Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos

Conheça o Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. Carga horária e conteúdo do Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos

Home » Educação

O Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos deverá preparar o aluno e futuro profissional para atuar na obtenção e registro de informações que deverá ser usada no diagnóstico, acompanhamento, apoio e outros. Também deverá tratar de assuntos como a legislação vigente, no que diz respeito aos direitos humanos, reinserção social, entre outros.

Deverá preparar também para a atuação em campanhas preventivas quanto ao uso de drogas e outras formas de dependência, na valorização da vida, formas sustentáveis de convívio social, entre outros.

Carga horária e onde fazer

Este curso tem carga horária de pelo menos 1200 horas e alguns locais onde você pode encontrar o curso são:

Ao concluir o Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, você poderá atuar:

  • Centros de atenção psicossocial
  • Serviços de referência em saúde mental
  • Unidades básicas de saúde
  • Comunidades terapêuticas

Grade Curricular

Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos

A grade curricular pode variar um pouco de acordo com a instituição de ensino que oferece o curso. Porém, em todos os casos, o objetivo é formar um profissional preparado para obter informações relevantes e registros importantes da vida do dependente químico e capaz de atuar no acompanhamento e melhora do paciente. Sendo assim, os alunos deverão estudar sobre legislação vigente, os direitos humanos e reinserção social.

Matérias como Marketing Pessoal e Motivação, Saúde Coletiva e Determinantes de Saúde, Relações Interpessoais, SUS e Reforma Psiquiátrica, Profilaxia e Biossegurança e Higiene, entre outras. Também serão ministradas aulas de Comunicação Oral e Escrita na Saúde, Introdução a Dependência Química, Anatomia e Fisiologia, Farmacologia Aplicada à Dependência, Primeiros Socorros, Psicologia Aplicada à Dependência, Legislação e Política Antidrogas e Saúde Coletiva, além de Comunicação Terapêutica.

Ao final do curso, os alunos serão apresentados às disciplinas de Técnicas de Avaliação e Técnicas de Abordagem, Atendimento Familiar e Social, Atendimento de Urgência, Comunidade Terapêutica, Captação de Recursos, Atendimento Psiquiátrico ao Dependente Químico, Modelos de Prevenção e Prevenção de Recaídas, Educação em Saúde e Dinâmicas de Grupo e Psicoterapias.

Troca de experiências

Boa Tarde sou Técnica em Reabilitação de Dependentes Químicos e atualmente estou coordenando o mesmo curso em uma escola Técnica de nosso município, com 13 alunos cursando o III Modulo.

gostaria se possível trocar experiências para melhor aproveitamento do curso.

Grata EVELI COSTA SILVA // Porto União/SC

Informe o nome da escola para que alunos da sua região possam procurar vocês. Use o formulário de contato abaixo, por favor. luis.blog.br

Curso de Reabilitação Química a distância

Olá por favor eu também gostaria de mais informação grata se tem a distancia. LAILA CRISTINA CAMILO NONATO // Franca SP

Veja o link que coloquei no texto do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. Este curso é a distância. Entre no link indicado e obtenha mais informações. luis.blog.br

Público alvo, valores e outros

GOSTARIA DE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES,PÚBLICO ALVO,VALORES E CARGA HORARIA E SE É A DISTÂNCIA.NO AGUARDO DA REPOSTA,AGRADEÇO PELA ATENÇÃO. SAMIRA MOISES // Guaxupé/MG

O público alvo é exatamente pessoas com certa vocação para o trabalho com dependentes químicos e nas relações pessoais. A carga horária sugerido pelo Ministério da Educação e de 1200 horas. Outras informações como valores eu não tenho pois não represento nenhuma escola técnica, mas coloquei alguns links no texto apontando para escolas que possivelmente ofereça o curso. Verifique os links, por favor. luis.blog.br

Faculdade em dependência química

Olá!!!

Quero muito fazer um curso de nível superior p/ poder trabalhar c/ dependentes químico. Alguém, por favor, pode me indicar onde faço um curso de Tecnólogo em Reabilitação p/ dependente químico?

Não consigo encontrar em lugar nenhum, só de nível técnico. Talvez esteja procurando c/ o nome errado.

Grata Ana Paula // São Paulo

Para verificar onde encontrar um curso superior (faculdade) na área de dependência química ou outras áreas, acesse o site  https://emec.mec.gov.br. Este site é o catálogo de cursos superiores do Ministério da Educação e tem todos os cursos autorizados. Se tiver algum dificuldade de como consultar, veja este post que mostra passo a passo como consultar um curso ou faculdade no MEC. luis.blog.br

Trabalho recompensador

Trabalho em um programa de recuperação para dependentes químicos, e estou terminando o curso de D.Q., gosto muito do que faço, pois não é fácil para o dependente se ver livre das drogas, e eu como coordenadora do programa, tenho o privilégio de acompanhar passo a passo a cada dia ,a cada hora, e cada instante o desenvolvimento do recuperando no programa ajudando-o a recuperar o tempo perdido. pra nós é muito gratificante vê-los voltando para o convívio da família e reintegrando-se a sociedade. Lusinete de oliveira // Guarulhos

Muito legal isso. Realmente é um trabalho super importante que exige mais que uma formação técnica, ou seja, vocação e muito dedicação. Parabéns! luis.blog.br

Perguntas frequentes:

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação?

Sim, o curso, assim como os demais cursos oferecidos pelo Pronatec é reconhecido e aprovado pelo MEC.

Quais são as principais áreas de atuação de um técnico de Reabilitação de Dependentes Químicos?

O profissional qualificado como técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, poderá atuar na coordenação de programas ou serviços de reabilitação de dependentes químicos, visando a melhoria do estado dos pacientes.

Além disso, o profissional é responsável por realizar campanhas, eventos e reuniões com o intuito de divulgar informações sobre a dependência química.

O técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos também é o profissional que irá promover a reinserção do dependente químico na sociedade.

Seus principais locais de atuação serão as unidades básicas de saúde, hospitais, consultórios, clínicas de reabilitação, unidades de desintoxicação e ainda em comunidades terapêuticas, entre outras possibilidades.

Quanto é, em média, o salário de um técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos?

Assim como em todas as profissões do mercado de trabalho, o valor do salário de um técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos pode variar bastante de região para região, assim como de acordo com a empresa e o cargo em que o profissional for atuar. De maneira geral, a média salarial é bastante interessante, principalmente se levarmos em consideração de que se trata de uma profissão ainda pouco conhecida e que não exige ensino superior, mas curso técnico. Estima-se que a remuneração gire em torno de R$ 3000,00 mensais para um profissional capacitado na área.

Quem pode se candidatar a um curso técnico de Reabilitação de Dependentes Químicos?

Não há pré-requisitos específicos para candidatos que desejem realizar o curso técnico de Reabilitação de Dependentes Químicos. A única questão é que, como se trata de um curso técnico, é desejável que o candidato possua o Ensino Médio completo.

Profissionais já formados, tais como médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde ou pessoas envolvidas no atendimento de álcool, tabaco e outras drogas, também podem fazer o curso.

Já fui dependente químico ou conheço alguém que é depende químico. Posso atuar nesta área?

Sim. Qualquer pessoa que possua o Ensino Médio completo pode concorrer a uma das vagas do curso técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos em uma das diversas instituições de ensino do país.

Qual é a importância de um profissional como este na sociedade e que ele pode ajudar?

O profissional é o maior responsável por ações de mobilização contra a dependência química na sociedade. É ele quem vai passar as informações relevantes sobre o assunto para o maior número de pessoas e o profissional também será o responsável pela reinserção do dependente na sociedade.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.