Qual faculdade fazer para ser escritor, empresário ou fotógrafo?

Jornalismo, publicidade e propaganda, administração de empresas e outros cursos indicados para quem quer ser escritor, empresário ou fotógrafo. Veja esta análise que pode ajudar na escolha do curso superior a fazer.

Home » Educação

Trabalhar é preciso ir sabendo disso as pessoas procuram se preparar da melhor maneira possível para que possam estar aptos a ingressar em uma carreira e desenvolver a profissão escolhida da melhor maneira possível.

Algumas profissões regulamentadas determinam que tipo de formação uma pessoa precisa ter para estar apto a exercê-la, cito como exemplo a profissão de advogado onde é necessário ser um bacharel em direito e ainda assim ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Mas a maioria das profissões não são regulamentados por lei ou pelo menos não há uma determinação no tipo de formação que obrigatoriamente a pessoa precisa ter, ficando assim a critério de cada um buscar a formação que melhor entender, bem como procurar entender aquilo que o mercado busca em termos de qualificação e formação profissional.

Alguns bons exemplos são as profissões que iremos analisar nesse artigo, ou seja, a de escritor, empresário e fotógrafo. Qual a melhor formação para exercer cada uma dessas profissões e ser bem sucedido no mercado de trabalho? Vejamos abaixo.

Escritor

A profissão de escritor é uma atividade altamente exigente pois para vender livros é necessário que se produza obras de qualidade e que traga ao leitor algum tipo de benefício que ele esteja procurando. Persuadir as pessoas através da escrita, informar, envolver e outros comportamentos esperados ao ler um livro, são os alvos de quem escreve.

Assim, o escritor precisa em primeiro lugar ter domínio daquilo que ele está escrevendo para que possa ter base suficiente para criar argumentações ou desenvolver o tema sem nenhum tipo de embaraço.

Do ponto de vista da formação, o ideal é que seja algum curso relacionado a escrita, como o curso de letras ou jornalismo, por exemplo. Creio que esses dois cursos sejam os mais indicados no sentido de preparar a pessoa para o domínio da escrita, mas isto não significa que outros cursos também não possam ser úteis, mas apenas que esses vão tratar melhor da questão da redação e portanto fazem muito sentido para quem deseja seguir a carreira de escritor.

Empresário

curso de administração empreendedorismo

Já o empresário é uma pessoa que se lançar em uma atividade comercial, de serviços ou na indústria com a finalidade de explorar uma determinada área eu tirar dela não apenas o sustento, mas os lucros recorrentes desta atividade.

Assim como o escritor, o empresário também precisa ter domínio na área onde ele pretende empreender e este é o ponto de partida para se ter sucesso nesta área.

Do ponto de vista de formação, talvez o curso mais indicado seria o de administração, pois na verdade é isso que ele irá fazer na sua empresa, ou seja, administrá-la. Cursos como ciências contábeis, ciências econômicas, administração financeira, ou outras similares também ajudam bastante, mas o curso de administração creio que seja o mais indicado para este caso.

A um detalhe importante que muitos empresários são de outras áreas e não tem as vezes um bom domínio na administração, nesse caso, eles terceirizar administração da empresa e focam no desenvolvimento daquilo que ele tem mais competência. Um bom exemplo pode ser dado aos artistas, jogadores de futebol e outros que transformam suas habilidades em verdadeiras empresas, mas eles são bons para cantar, jogar, etc, mas nem sempre em administrar. Assim, é comum eles terem empresários para cuidar dos seus negócios, enquanto eles cuidam do que sabem fazer.

De qualquer forma a ideia da administração está implícita em qualquer negócio e portanto cabe ao empresário está bem preparado nesta área para que possa gerenciar seus negócios ainda que seja em uma área específica da administração, como área financeira, marketing, produção, etc.

Fotógrafo

fotografia curso para fotografos

Um fotógrafo é um profissional que precisa ter habilidades e algumas sensibilidades bastante peculiares, afinal fotografia não é apenas você pegar uma máquina e sair por aí tirando fotos. A muita coisa que aprender que existem alguns olhares que são característicos de um bom fotógrafo.

O curso mais indicado para quem quer ser fotógrafo é exatamente o curso de fotografia, pois ele é específico para esta área. Muito embora existam cursos correlatos que podem auxiliar, geralmente todos na área de artes, como é o caso de jornalismo, publicidade e propaganda, design, dentre outros.

Um curso de fotografia pode ser feito tanto em nível superior, em nível técnico ou até mesmo em cursos livres de qualificação. Mas é muito importante uma formação nesta área para que você tenha o melhor benefício e que você possa explorar melhor as novas tecnologias de fotografia, como as máquinas digitais, lentes e outros recursos tecnológicos que trazem bastante auxílio esta profissão. Existem também os softwares os programas específicos para edição de imagens, dentre outros recursos atuais que podem ajudar muito para a construção ou a conclusão de uma fotografia de qualidade.

Conclusão

Os cursos citados acima para as profissões descritor, empresário e fotógrafo são aqueles que entendemos ser os mais indicados, mas nada impede que profissionais formados em outras áreas possam ser escritores, empresários ou fotógrafos.

A prática mostra isso com muita clareza que pessoas que formam em direito, acabam depois desenvolvendo a paixão por fotografia e se dão muito bem nesta área. O mesmo acontece com pessoas que são formados em administração e depois resolvem tocar a vida como chefe de cozinha, pois descobriram uma habilidade maior com o preparo dos alimentos do que com a administração em si.

É preciso considerar ainda as novas profissões que estão surgindo, especialmente aquelas ligadas à internet e a tecnologia em geral onde não há ainda cursos superiores específicas e portanto essas profissões são exercidas por pessoas formadas em outras áreas como médicos, dentistas, advogados, engenheiros, jornalistas, administradores, dentre outros.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.