Qual é o ciclo de vida dos sistemas de informação?

Criação, evolução, decadência e morte. Conheça o ciclo de vida dos sistemas de informação. Um conceito teórico da vida útil dos softwares em geral. Qual a diferença entre esses dois cursos superiores e sua aplicação no mercado de trabalho, por exemplo. Ciência da computação ou sistemas de informação?

Home » Tecnologia

O que é ciclo de vida ou vida útil? Entendo que o tempo em que determinado produto ou objeto está em condições satisfatória de uso ou consumo. Dependendo so item que estamos falando esse tempo pode ser medido em números, como dias, horas, anos ou outros, mas no caso de sistemas de informação ele é medido por ciclos que podem variar bastante de caso para caso.

O ciclo de vida de um sistema de informação é composto por criação, evolução, decadência e morte. Embora não existem medidores precisos para estabelecer em que ponto o sistema se encontra, é possível ter uma boa ideia se analisarmos os fatores abaixo:

Criação

O sistema é criado com a utilização de um projeto que estabelece os objetivos que o sistema deverá alcançar. Toda a expectativa em relação ao sistema deve ser declarada no projeto. Essa criação envolve todo o processo de análise, refinamento de requisitos, declaração de projeto, documentação, desenvolvimento, testes, implantação e treinamento. É um período longo e trabalhoso.

Evolução

Mudanças nas organizações, no mercado ou ações governamentais forçam os sistemas a evoluírem para atender as novas necessidades das empresas.

A mudança no ciclo de vida dos sistemas de informação de criação para evolução ocorre quando os sistemas começam a receber recursos que não estavam previsto no projeto original.

Essas mudanças ou evoluções como alguns chamam são benéficas quando bem implementadas e são necessárias em muitos casos para dar um impulso no sistema a fim de adequá-lo a novas realidades que vão surgindo. Novas leis, práticas de consumo, posicionamento da concorrência, entre outros fatores geralmente forçam mudanças nos sistemas a fim de adequá-lo à nova realidade.

Decadência

Um sistema de informação nem sempre consegue acompanhar as evoluções tecnológicas, organizacionais ou exigências de governos. Há situações em que se torna muito oneroso realizar adaptações nos sistemas para atender tais necessidades.

Com o tempo o sistema começa entrar em decadência, isto pode ser observado quando as necessidades do mercado começam a distanciar-se dos sistemas de informação.

Morte

A morte de um sistema de informação nem sempre é declarada, mas ela ocorre quando o sistema já não atende mais as necessidades da empresa ou dos usuários. Há casos que a empresa mantém o sistema apenas para consulta de dados antigos ou para operações básicas que ainda sobrevivem.

Ciência da computação ou sistemas de informação?

O que é mais compensativo para uma pessoa fazer termos de faculdade na área de informática computação, vale a pena fazer ciência da computação ou é melhor fazer sistemas de informação? Qual a diferença entre esses dois cursos superiores e sua aplicação no mercado de trabalho, por exemplo. Qual desses cursos tem maior número de ofertas nas universidades brasileiras?

Segundo a Wikipédia, ciência da computação é o estudo dos algoritmos, suas aplicações e de sua implementação, na forma de software, para execução em computadores eletrônicos. É um curso voltado para pesquisa, trabalha com algoritmos  e fundamentos lógicos para encontrar a melhor forma implementação de aplicações úteis para as pessoas. É um curso bastante teórico e tem uma carga alta de fundamentos, estudos, conceitos e evidentemente pesquisa. Penso que muitos alunos matrícula neste curso esperando desenvolver software, embora isso seja feito não é como um curso técnico que o foco do curso é voltado para o desenvolvimento, aqui é necessário pensar, estudar, pesquisar, compreender e depois de se desenvolver.

Sistemas de informação aplicação da computação nas empresas ou a representação das empresas dentro da computação. O curso de sistemas de informação procura aliar os conhecimentos de tecnologia e as necessidades organizacionais ou das empresas e formular o melhor e o mais curto caminho para ligar uma coisa à outra. O analista de sistemas precisa ter conhecimentos de computação e tecnologia, mas também precisa compreender o mundo empresarial, as necessidades das empresas, os procedimentos e necessidades que o mundo corporativo tem. Eu diria que é um curso multidisciplinar que atua como uma forma de tradutor entre  o enigmático mundo da tecnologia eu complexo mundo das organizações empresariais.

Desta forma a ciência da computação irá  prepará-lo para tentar resolver um problema que o analista de sistema ou o sistemas de informação já identificou, projetou e agora espera uma solução técnica.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.