Quais são ministérios e sites do governo federal do Brasil?

Lista de sites do Governo Federal como domínio público, governo eletrônico, software livre, programa Fome Zero, site destinado aos servidores públicos e outros.

Home » Cidadania

O Governo Federal do Brasil tem investido bastante em serviços e informações pela internet e embora muitos não conheçam, há inúmeros sites do Governo Federal com serviços públicos na internet ou informação importante para os cidadãos.

Neste post reuni alguns dos principais sites do Governo Federal, seus ministérios, empresas ou serviços criados para a população. Domínio Público, Programa de Aceleração do Crescimento, Governo Eletrônico, serviços para o servidor público, site da Previdência Social, entre outros sites e serviços.

Lista de sites do governo federal

Portal do Brasil

www.brasil.gov.br – Este é o principal site do governo. Traz informações sobre a estrutura do governo e o país.

Governo Eletrônico

www.e.gov.br - Portal de Serviços e Informações de Governo. Neste site estão centralizados os serviços eletrônicos do Governo  Federal, alguns serviços dos governos estaduais e até de alguns municípios brasileiros.

Domínio Público

www.dominiopublico.gov.br - O Domínio Público é um site com textos, áudios, vídeos, entre outros. Esses conteúdos estão em domínio público e podem ser acessados livremente. É um site de caráter educacional.

Site da Presidência

www.presidencia.gov.br - Este é o site oficial da Presidência da República, onde está reunido informações sobre o governo brasileiro, sua estrutura e notícias relacionadas ao país.

Software Livre

www.softwarelivre.gov.br - Site de promoção e apoio ao software livre. Tem informações técnicas, cases e produtos do governo relacionado ao uso do software livre no âmbito do governo.

Fome Zero

www.fomezero.gov.br - Site com informações do Programa Fome Zero, um dos carros chefes do governo.

DST-Aids

www.aids.gov.br - Site do Ministério da Saúde com informações da DST-AIDS. É um site importante pois tem muitas informações relacionadas a doença, tratamento, formas de tratamento, entre outras informações. Divulgue este site!

Servidor Público

www.servidor.gov.br - Site destinado a servidores públicos federais.

Previdência Social

www.previdencia.gov.br - Site da Previdência Social. Muitas informações sobre aposentadorias, auxílios acidente e doença, salário-família, salário-maternidade, assistência social e entre outros assuntos de interesse.

PAC – Programa de Aceleração do Crescimento

https://www.brasil.gov.br/pac - Site do programa do governo destinado a impulsionar a economia do país por meio de investimento em infraestrutura, habitação, recursos para as cidades e outros.

Receita Federal

www.receita.fazenda.gov.br - Embora não seja um site muito amável por muitos, o site da Receita Federal contém não só informações mas muitos serviços destinados a pessoas físicas e jurídicas. Declaração de Imposto de Renda, Certidões negativas, consultas de CPF, entre outros serviços.

Câmara e Senado

www2.camara.gov.br - site da Câmara dos Deputados. Informações sobre a câmara dos deputados, os deputados, projetos de leis e notícias de interesse à população.

www.senado.gov.br - Site do Senado Federal. Tem informações atualizadas sobre leis e projetos de leis em discussão na câmara. Um dos principais serviços deste site é a possibilidade de você acompanhar as discussões sobre determinado projeto de Lei. Eu não só acompanho um desses projetos como já interagi com os deputados pedindo modificações no texto do projeto.

Ministérios do governo

https://www.gov.br/planalto/pt-br/conheca-a-presidencia/ministros - Sites dos Ministérios do Governo Federal, suas secretarias, órgãos e empresas ligadas aos ministérios do governo.

Bancos públicos

Como sabemos o governo federal também tem alguns bancos públicos que são usados por boa parte da população e portanto vale aqui também destacar esses bancos são Banco do Brasil, a caixa e o BNDES. Abaixo os seus respectivos endereços na internet

Banco do Brasil: https://www.bb.com.br

Caixa: https://www.caixa.gov.br

BNDES: https://www.bndes.gov.br

Como cidadãos devemos cumprir com o exercício da cidadania e este começa por mantermos informados sobre como o país é administrado. O governo disponibiliza essas informações na internet, cabe a nós usarmos para buscar nossos direitos e cumprir com nossas obrigações. Certo?

Perguntas frequentes:

Qual é a importância de um cidadão ter acesso a esse tipo de informação?

Em alguns dos sites citados, o objetivo é, de alguma forma, explicar ao cidadão como funcionam alguns órgãos do Governo, em outras o intuito é mostrar o que vem sendo feito, como uma forma de mostrar transparência sobre o que está sendo feito no país.

Em outros casos, ainda, o Governo disponibiliza gratuitamente aos cidadãos serviços importantes como o Domínio Público, por exemplo.

Sendo estes sites do Governo, eu posso usar as informações neles contidas em meus textos e pesquisas?

Dependendo da finalidade é possível utilizar o conteúdo dos sites. Caso você esteja fazendo, por exemplo, um trabalho acadêmico, não há nenhum problema em utilizar as informações. Porém, caso você queira usar o conteúdo com fins comerciais, deverá solicitar autorização prévia para a utilização das informações contidas nos sites.

Se eu quiser ou precisar fazer contato com um dos sites do Governo Federal, como devo proceder?

Em geral, cada um dos sites aqui citados, possui uma aba “Fale Conosco”, “Contato”, ou ainda um formulário onde o usuário deve completar as suas informações assim como a sua dúvida ou questão. Pode ser que o retorno não seja imediato, afinal, milhares de pessoas acessam esses sites por dia, mas há um canal disponível para aqueles que desejarem fazer contato.

Os sites acima citados são atualizados periodicamente?

Sim. O usuário pode e deve confiar no conteúdo dos sites do Governo Federal. A ideia é que eles sejam um canal de comunicação entre população e governo, sendo assim, os sites são atualizados periodicamente. Sempre que há alguma novidade, notícia ou mesmo uma campanha nova do Governo, o conteúdo estará disponível nos sites.

Além das informações, os sites oferecem algum tipo de serviço?

Sim. A grande maioria dos sites oferecem serviços muito úteis aos cidadãos. No site Domínio Público, o usuário tem acesso a um grande acervo de textos, livros, áudios e vídeos, todos gratuitos. O Domínio Público é um grande aliado em pesquisas acadêmicas e escolares.

No site da Receita Federal, o cidadão pode fazer uma série de consultas e até mesmo emitir certidões sem precisar sair de casa para isto. Nele, o cidadão pode também realizar todas as pendências que dizem respeito ao Imposto de Renda, entre muitos outros serviços.

O site Software Livre também oferece um serviço bastante interessante. Nele, o usuário pode acompanhar uma agenda de palestras sobre o assunto e ainda baixar alguns programas com licença de software livre.

No site da Previdência Social, o cidadão pode realizar tudo o que diz respeito ao INSS. Através da página na internet, é possível realizar agendamentos, simulações e consultas de benefícios como Auxílio-doença, Auxílio-acidente, Auxílio-reclusão, Pensão por morte, Salário-família e Salário-maternidade.

E no site da Câmara dos Deputados, não chega a ser um serviço, mas é algo que merece destaque, há uma “sala virtual”, que são salas interativas, que promovem debates online e contam com a participação social, onde os cidadãos podem fazer parte dos debates e enviar suas perguntas em tempo real.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.