brasileiras. luis.blog.br

Eu não represento a Unip

Queria mais informações a respeito da pos- graduação a distancia. Como faço para saber preço, quando começa, qual o tempo de duração?

Ivana Marina Santos Zulato // Montes Claros, MG

Diploma

Olá Luiz, gostaria de saber quanto ao Diploma, se eu optar pelo SEI da Unip, o diploma é o mesmo, igualzinho de quem faz um curso presencial??

Obrigada!Lucia Veigas // SP

Sim, o diploma dos cursos a distância, independente do método adotado é o mesmo da educação presencial, afinal de contas é o mesmo curso, o mesmo conteúdo e a mesma instituição. Muda apenas a modalidade, mas isto não muda o curso. luis.blog.br

0800 da UNIP

eu queria saber qual é o numero da unip?LENINHA // barueri

Todas as dúvidas relativas aos cursos, como valores, condições para matrículas e outras informações sobre a Universidade Paulista e a Unip Interativa podem ser obtidas pelo telefone 0800 010 9000. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.