Qual a importância da informática e a tecnologia da informação?

Quem se beneficia da informática? Veja como o governo, as empresas e as pessoas tem se beneficiado da tecnologia da informação para a automatização de processos, organização e controle.

Home » Tecnologia

A informática ou tecnologia da informação como é mais recentemente conhecida cresceu em solo americano na segunda metade do século passado e hoje é uma realidade no mundo todo. Como TI podemos incluir desde dispositivos (hardware), programas de computador (software), processos e procedimentos automatizados.

Veremos abaixo alguns pontos que mostram a importância da tecnologia da informação para os governos, as empresas, a educação e para as pessoas.

Tecnologia da informação nas empresas e governo

Importância para o governo

Para o governo a tecnologia da informação trouxe enormes benefícios, isto pode ser notado no Brasil nos últimos anos. Um bom exemplo são as eleições brasileiras, considerada uma das mais modernas do mundo. Isto graças ao sistema de urnas eletrônicas onde além de evitar muitos erros, torna a apuração extremamente rápida e eficiente.

Mas todas as esferas governamentais podem tirar muito proveito da informática e dos sistemas informatizados. Outros exemplos são as delegacias eletrônicas onde os próprios cidadãos fazem o BO pela internet, os diversos serviços públicos disponíveis na internet, reduzindo o tempo de emissão de documentos, custos e dando transparência das ações dos governos.

É preciso considerar ainda que a tecnologia da informação trouxe para os governos a possibilidade de uma gestão muito mais eficiente do que você teve no passado. Eu cito por exemplo o caso do imposto de renda.

Imagine o seguinte: uma pessoa precisa fazer a declaração do imposto de renda e cabe a ela dizer ao governo qual foi a renda, com o que gastou e etc. No passado se o governo desconfiasse disso poderia fazer uma apuração mais fina, mas até concluir tudo isso manualmente demoraria muito tempo e custaria muito caro.

Com a tecnologia da informação e todos os sistemas integrados que temos hoje, se uma pessoa disser que ganhou R$ 40.000 no ano, um técnico da receita pode verificar isso com muita facilidade avaliando histórico bancário, por exemplo, já que eles podem ter acesso a todas as suas transações bancárias, gastos com cartões de crédito, dados de recebimento de empresas, dentre outros.

Rápido, barato e eficiente. Com isso é importante destacar com este exemplo, embora existam muitos outros, que é informática e a tecnologia da informação é um importante aliado para os governos, seja eles municipais, estaduais ou federal, de países de primeiro mundo ou de países subdesenvolvidos.

Importância para as empresas

As empresas talvez sejam aquelas que mais benefício tem tirado da TI. Isto se deve pelo fato delas terem começado bem cedo na implantação de processos automatizados, uso de sistemas de gestão, entre outros.

Seria muito complicado pensarmos hoje em uma grande empresa sem uma forte automatização. Talvez a demanda de carros fosse muito maior do que as montadoras conseguissem produzir ou o tempo de processamento, logística, estocagem e distribuição de alimentos fosse tão demorada que não seria possível atender a toda a população no tempo que ela precisa.

Se os governos tiveram ganhos, as empresas não são diferentes e hoje podemos dizer que boa parte da eficiência de muitas empresas está relacionado com o fato de usarem a tecnologia da informação a seu favor. Administração da empresa, logística, integração com clientes e fornecedores, bem como o contato burocrático com o governo, bancos e outras instituições ficaram muito mais simples com o uso de sistemas inteligentes e integrados que permite dar não só a transparência mais muito mais agilidade para as empresas.

Importância para a educação

internet como aliada da educação no Brasil

A educação deveria ter sido mais beneficiada do que foi, afinal a tecnologia da informação, especialmente a internet pode trazer muitos benefícios para alunos e educadores. Muitas escolas do país têm lousa digital, laboratório de computadores, entre outros, mas será que tudo isso está sendo usado de forma eficiente?

A importância da informática na escola é para melhorar o processo de ensino e aprendizado, se isto não estiver ocorrendo de nada adianta os investimentos nesta tecnologia.

Talvez a educação a distância tenha sido o desdobramento mais significativo de uma maneira geral com o uso da tecnologia da informação. Veja o artigo sobre a importância da educação a distância.

Durante o ano de 2020 em função da pandemia do coronavírus, empresas e instituições tiveram que paralisar parcialmente ou até totalmente suas atividades presenciais em muitos momentos. De todos os segmentos, o que foi talvez mais duramente atingido foi o da educação onde as escolas, desde creches até ensino superior, tiveram que encerrar as atividades presenciais totalmente, sendo um dos primeiros seguimentos a paralisar e com isso afetou duramente a vida de professores e alunos.

O ano letivo só foi possível graças a adoção de recursos da tecnologia da informação com a transmissão de aulas ao vivo pela internet onde alunos e professores puderam se conectar e dar sequência ao calendário escolar, muito embora com muitas limitações e dificuldades, mas não ficou totalmente paralisado.

Se isso tivesse acontecido no passado, em uma época em que a tecnologia da informação não existisse ou não estivesse tão difundida como está hoje, certamente seria um ano letivo perdido com grandes consequências para educação e para economia do país como um todo.

Importância para as pessoas

Por fim as pessoas que dependendo da análise pode-se concluir que a importância da TI é benéfica ou maléfica, eu, prefiro analisar sobre o prisma da primeira opção. Redes sociais como o Facebook pode ser uma ferramenta importante para aproximar as pessoas, sites como o Youtube pode ser útil na educação, blogs como este que você está acessando pode ser relevante para compartilhar o conhecimento, entre outros exemplos.

Há pessoas que trabalham pela internet outros estudam. Há aqueles que aprendem algo novo e há aqueles que ensinam. As pessoas estão mais conectadas, as empresas mais ágeis, os governos mais eficientes e todos se beneficiam com isso, afinal a importância da informática ou da tecnologia da informação é para todos, tudo depende de estar ou não incluído digitalmente.

As pessoas estão inseridas na educação, na relação com as empresas e com os governos, assim elas são diretamente afetadas, quer seja positivo, que seja negativamente em função de uma maior ou menor adesão de governos empresas a tecnologia da informação.

Individualmente as pessoas passaram a explorar muito melhor este recurso conectando-se com outras pessoas criando relações, restabelecendo contatos antigos, tendo facilidade de compras e acesso à educação, dentre tantos outros aspectos positivos que a tecnologia da informação e especialmente a internet permitiu e continua permitindo às pessoas como um todo.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.