Diferença entre Administração, Gerencia e Gestão. Administrador, Gerente e Gestor

Existe diferença entre administração e gestão? Será que administrador e gerente é a mesma coisa e quais as definições e diferenças entre administração, gerencia e gestão ou entre administrador, gerente e gestor? Veja esta análise.

Home » Cidadania

Administração e gerencia são termos antigos, conhecidos e aplicados de longa data, mas o termo gestão, apesar de ser antigo como existência, seu uso é mais recente. Na combinação de uso dos três termos podem surgir dúvidas sobre o papel das pessoas que os exercem como o administrador, gerente e gestor. Vejamos as diferenças entre eles.

Administração e administrador

Cargos de gestão dentro das empresas

Na administração, o administrador tem a função de tratar dos aspectos gerais da organização. É preciso ter ampla visão de recursos humanos, recursos financeiros, mercado, concorrência, produção, marketing, entre outros.

Desta forma a administração poderia ser vista de uma forma macro, levando em conta a empresa como um todo, bem como os rumos que organização deverá seguir.

Gerencia e gerente

A gerência é setorial, isto é, ela cuida de setores ou departamentos específicos da empresa. O gerente exerce funções limitadas ao seu campo de atuação ou departamento. Desta forma um gerente de marketing não tem responsabilidades sobre a administração da tecnologia da informação ou dos recursos financeiros, cabendo aos seus respectivos gerentes a administração desses departamentos.

O gerente é então um comandante departamental, podendo,  é claro, acumular funções de gerências em outros setores, algo possível para pequenas e médias empresas.

Gestão e gestor

Administração de empresas

A gestão é uma especialização tanto da administração como da gerência. O gestor não faz nada de diferente do administrador ou do gerente, porém, tem a responsabilidade da exercer o papel com mais “engenhosidade”.

O administrador André Luís Lima de Paula, descreveu assim no Webinsider a relação entre administração e gestão:

Em português, o termo administração parece carregar algo de arcaico e pesado, enquanto que o termo gestão soa como algo moderno e flexível.

E acrescenta:

Alguns intuem que gestão é algo superior à administração e isto é verdadeiro no sentido que o termo gestão vem sendo utilizado, isto é, por envolver mais técnica, habilidade, engenhosidade. Entretanto, enquanto hierarquia dentro das organizações, a administração permanece acima da gestão.

Atualmente muitas universidades vem apostando em cursos de gestão, especialmente as faculdades a distância. Os cursos de gestão mais comuns são: Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Sistemas de Informação ou Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Gestão pública, Gestão Hospitalar, entre outros.

Como gestor de Sistemas de Informação, confesso que a ideia de administrador e gerente não me atrai, mas a ideia de gestor soa bem, não pelo nome, mas pela especialidade que o termo sugere.

FAQ

Por que uma empresa necessita de um administrador?

Uma empresa necessita de um administrador que de novos patamares e ainda maiores para ela, também serve para que os recursos sejam alocados devidamente em seus locais corretos, para direcionar todas as áreas ao seu local correto.

Em quais áreas atua um administrador?

Não existe uma área especifica para a atuação de um administrador, pois todas as área são fundamentais e indispensáveis para uma empresa, e uma não funcionar, á outra também irá sofrer, ou seja, um administrador deve agir em todas as áreas para que isso não aconteça.

Qual o tempo máximo que um administrador deve trabalhar?

É muito comum ver empresas administradores cumprirem rotinas absurdas e extrapolando o limite máximo de 44 horas semanais, mais o tempo vai variar de empresa para empresa, não existe um tempo mínimo para se trabalhar nem um tempo máximo que se encaixe dentro dessa 44 horas semanal.

Como é visto o mercado de trabalho para a categoria?

Para um administrador mesmo em tempos de crise é vasto e abundante,  vagas de trabalho para administradores nunca faltou, o fato se explica que a empresas cada vez mais precisam de administradores.

Gerenciamento o que faz?

A parte do gerenciamento é responsável pelos processos mais importantes da empresa, como o setor de marketing, organização, pagamento de funcionários, cumprimento de horários,  tudo o que for preciso gerenciar.

Pelo que se responsabiliza uma boa gestão?

Uma gestão de qualidade trata dos níveis da administração, como o objetivo de um projeto, tempo que irá levar para ficar pronto,  O termo administração pode soar para muitos como um termo amedrontador enquanto gestão é algo mais suave.

Todas as empresas precisam de um administrador, um gerente e um gestor?

Sim, visto que cada um deles exerce uma função diferente e igualmente importante para as empresas e organizações, toda as empresas precisam de um administrador, um gerente e um gestor, cada um cuidado de suas responsabilidades.

Que disciplinas eu preciso estudar se eu quiser me tornar um administrador, um gerente ou um gestor?

No caso do Administrador é preciso fazer a graduação em Administração de Empresas para atuar na função citada em uma empresa ou organização.

Quais são os principais requisitos?

Nos três casos, trata-se de importantes funções em uma empresa. Sendo assim, as empresas e organizações buscam um profissional qualificado, com diploma de uma boa universidade e currículo com experiências anteriores nas funções citadas.

Quais são as principais responsabilidades?

Um administrador deve administrar a empresa, como o próprio nome diz. É ele o responsável por tratar dos aspectos gerais de uma empresa. Ele deve cuidar, planejar e controlar as finanças, o pessoal e de tudo o mais que tenha referência com a administração da empresa ou organização.

O gerente é responsável por alguma área específica. Ele pode ser Gerente de Marketing, Gerente de RH, Gerente Financeiro e etc. Desa forma, o gerente é responsável por tornar aquela área mais organizada e faze-la funcionar da melhor forma possível, trazendo resultados para a empresa na qual ele está inserido.

Já o gestor, também pode ser de diversas áreas e será responsável por aquela área específica, gerindo a equipe, assim como horário de chegada, pendências, trabalhos a serem entregues e mais uma série de funções.

Esses cargos sempre estiveram presentes dentro de uma empresa?

As funções de administrador e gerente sempre estiveram presentes dentro da organização de uma empresa, uma vez que seus cargos são fundamentais para o bom funcionamento e bons resultados de uma organização.

O gestor, porém, é mais recente. Pelo menos, o termo gestor. Porém, ao longo dos anos, as funções de um gestor já eram desempenhadas por algum funcionário, mas não recebiam o nome de gestor.

Como é a hierarquia entre os cargos dentro de uma empresa ou organização?

Entre as três funções citadas, o administrador é o cargo mais alto da hierarquia, uma vez que ele está a frente de todo o planejamento e controle das decisões mais importantes de uma empresa.

O gerente e o gestor são comumente confundidos e no dicionário, inclusive, as palavras aparecem como sinônimos. No mundo organizacional, porém, os dois ocupam e exercem funções bem diferentes. De qualquer forma, ambos ocupam o mesmo lugar na hierarquia de uma empresa, uma vez que são responsáveis pelas áreas a eles designadas.

Consigo diferenciar o administrador do gestor e do gerente, porém ainda tenho dúvidas sobre as diferenças do gestor e do gerente. Quais seriam as principais diferenças entre os dois?

A dúvida é mais comum do que se imagina. Embora muitas pessoas pensem que eles são a mesma coisa, no ambiente de uma empresa ou organização, eles se diferem bastante. Veja algumas diferenças:

O gerente é o responsável por coordenar todo o trabalho; já o gestor, além de planejar como funcionará determinado trabalho, também será responsável por alinhar a equipe para garantir que o trabalho aconteça.

Enquanto o gerente organiza todo o trabalho que deve ser desenvolvido pela equipe, o gestor lidera a equipe de forma a motiva-los a fazer melhor.

O gerente é responsável por uma iniciativa, ao passo que o gestor se responsabiliza pelo sucesso, não só do seu trabalho, mas da empresa, como um todo.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.