Um blog é um tipo de site que permite a atualização rápida e pode ser feita por qualquer pessoa, independente do conhecimento técnico. As publicações feitas em um blog são chamadas de post e podem ser criadas inúmeras publicações com textos, imagens, vídeos, ilustrações, entre outros conteúdos.
O termo blog vem da junção dos termos em inglês “web + log”, ou seja, diário da web. Embora inicialmente a ideia era mesmo usá-lo como um diário, hoje o conceito já mudou bastante e diversos usos foram adicionados aos blogs, como o blog educacional, por exemplo.
Os blogs geralmente recebem uma classificação informal que pode ter diversas variações, mas as mais conhecidas formas de blogs são: pessoais, corporativos e educacionais.
Essa classificação acorre para diferenciar um blog de uma empresa onde a linguagem e o foco é corporativo de outro que é mantido por um adolescente, por exemplo, usando uma linguagem totalmente informal e como foco nos últimos acontecimentos na sua escola.
Um blog educacional pode ser entendido de várias formas não sendo possível exemplificar todas as possibilidades de exploração, já que educação é um conceito muito amplo e entendido de várias formas. Contudo alguns exemplos que poderemos aplicar são:
Como vimos um blog educacional pode ser criado pela escola, pelos professores ou mesmo por alunos. O importante neste caso é ter um propósito bem definido e manter as informações atualizadas.
Um blog educacional terá como foco assuntos de educação e se feito desta forma, certamente trará benefícios.
No caso de ser criado por alunos é importante que tenha alguém do grupo que fique responsável pela parte técnica, mas isto é só uma sugestão.
Vimos que o termo blog educacional é bastante amplo e certamente não se esgota com os exemplos acima.
Ainda sobre os blogs é importante fazer algumas afirmações:
Para criar um blog educacional ou não, a recomendação é usar as plataformas Wordpress ou Blogger (Blogspot). Embora existam outras plataformas, mas essas duas são as mais usadas e contemplam todos os recursos que precisamos.
No caso do Wordpress é possível usar a plataforma instala que é o wordpress.com ou fazer o download do software deles através do wordpress.org. Esta última opção é bastante recomendada para pessoas com mais conhecimento técnico, pois é necessário fazer a instalação que inclui a criação de banco de dados e ajustes técnicos.
Site e blog são duas coisas que causam confusão entre as pessoas quando tentam fazer uma comparação de um com o outro, na prática eles podem ser a mesma coisa ou pode ter diferenças, tudo dependerá do ponto vista que você tem respeito deles. Se considerar a questão técnica, veremos que não há muita diferença, afinal os dois são produzidos com as mesmas tecnologias e basicamente os mesmos conceitos de programação, portanto poderíamos dizer que salvo os detalhes que são comuns em cada projeto, eles são iguais.
Mas se olharmos a partir do usuário então é possível identificar algumas diferenças. Nesse caso o blog é visto como um diário ou site especializado em conteúdo onde as informações são atualizadas frequentemente e em forma cronológica. O blog também tem como característica a sua alta segmentação de conteúdo que pode ser por categoria, por tag ou marcação, por data, entre outros.
Os sites podem significar a totalidade das páginas que existem na internet, a final tudo é site, mas pode ser também aplicado a sites conteúdo mais definido como é o caso de sites de empresas onde estão disponíveis os produtos, os serviços, a forma de contato, a localização da empresa, sua história outras informações relacionadas à ela. Muitos sites têm esse conteúdo mantido por muito tempo sem necessariamente precisar fazer atualizações constantes, coisa que nos blogs não é comum.
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp