Como escrever bons textos para atrair leitores em sites e redes sociais?
Veja algumas dicas úteis para escrever bons textos para sites e blogs e atrair visitas e leitores para seu site. Dicas simples e aplicáveis a todos os casos. Leia e confira. Veja o tutorial que mostra passo a passo como criar um post ou uma postagem para publicar textos e imagens em blogs no Wordpress. Leia e veja as imagens ilustrativas do artigo.
Índice deste artigo
Webwriter é uma pessoa que escreve para a internet. A princípio não há nada de diferente entre escrever para a web ou para qualquer outro meio, afinal, o domínio da língua escrita deve ser apreciado em qualquer meio e mesmo na internet, aplica-se as mesmas normas do idioma usado para tal escrita.
Contudo, existem particularidades em cada local. Assim, um texto para a TV precisa levar em conta as limitações e particularidades deste meio, o mesmo acontece com outros meios.
As particularidades da internet
Como todo meio, a internet tem suas particularidades e isto precisa ser levado em conta na redação de um texto para a esse ambiente. Sites, blogs e redes sociais precisam ser compreendidos como tal para que a mensagem seja melhor direcionada. Algumas dessas particularidades são:
- A leitura na web não é densa, ou seja, normalmente as pessoas passam o olho no texto em busca de palavras-chave e quando encontram acabam concentrando a leitura ali.
- A leitura na tela do computador, celular ou tablet não é agradável como em um livro impresso ou em uma revista. Experimente ler um texto muito extenso que perceberá o desconforto que isto gera.
- Na internet há muitas opções para dispersar a leitura, afinal é comum haver propaganda, banners, links com assuntos relacionados, sem contar as demais páginas e outros recursos que usamos ao mesmo tempo.
- Quando uma pessoa está diante de um dispositivo, normalmente é para fazer várias coisas e não para fazer leitura. Desta forma a leitura, muita das vezes acaba sendo um complemento de alguma atividade.
- Com o surgimento e a propagação dos dispositivos móveis, a leitura acabou por tornar-se mais superficial ainda.
- Nem sempre os criadores dos websites e aplicativos se preocupam com a tipologia, cores do texto e do fundo da tela, opções de tamanhos de letras, entre outros. O resultado as vezes é um site que não proporciona um conforto na leitura.
- Entre outros.
Como escrever para a internet
Conhecendo as dificuldades de manter um leitor para o seu texto na web, sugiro algumas dicas que poderão ajudar o webwriter a desenvolver melhor seu texto.
- Escreva textos curtos e quando não for possível tente quebrar em tópicos. Quebrar o texto em tópicos é uma das estratégias mais comuns em blogs e consiste em dividir o texto em várias partes, tornando-o menos denso. Veja este exemplo no artigo sobre os tipos de conhecimentos.
- Tente escrever parágrafos mais curtos. Isto proporcionará maior conforto ao leitor e estimulará a leitura inteira do parágrafo.
- Use listas como forma de explicar algo, relacionar ou classificar. O conceito de listas é importantíssimo para a clareza de muitos textos. Em blogs é um recurso poderoso. Veja este exemplo no artigo sobre os tipos de faculdades e universidades.
- Embora não seja trabalho do webwriter, o texto deverá ficar em uma coluna mais estreita, nunca ocupando todo o espaço da tela. (Veja o exemplo dos jornais impressos).
- Se necessário, use imagens, vídeos e outros recursos visuais para complementar seu texto.
- Use links externos ou internos para citações, exemplos e referências mais completas. Alguns webwriters abusam do uso de links, outros ignoram; creio que o ideal seria usar poucos links, porém, relevantes.
- Considere que boa parte das pessoas não tem o hábito de ler, então é preciso considerar esta limitação e escrever usando menos palavras complicadas e tentar deixar o texto o mais comum possível.
- Escreva para pessoas e não para máquinas. Há um pensamento errado de que para ter uma página bem posicionada no Google, por exemplo, é preciso escrever de acordo com as regras deste buscador. Não é verdade, ele é um robô que tenta apenas entender o que escrevemos e assim classificar as páginas. Escreva para pessoas e o robô irá entender.
- Apesar disso, a boa regra de escrita deve ser mantida, isto é, um texto precisa ter começo, meio e fim e ser o mais claro possível.
Wordpress
Uma das ferramentas mais populares para publicação de textos na internet é o Wordpress. Ele pode ser acessado diretamente no wordpress.com e ali ele é um serviço de criação de blogs e sites.
Mas o software do Wordpress é livre e pode ser baixado e instalado no domínio de qualquer site e é isto que milhares de pessoas fazem, tanto para uso pessoal como profissional. Boa parte dos sites de empresas são feitos em Wordpress e por isso, acredito que além de saber escrever um bom texto é importante saber usar esta poderosa ferramenta de publicação.
Como publicar textos e imagens no Wordpress?
Para criar um post ou publicação no Wordpress, siga os passos abaixo:
Fazer login
Para acessar o painel de administração do blog vá até o endereço www.wordpress.com e informe o usuário e senha que foram definidos na criação do blog ou acesse o painel no site onde ele estiver instalado, caso seja este o caso.
Após fazer o login a tela mostrada na imagem abaixo será mostrada, clique em “Novo Post”.
Informe o título da postagem (item A), o texto (item B) e a categoria (item C). Depois clique em Publicar.
Se a categoria ainda não existir, você deverá clicar no botão Adicionar nova categoria e informar o nome dela. Você pode criar várias categorias, se necessário.
Em seguida será mostrado a postagem que acabou de criar. Clique no botão Editar Post para incluirmos links e imagens.
Incluir link
O link é importante pois proporciona ao leitor uma oportunidade de ler uma informação complementar ou relacionada à aquilo que estamos escrevendo. Para criar um link você deve selecionar o texto onde o link será incluído. Em seguida clique no botão “Inserir/Editar Link”.
Na sequência você deverá informar o endereço do site para onde está criando o link (item A) e opcionalmente informar que deseja que o link seja aberto em nova janela (item B). Esta opção é útil para evitar que o usuário vá embora do seu blog.
Insirir imagens
Dê um espaço no início do texto, posicione o cursor neste espaço e clique em Adicionar Mídia.
Clique no botão Selecionar Arquivos, na tela que ele abrir navegue até a pasta em seu computador onde está a imagem que deseja inserir. Selecione a imagem.
Após ele carregar a imagem será mostrado a tela abaixo onde você poderá complementar algumas informações.
Legenda (item A), alinhamento da imagem em relação ao texto e a página (item B), tamanho da imagem (item D) , entre outros. Depois de configurada a imagem clique em “Inserir no post”.
Com a imagem inserida no post é necessário gravar a publicação novamente, para isso clique no botão “Atualizar”.
Depois de atualizado você poderá ver a publicação com a imagem clicando no link “Ver post”.
Veja também
- 10 cidades universitárias para fazer faculdade no estado de SP
- 10 itens sobre o Microsoft Windows: Versões, pirataria, preço e mais
- 10 itens sobre voto branco e nulo nas eleições, voto direto e outros
- Conheça os tipos de software e versões do Office
- Consulta de processo trabalhista pela internet. Veja como fazer
- Consultas de multas no Detran SP e outros estados
- O que é o Salário Mínimo, para que serve e como é calculado?
- O que é a Escola Virtual.Gov – EV.G e como ela funciona?
- Quais os maiores países do mundo por população, PIB e área em km/2?
- Siglas da Educação. MEC, ENEM, EJA, IES, CPC e outras