Como estudar pela internet e fazer cursos? Um guia Incrível!

Para muitos a internet é entretenimento, outros usam como ferramenta de trabalho, mas o grande potencial da internet é educacional. Veja como aproveitar isso através dos diversos sites, vídeos e serviços disponíveis na internet que podem ajudar muito os estudantes.

Home » Educação

Estudar pela internet é uma alternativa viável para aqueles que desejam buscar novos conhecimentos e as vezes não dispõe de tempo para frequentar escolas ou outros meios tradicionais de estudos. Na internet encontramos diversas formas que vão desde alternativas informais de estudos até cursos de graduação ou pós-graduação.

A internet não precisa ser rival de nenhum meio tradicional de educação ou transmissão de conhecimento, pelo contrário, ela pode e deve ser usada como ferramenta de apoio a educação.

Escrevi vários post dando dicas de sites sobre educação em geral. Farei aqui uma compilação dos principais posts que lhe ajudará a estudar pela internet.

Site para estudar pela internet

Como usar a internet para estudar

Usar a internet para estudar pode resultar vantajoso para quem realmente quer aprender e se abrir a um mundo novo de possibilidades. Aqui algumas dicas interessantes para quem quer estudar sem sair de casa:

Guia para alunos e professores

Primeiro considere o conteúdo desta apresentação que fiz como um guia para alunos e professores. Nele inclui os sites das universidades públicas federais no Brasil, sites e blogs de educação, dicionários, enciclopédias, bibliotecas virtuais, entre outros.

Livros e ebooks

Ebooks são livros digitais que podem ser acessados por aparelhos como tablets ou leitores de ebooks. Veja como acessar livros técnicos gratuitos e também como fazer download de livros grátis em PDF.

Blogs e sites

Há milhares de sites com conteúdos educacionais destinados a quem quer aprender algo relacionado à educação formal ou informal. Um bom exemplo são os portais da Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:%C3%8Dndice) onde você encontrará portais com conteúdos temáticos de Arte, música, história e filosofia, tecnologia, geografia, entre outros.

Para quem deseja um conteúdo mais simplificado a dica é o site Educação, onde você encontrará resumos sobre diversos conteúdos educacionais.

Vídeos

Plataformas como o Youtube com milhões de vídeos gratuitos para aprender desde como criar sua própria horta em casa até como investir na bolsa de valores.

Abaixo selecionei alguns assuntos pertinentes a estudantes com uma lista de vídeos no Youtube sobre cada um deles. Clique nos links abaixo e confira

Como usar a internet para fazer cursos

A internet é uma via de acesso direto a sites de educativos em forma remota, gratuita ou paga, dependendo da sua escolha. Alguns sites oferecem serviços como auxilio de professores online para esclarecer dúvidas e abrir questões e debates. Avaliação de atividades também são feitas para acompanhar os avanços do aluno.

Estudar inglês

Se você deseja aprender um pouco mais sobre a língua inglesa, creio que as dicas abaixo poderão ajudá-lo:

Além disso há algumas opções interessantes, como dois canais do Youtube que recomendo muito:

SmallAdvantages é um canal criado pelo americano Gavin Roy que aprendeu português sozinho e agora ajuda brasileiros a aprender o inglês pela internet. O canal está repleto de vídeos com dicas de pronúncias, vocabulários e muita informação sobre o idioma e a cultura americana. Recomendadíssimo

Ask Jackie é outro canal criado pela americana Jackie que mora no Brasil e além de falar muito bem o português, dá ótimas dicas de inglês, especialmente para quem está começando. Vale muito a pena conhecer este canal.

Recomendo também o site Aulas de Inglês Grátis que tem muito conteúdo e é mais direcionado para aprender conversação.

Para finalizar a pequena, mas selecionada lista, recomendo o site e aplicativo Duolingo, que já é bem conhecido. Eu já usei, meu filho e minha esposa também. Ele é indicado para quem está começando e quer começar bem de baixo. Ele é focado em gramática e vocabulário.

Estudar português

Há muitos sites com dicas sobre português. Eu gosto do Gramática Descritiva.

Este site traz bastante informações e dicas sobre o uso da língua portuguesa. Ele é de um professor de Londrina no Paraná. https://www.gramaticaonline.com.br

Este é um curso de português, bastante extenso por sinal. Tem seções de ortografia, dúvidas frequentes, acentuação, verbos e outros assuntos da língua portuguesa. https://www.jurisway.org.br/v2/cursosPort.asp

Projetos da Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho mantêm diversos projetos em seu site, muitos deles como o Novo TeleCurso, o Telecurso TEC que é feito em parceria com o Sistema Paula Souza, oferecem cursos que podem ser feitos a distância via internet.

Cursos Livres

Cursos livres são aqueles que não concedem nenhum título de graduação ou técnico, mas são importante para adquirir conhecimento. Cursos a distância gratuito da Fundação Getúlio Vargas

Cursos a distância

Universidades nacionais e internacionais também tem se somado mediante o sistema de educação á distância, sendo possível cursar até o ensino superior desde casa. Consulte a Seção Educação a Distância neste blog para encontrar muitas informações sobre EAD.

A Udemy é outra opção para quem deseja estudar pela internet fazendo cursos livres. A plataforma conta com uma grande quantidade de cursos que são produzidos por especialistas em suas respectivas áreas, portanto não se trata de uma formação oficial, mas é ótimo para obter conhecimento em alguma área específica.

Na data de atualização deste artigo (06/02/2020), a Udemy contava com cursos nas seguintes categorias:

  • Desenvolvimento ou programação
  • Negócios
  • Finanças e contabilidade
  • TI e software
  • Produtividade no escritório
  • Desenvolvimento pessoal
  • Design
  • Marketing
  • Estilo de vida
  • Fotografia
  • Saúde e fitness
  • Música
  • Ensino e estudo acadêmico

Vale lembrar que há cursos gratuitos, mas a maioria disponível na Udemy são pagos, embora com um valor relativamente baixo em relação aos praticados em escolas presenciais. Conheça: https://www.udemy.com

Cursos de graduação - faculdade

A modalidade de ensino a distância abraçou também os cursos universitários. Embora em muitos desses cursos haja a necessidade de ir presencialmente na faculdade, boa parte das aulas ou atividades são feitas a distância e pela internet. Sobre esses cursos escrevi:

Existe aqui no blog uma categoria que dediquei aos cursos a distância, com artigos sobre educação a distância, cursos EAD, faculdades e educação em geral. Vale a pena dar uma olhada, pois inclusive eu mostro em alguns casos a minha experiência com uma faculdade que fiz a distância e relato os pontos positivos e negativos deste modelo. Veja aqui.

Conhecimentos Gerais

O site Matérias é uma boa fonte para conteúdos educacionais, como educação ambiental, para o trânsito, educação tecnológica, profissional, entre outros ramos da educação. https://www.materias.com.br

Um material muito interessante produzido para explicar o nosso país, como é a geografia do Brasil, turismo, feriados, fusos horários, informações sobre os estados, etc. Muito, mas muito bom mesmo. Ele não é bom só para estrangeiros não, mas para brasileiros também.

Mas talvez a melhor alternativa para estudar conhecimentos gerais seja o site Wikipédia que é a maior enciclopédia do mundo. Para quem tem dificuldade de encontrar conteúdo neste site, coloco aqui o índice do site deles que é uma ótima opção para encontrar o que você precisa.

Espero que as dicas acima possam ajudá-lo a estudar pela internet, afinal, a internet é uma ferramenta incrível de comunicação e educação para todas as pessoas. Aproveite!

Metodologia de estudo

gostaria de saber, a maneira correta de estudar pela internet. e de forma geral, pois sempre tento estuda mais sempre não consigo assimilar muita coisa, e gostaria muito de passa em um concurso. e talvez agora com esse nova dica consigo atingir o meu objetivo que ter uma técnica mais adequada para estudar e ter maio aproveito dos meus estudo. desde de já agradeço .jose maria // timbiras - ma

Bem, acho que o texto acima foi bastante claro. Agora, sobre a metodologia que deve ser usada para estudar pela internet, eu creio que ela não existe. Cada um tem uma forma de aprendizado e portanto não dá para generalizar.

De maneira geral, estudar pela internet requer autonomia, administração de tempo e foco no que está estudando. luis.blog.br

Uma luz no fim do túnel

Olá! nossa nem sei como agradecer vc pela maravilhosa motivação, em meio a tantas dificuldades, não ter mais contato com ensino desde que cheguei aqui, me sinto falta nesta parte, e cheguei a conclusão que isso pode me salvar da ociosidade, só não sei ao certo se poderei fazer aqui um curso tecnólogo, mais encontrei aqui a oportunidade de ampliar meu conhecimento em varias outras coisas, realmente sentia falta, encontrei aqui a luz no fim do túnel. obrigada e continue iluminando sempre o caminho pra aqueles que desconhecem a net!ashikawa josiane // okazaki - shi japao

Sempre é tempo de voltar a estudar

olá eu gostaria de tirar uma dúvida e ao mesmo tempo te pedir uma ajuda, veja bem tenho 36 anos e por motivo de necessidade de trabalhar pra ajudar os meus pais estudei só até a primeira serie em 1988 parei só que sempre fui esforçado gosto da leitura

hoje sou professor de música bem reconhecido mas tenho um ótimo salario mas queria concluir só que não queria estudar a terceira serie pois o ensino de 1988 pra hoje mudou muito aonde neste ano eu tinha 12 anos e tava na 3 serie aonde hoje o aluno com 12 anos já é pra ta cursando o ginásio me ajude por favor me mostrando uma saída!!Romário // cansanção

Quem não concluiu os estudos regulares da educação básica (ensino fundamental e ensino médio), pode fazer a conclusão através da modalidade EJA, a Educação de Jovens e Adultos que foi explicada no link indicado. luis.blog.br

Sempre é tempo de voltar a estudar

obs. estudei a primeira serie ta e não a terceira

até o meu histórico escola não tenho, será se não tem como eu fazer um teste para conclui o primário? Não estou dizendo que sou super dotado eu sou parei de ir a escola mas não parei de estudar me ajude...Romário // cansanção

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.