Campos do Jordão era uma cidade que eu queria conhecer, mas sempre ouvi falar que era uma cidade cara e destino preferido da classe rica de São Paulo. Fui recentemente conhecer Campos e como marinheiro de primeira viagem gostaria de dar algumas dicas para quem pretende conhecer a famosa cidade, fria e charmosa de Campos do Jordão. Conhecida como a Suíça Brasileira, Campos é uma ótima opção para quem busca tranquilidade e um turismo diferenciado no Brasil.
Segue abaixo algumas observações minhas a respeito da cidade, suas atrações turísticas e o que mais encanta mesmo que é o estilo da cidade e o frio.
Uma das principais formas de acesso é pela Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) que liga Taubaté a Campos do Jordão. O trajeto tem aproximadamente 48 km e boa parte deles é feito na subida da serra. A paisagem é muito bonita, mas se você estiver dirigindo a atenção é importante. Antes dela o acesso é pela rodovia Presidente Dutra que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.
Campos do Jordão é uma cidade que nos dá uma nítida impressão de não estarmos no Brasil. Já viajei muito e conheço um bocado de cidades, especialmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, mas nenhuma como Campos. O frio ajuda a perdermos um pouco a noção de Brasil e o estilo da cidade é muito diferente das demais cidades. Muito verde, casas enormes no meio de pequenas matas urbanas com predominância das araucárias e plátanos (aquela famosa que tem uma folha na bandeira do Canadá).
Como esboçado no início do texto, o preço de hotéis e pousadas em Campos do Jordão não é muito convidativo. O segredo é pesquisar bastante. Minha esposa consultou diversos sites e filtrou alguns, fez algumas ligações e conseguimos uma boa opção de hospedagem em uma agradável pousada. Eu achei o custo x benefício satisfatório.
As vezes não é preciso fazer nada. O clima da cidade é o seu principal atrativo turístico e portanto, só o fato de estar lá já é o bastante. Mas há na cidade inúmeras atrações que vale a pena visitar e dentre os locais mais bacanas em Campos do Jordão, destacam-se:
Perguntas e respostas sobre o que fazer em Campos do Jordão do ponto de vista de turismo ou quais as opções para o turista. Veja também sobre o clima e outras informações sobre esta famosa cidade de montanha.
Fica localizada a mais de 1600 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O principal acesso a cidade é pelo Vale do Paraíba, mais precisamente pela cidade de Taubaté que tem uma rodovia que liga as duas cidades.
Sim e muito. Ela é considerada um dos principais destinos no estado de São e sem dúvida o principal no inverno, onde as temperaturas baixas da cidade atrai milhares de turistas, fortemente puxado pela elite paulistana.
O clima é frio. Para a maioria dos brasileiros o clima pode ser considerado muito frio. Devido a altitude, calor é coisa rara por lá. No inverno as temperaturas despencam, no verão até faz calor, mas para a maior parte do país que amarga temperaturas altíssimas, creio que aquilo que lá em Campos e chamado de calor, seja considerado por muitos como clima ameno.
Em julho, a média mínima de temperatura na cidade é de 3 graus, eu disse (ou escrevi) 3 graus de média mínima. Mas como isso é média, significa que ela fica abaixo de zero com frequência.
No verão a média máxima é de 23,1 para o mês de fevereiro. Parece brincadeira né?
Por tudo. Campos do Jordão é única, pelo clima maravilhoso, pelos seus belíssimos atrativos turísticos e a própria cidade que é inspiradora. Cheia de verde, com plátanos, araucárias, pinheiros e muitas flores. Gramados e mais gramados, arquitetura europeia e para puxar mais o saco ainda, tem um povo muito acolhedor e educado.
Uma dica: Quando você for a Campos, saiba é que comum na cidade os motoristas pararem para os pedestres, OK? Não há semáforo e os pedestres tem preferência.
A cidade é um refúgio de inverno para muitas pessoas, isto porque graças a sua altitude de 1620 m, ela é considerada uma das cidades mais frias do Brasil e com certeza a mais fria do estado de São Paulo. Nos meses de inverno, Campos do Jordão fica lotada com turistas de várias partes que procuram o local para curtir o clima frio e alpino da cidade.
Além disso, a topografia é outro destaque, com vários picos e vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Além disso a cidade tem uma arquitetura tipicamente europeia com belas construções de madeira no mais alto estilo alpino. Todas essas características dão a Campos também o status de cidade cara e frequentada especialmente pela elite paulistana.
Tem o Palácio Boa Vista que é a residência oficial de inverno do Governador de São Paulo, que é inclusive aberto a visitação. O museu ao céu aberto Felícia Leirner, onde encontra-se também o Auditório Cláudio Santoro, onde normalmente ocorre o Festival de Inverno de Campos do Jordão com a presença da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o Pico do Itapeva de onde é possível ter uma vista panorâmica de várias cidades do Vale do Paraíba, a Pedra do Baú que é impressionante, a badalada Vila Capivari, entre outros.
A vocação da cidade em termos de hospedagem parece ser mais para pousadas, como várias opções. Eu conheço bem a Pousada Alto da Boa Vista que é muito aconchegante com chalés de madeira, lareira, entre outros. Mas há outras opções. Neste site você encontrará muitas opções de pousadas e outras formas de hospedagem na cidade: https://www.guiadecamposdojordao.com.br
Não é muito grande, mas não é aquele tipo de cidade comum que conhecemos com casas grudadas umas nas outras, portanto ela é bem distribuída neste sentido.
Em 2010 a cidade de Campos do Jordão tinha 47.824 (quarenta e sete mil, oitocentos e vinte e quatro), uma variação de 8,07% em relação ao ano 2000 quando a população era de 44.252 (quarenta e quatro mil, duzentos e cinquenta e dois) habitantes. Os dados são do IBGE. Abaixo a distribuição populacional por sexo e residência.
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp