10 itens sobre termos técnicos em TI - Informática

Profissionais do bem ou do mal, hackers ou crackers, qual a diferença? Veja ainda o que significa e qual a diferença entre as siglas usadas na internet: HTTP e HTTPS, bit e byte, bem como as memórias RAM e ROM.

Home » Educação

HTTP e HTTPS

É comum ouvirmos ou lermos histórias associadas ao termo hacker, afinal constantemente algum tipo de evento ocorre no sentido de ferir a segurança de usuários de internet ou empresas que operam algum tipo de sistema de informação. Por outro lado alguns usuários podem ter notado que em alguns sites o endereço inicia por HTTP e enquanto que em outros casos é usado o HTTPS. Existe diferença entre eles? Veja as explicações abaixo:

HTTP

HTTP é a sigla do protocolo Hypertext Transfer Protocol ou protocolo de transferência de hipertexto, um padrão usado na internet para a navegação em arquivos HTML. Quando você digita um endereço de um site no seu navegador, na verdade está fazendo o uso deste protocolo, pois todos os endereços de sites são iniciados por HTTP, exemplo: https://www.listacursos.com.br. Note que Luis.blog.br é o domínio e ele poderá ser acessado por outros protocolos, como os usados para envio e recebimento de emails, transferência de arquivos, entre outros. Contudo, sempre que eu iniciar o domínio por HTTP, o navegador já entende que eu quero navegar em arquivos HTML ou sites, como queira.

Há outros protocolos, como:

  • FTP: protocolo usado para transferência de arquivos
  • SMTP: protocolo usado para envio de e-mails
  • Entre outros.

HTTPS

O HTTPS faz a mesma coisa que o HTTP, diferenciando apenas que a navegação se dará em ambiente seguro, daí o S no final. Quando você acessa o site do seu banco ou está no processo de finalização de uma compra em uma loja virtual, por exemplo, note que o endereço do site será alterado para HTTPS. Isto significa que o site está blindado evitando assim possível roubo de informações que são trocadas entre você e o site em que está navegando.

Hacker

Hacker é um profissional de tecnologia que possui grande conhecimento técnico e normalmente um QI muito elevado. Pessoas classificadas como hacker geralmente são extremamente dedicadas no que fazem e em muitos casos possuem anos de estudos e/ou atuação no mercado de tecnologia. Conhecem muito de sistemas de computadores, redes e comunicação de dados, mas seu ponto alto é o foco em segurança da informação. Um hacker pode ser do bem ou do mal, isto vai depender que como ele é apresentado. A mídia pouco especializada em tecnologia as vezes associa ele sempre como do mal, mas o melhor termo é que ele é apenas um cara como descrito acima.

Cracker

Já o Cracker pode ser definido como o hacker do mal ou a ação maldosa cometida nesses ambientes digitais. É uma definição mais específica e aplica-se melhor neste caso. Com isso, podemos concluir que hacker pode ser do bem ou do mal, mas cracker é mais voltado para as ações de má-fé. Por do bem e do mal entenda-se por intenções, isto é, os hackers do bem geralmente são contratados por bancos e grandes empresas para prestarem consultoria e testarem os sistemas a fim de identificar falhas, já os do mal sempre atua na invasão de sites e sistemas a fim de provocar algum tipo de dano.

Memória RAM

Existem duas memórias no computador e são chamadas de RAM e ROM. A memória RAM – Randon Acess Memory é a que estou usando no momento que estou digitando este texto no meu editor de textos. Sem ele seria impossível que os dados digitados fossem mantidos até que eu fizesse a correção e depois publicasse no site. Na verdade todo programa que você acessa no computador usa esta memória para permitir ao usuário realizar alguma ação qualquer. Quando você compra o computador, aquela memória que aparece no anúncio do computador é a RAM.

Memória ROM

A memória ROM – Ready Only Memory é usada apenas pelo computador para dar sustentação ao funcionamento dos programas e como o próprio nome diz ela não pode ser usada exceto para a leitura das informações que estão previamente gravadas nelas.

Bit e Byte

As expressões bits e bytes são bastante antigas e remonta aos tempos do início da popularização da computação no mundo e no Brasil, mas às vezes saber a diferença entre eles é mais complicado, portanto fica a dúvida.

As expressões bits e bytes são bastante antigas e remonta aos tempos do início da popularização da computação no mundo e no Brasil, mas às vezes saber a diferença entre eles é mais complicado, portanto fica a dúvida. Existe alguma diferença entre as expressões bits e bytes e o que ela significa na computação?

Bit

Bit em computação pode ser considerado a menor unidade de transmissão ou armazenamento de informações e seu valor é definido em 0 ou 1 e desta forma toda informação que é processada, transmitida ou armazenada em computadores são representados em instância última por valores de 0 ou 1, ou simplesmente bit.

Byte

O byte é um conjunto de 8 bits e os computadores geralmente trabalham com este conjunto ao invés do bit isolado, assim, quando você digita uma tecla em seu teclado, por exemplo, são acionados 8 bits ou um byte para fazer o processamento daquela letra.

Quando você digita a letra “a”, por exemplo o teclado emite os sinais elétricos que serão convertidos em bits da seguinte forma:

0 1 0 0 0 0 0 1

Cada posição na sequencia enviada tem uma representação de valores decimais e a representação é a seguinte:

  • 1ª posição = 128
  • 2ª posição = 64
  • 3ª posição = 32
  • 4ª posição = 16
  • 5ª posição = 8
  • 6ª posição = 4
  • 7ª posição = 2
  • 8ª posição = 1

Sabendo disso, agora volte a sequência de bits que foi emitido ao pressionar a letra “a” e some os valores representados por 1. Note que apenas há dois valores 1, o que está na posição que vale 64 e o que está na posição que vale 1, portanto o resultado é 65. Agora pegue este valor e veja na Tabela ASCII que tem na posição 65?

É isso que normalmente os computadores fazer para processar uma informação qualquer baseada no padrão ASCII.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.