Qual faculdade fazer para trabalhar na prefeitura

Veja esta dica importante sobre qual a formação você deve ter para fazer um concurso público para ocupar uma vaga na prefeitura da sua cidade. Entenda quais os cursos superiores mais indicados.

Exercer um cargo público pode ser uma boa alternativa de trabalho, principalmente pelo fato da estabilidade no emprego, boas remunerações e a oportunidade que existe em todos os municípios do Brasil.

As prefeituras empregam muita gente e em boa parte dos municípios creio que ela seja o maior empregador, especialmente nas pequenas cidades onde não há muitas opções de trabalho.

Mas qual a formação é necessária para trabalhar na prefeitura? Que faculdade preciso fazer para conseguir um emprego lá?

Concurso público

Primeiro é preciso levar em conta que para trabalhar na prefeitura, no estado ou na União é necessário prestar um concurso público, pois é dessa forma que as vagas são preenchidas.

Antes do concurso público é publicado um edital, que é um documento que detalha não apenas sobre o concurso, mas também sobre os requisitos para assumir a vaga depois de aprovado.

Esse edital irá trazer os requisitos que você precisa ter, como por exemplo qual a formação que você precisa para assumir aquela vaga, caso seja aprovado.

Desta forma é possível afirmar que dependendo da vaga, a formação muda e a exigência também. Logo, não é possível dizer qual curso ou faculdade você deve fazer para trabalhar na prefeitura, pois isso vai variar de vaga para a vaga.

Ainda assim, é possível dar algumas sugestões que podem ser úteis em boa parte dos casos.

Administração

Começamos com o curso de administração, pois entendo que este é um curso bastante estratégico para quem pensar não só em trabalhar na prefeitura, mas em toda a administração pública.

Digo isso pois na verdade boa parte das funções exercidas em uma prefeitura são de natureza administrativa, logo uma faculdade de administração abrirá um leque bem grande de possibilidades para você concorrer a uma vaga.

Vale dizer que o curso de administração já tem esta característica por si, afinal de contas na iniciativa privada a quantidade de oportunidades que você tem é também grande, isso porque as empresas, sejam elas da área que for, dependem do papel da administração.

A faculdade de administração é de grau bacharelado e tem quatro anos de duração.

Alguns cursos de gestão

Seguindo a mesma linha, existem os cursos de gestão ou tecnológicos.

Como vimos acima do curso de administração é um bacharelado e é feito em quatro anos, mas muitos cursos de gestão podem ser feitos em menor tempo.

Existe os cursos de Gestão Financeira, Recursos Humanos, Gestão Pública, Gestão da Tecnologia da Informação, dentre outros.

Esses cursos também podem ser úteis, pois muitas vagas ofertadas nas prefeituras são para técnicos.

Cursos específicos para a área de atuação

Se o curso de administração e os cursos de gestão podem ser úteis na administração em geral, é preciso levar em conta que em uma prefeitura existem funções específicas, como médicos, professores, engenheiros, dentistas, biólogos, dentre outros.

Para esses casos, obviamente que é necessário você ter a formação na área em que pretende atuar. Se você quer ser professor na rede pública ensino, precisa ter a formação pedagógica para tal. Se quer atuar como médico em um posto de saúde, precisa ter a formação em medicina e assim por diante.

Pelo menos o ensino médio

Vale ainda ressaltar que existem vagas na prefeitura que podem exigir pouca formação, como o ensino fundamental ou ensino médio, por exemplo.

Digo isso, pois para uma pessoa pretende trabalhar como varredor de rua é de se esperar que ele não precisa ter uma formação superior para isso. O mesmo se aplica a cargos de limpeza ou ajudantes de cozinha, por exemplo

Mas ainda assim, para esses casos vai ser exigido um mínimo de escolaridade que pode ser ensino fundamental ou ensino médio.

Conclusão

Vale lembrar que os casos citados acima são a título de exemplo, pois o que vale é o que virá no edital. Então sempre que sair um concurso público e você tiver interesse em prestar, leia o edital, procure pela vaga desejada e veja o que eles exigem em termos de formação.

Se você está planejando fazer isso no futuro e quer fazer uma faculdade agora para se preparar, uma boa dica é pegar editais de concursos antigos e analisar os requisitos que eles pediam para as vagas disponíveis naquele concurso.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.