Como renovar a CNH pela internet? Renovação pelo site do Detran

Veja como foi o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, feita no site do Detran, sema a necessidade de ir ao Poupatempo ou ao Ciretran.

Home » Cidadania

Antigamente o processo para fazer a renovação da Carteira Nacional de Habilitação era relativamente complexo e demandava bastante tempo para que fosse feito.

No estado de São Paulo, governo criou o Poupatempo com a finalidade de agilizar o processo não apenas da carteira de habilitação, mas também de outros documentos e serviços ligados ao governo do estado de São Paulo.

Isto ajudou bastante, mas ainda era necessário ir presencialmente ao Poupatempo para fazer a renovação. Naturalmente que isso demanda tempo, as vezes tinha de ficar esperando na fila. Também ocorria que pessoas que moravam em cidades pequenas as vezes tinham que se deslocar para cidades próximas para conseguir o processo de renovação.

Eu mesmo em certa época quando eu precisei renovar a minha carteira e não tinha Poupatempo na minha cidade, precisei me deslocar para uma cidade vizinha para obter a renovação da CNH.

Novos tempos

Mas a boa notícia é que nós vivemos novos tempos em termos de acesso a serviços públicos, isto se aplica também a renovação da carteira de habilitação.

Recentemente precisei renovar a minha carteira e confesso que fiquei bastante surpreso com agilidade com que tudo aconteceu. Vamos lá.

Carteira vencida

Primeiro percebia que a minha carteira estava vencida, e neste caso você tem 30 dias para fazer a renovação a partir da data do vencimento dela.

Desta forma, procurei fazer o processo quanto antes pois ainda imaginava que seria demorado e não queria estourar o prazo de 30 dias.

Processo de renovação pelo site do Detran

Foi então que eu estava num determinado dia esperando ônibus para voltar para casa depois de sair do trabalho. Isto era por volta de 11h00 da noite ou um pouco antes. Entrei no site do Detran para saber qual era o procedimento e aí percebi que eu poderia fazer pela internet mesmo.

Desta forma, ali mesmo no ponto de ônibus acessei a opção de renovação e preenchi os poucos dados que foi solicitado, como a confirmação do endereço, se eu exerceria atividade remunerada, dentre outros.

No final do processo ele deu as opções de data e horário para eu fazer o exame médico.

E para minha surpresa depois de poucos minutos já estava pronto, bastava apenas eu ir fazer o exame médico e a carteira já estava renovada.

Não precisei ir ao Poupatempo, nem em alguma unidade do Ciretran, tudo foi feito ali pelo site do Detran e em poucos minutos enquanto eu esperava o ônibus para ir para casa.

Confesso que isto é algo bastante relevante para o cidadão que não gosta de perder tempo nem ficar enfrentando os processos burocráticos de órgãos públicos.

Exame médico

O exame médico para renovação foi relativamente rápido e simples, como o próprio médico mesmo disse, é basicamente uma perícia, mas no meu caso foi bem tranquilo.

O valor do exame médico foi de R$ 105,50

Pagamento da taxa de renovação

Saindo do médico eu passei em uma lotérica e fiz o pagamento da taxa de renovação no valor de R$116,00. Para isso eu precisaria apenas informar o número do CPF e o pagamento foi feito na hora.

Salvo engano, este valor inclui a taxa de postagem para o envio do documento físico pelos Correios.

Liberação no APP - CDT

No dia seguinte a carteira já havia sido atualizada no meu aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito. Embora eu ainda não tenha recebido o documento físico pois ele vem pelo correio, mas habilitação digital já está atualizada com a nova data de vencimento e portanto válida.

Resumo

  • Quando a carteira vence, você tem até 30 dias de prazo para fazer a renovação
  • No Estado de São Paulo, para renovar, basta acessar o site do Detran, fazer o login com seus dados e entrar na opção de renovação. Preencher alguns dados de confirmação e agendar a data do exame médico.
  • Na data escolhida, fazer o exame médico. Basta levar a sua CNH.
  • Pagar na lotérica, informe que deseja pagar a taxa de renovação da CNH e informar o número do seu CPF.
  • Feito, isso, acesse o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e verificar a atualização.

Observação: Antes da atualização, se você entrar no aplicativo CDT, ele mostrará uma mensagem dizendo que a carteira está vencida. Após a atualização a mensagem desaparece e a data de vencimento e renovada. No meu caso foi para mais 5 anos, mas se você tiver menos de 49 anos, acredito que será para 10 anos.

O futuro dos serviços públicos

Como podemos ver no relato acima houve uma mudança significativa na forma como os órgãos públicos disponibilizam os serviços e como a população tem acesso a esses.

Vale lembrar que o caso acima é válido para o estado de São Paulo, logo é necessário verificar no seu estado se os procedimentos são similares e se o governo já disponibiliza o processo de renovação pela internet sem a necessidade de comparecer nos órgãos competentes, com exceção do exame médico que ainda continua sendo presencial, evidentemente.

Sabemos que os governos já perceberam que oferecer serviços pela internet é muito mais vantajoso do ponto de vista econômico, funcional e naturalmente muito mais benéfico para o cidadão.

Desta forma, acredito que outros serviços já estejam disponíveis online e os que não estiverem, provavelmente, este é o caminho mais natural para o governo relacionar com os cidadãos através dos serviços públicos e eles oferecem.

Creio que é um avanço significativo e um ator bastante louvável que facilitará a vida de muitas pessoas com certeza.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.